Os 10 melhores filmes de Jess Franco, classificados

Jess Franco tem uma filmografia muito interessante. Passando por seu cinema, é possível encontrar inovação, direção ousada, confiança, violência, comédia e trilhas sonoras incríveis, todas misturadas em uma grande pilha de nudez e falta de gosto. No que diz respeito ao cinema sexploitation, acho que não há como bater o Franco. Especializando-se principalmente em horror desprezível, ele sabia, como cineasta, o que seu público acharia intrigante e o que o faria querer mais. A maioria de seus filmes era e definitivamente parecia que eram empreendimentos de baixo orçamento, mas ele tirou proveito de suas desvantagens, e há algo de uma marca registrada assustadora que ele deixou em cada uma de suas fotos. Seja com fundos enevoados estranhos, cenários nebulosos de sonho ou momentos excessivos de sangue coagulado, um filme de Jess Franco sempre se destacou na multidão. Com enredos interessantes e atores com rostos distintos trabalhando para criar algum mérito artístico, o cineasta era um tipo estranho de gênio, embora nenhum de seus filmes possa realmente ser chamado de obra-prima. Aqui está a lista dos dez melhores filmes de Jess Franco, todos os quais acredito serem relógios essenciais para os fanáticos do cinema cult.

1. The Diabolical Dr. Z (1966)

Um drama de vingança contado na forma de um terror sci-fi, O Diabólico Dr. Z faz parte da primeira filmografia de Franco, distinta por sua acessibilidade e falta de cor. Inventivamente dirigido com um pouco de cinematografia e uma trilha sonora hipnotizante, o filme conta a história de uma mulher que busca vingança pela morte de seu pai, o titular Dr. Z, cujos experimentos de controle da mente ela aproveita para atrair 'escravos' para fazer o seu lance, principalmente buscando o auxílio de uma stripper. O que impressiona imediatamente sobre este filme é o quão profissional ele parece, apesar dos elementos baratos que evidentemente entraram em sua criação, o que eu acho que empurra ainda mais o talento do sleaze-master para a produção de filmes econômicos. A história é interessante o suficiente, e as sequências de vingança contra os três (aparentemente malvados) médicos são bastante memoráveis ​​devido ao quão bem tratados eles são.

2. Vampyros Lesbos (1971)

A razão pela qual sempre preferi Jess Franco em vez da lenda da exploração igualmente popular Joe D’Amato é porque o primeiro sempre me pareceu alguém que estava mais interessado em como ele apresentava seus visuais, enquanto os filmes do último são muito sobre os visuais em si. O estilo de Jess dá a suas fotos um toque atmosférico (o de D’Amato não se intimida com essa atmosfera, mas o dele é menos atraente para mim), e esse é o caso com seu intrigante filme de terror suave Vampyros Lesbos . Ele consegue criar um ambiente enervante enquanto aplica suavemente um toque exagerado e barato em sua apresentação, o que faz com que esse recurso loucamente subestimado se destaque. É um clássico underground musical, visual e auditivo. Não muito bom, mas definitivamente vale o seu tempo.

3. Venus in Furs (1969)

Vênus em peles é um ótimo exemplo de quão longe Jess Franco estava disposto a ir para obter a aura visual de seu filme perfeita. Este é um recurso nebuloso e drogado com imagens estranhas, quase alucinatórias, preenchendo o tempo de execução, muito eficaz para seu período de lançamento e mesmo agora (embora partes dele pareçam desatualizadas) , induzindo uma experiência surreal de pesadelo em seus espectadores. Sem dúvida o filme mais bonito de Franco, Vênus em peles faz um uso muito bom da afinidade saliente do cineasta com zooms e panorâmicas. Seguindo a história de um homem que testemunha o estupro e a tortura de uma mulher de quem ele secretamente gostava, ele avança sobre as cenas e acontecimentos misteriosos que ocorrem em sua vida após o incidente. Com uma trilha sonora igualmente alucinante para se harmonizar com o resto do filme, este é o melhor de Franco.

4. Bloody Moon (1981)

eu coloquei Lua sangrenta no topo da lista porque, no que diz respeito aos filmes de terror de Jess Franco em termos de violência, este é tão sangrento que é inacreditável. Embora não seja desprezível, este é um de seus filmes mais divertidos e intrigantes. Ocorrendo em uma escola de idiomas na Espanha, o lado da vítima do sangramento mostra os alunos alemães que frequentam as aulas lá, enquanto o perpetrador é um homem envolto em mistério. O filme fica um pouco cheio de suspense depois de um tempo, criando uma experiência muito agradável. É o tipo de destruidor que deveria ter estabelecido o padrão para os destruidores posteriores da década, mas nada que se seguiu foi capaz de vencer a natureza desagradável e brutal a que este filme se entrega, pelo menos na minha opinião. A nudez é bastante, como era de se esperar, mas eu gosto especificamente desse filme pelo quão sangrento ele é.

5. Wanda, o Wicked Warden (1977)

Wanda, a Wicked Warden faz parte de uma longa lista de filmes do gênero 'mulheres na prisão' que Franco fez excessivamente na década de 1970. Também faz parte de uma série de fotos seguindo a maldosa diretora da prisão chamada Wanda (ou Ilsa, ou Greta, dependendo da versão dublada que você viu) e suas explosões maldosas para com os internos, muitas vezes de maneiras violentas e constrangedoras que os deixaram torturados e assediados, este é de longe o meu favorito de todos os filmes relacionados à prisão de Jess Franco, porque parece mais focado e tem um enredo interessante (apesar de muito cair em território clichê). Dyanne Thorne interpreta a personagem-título do filme, e ela é muito boa em seu papel, parecendo ameaçadora o suficiente para parecer ameaçadora. A esposa de Franco, Lina Romay, interpreta uma reclusa aqui, e ela praticamente rouba todas as cenas em que está.