Amina e Belel Kandil: Encontrados ou desaparecidos? Onde eles estão agora?

Crédito da imagem: Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas/YouTube

Para Amina e Belel Kandil, o que começou como uma semana de rotina com o pai em agosto de 2014 logo se tornou muito mais. Embora fosse para ser uma viagem ao Canadá, seus entes queridos logo perceberam que as crianças possivelmente foram levadas para outro lugar. Netflix' Unsolved Mysteries: Abducted by a Parent’ investiga a história por trás do desaparecimento da jovem Amina e Belel e a luta de uma mãe por justiça. Então, se você está curioso sobre onde as crianças podem estar e quem possivelmente as tem, aqui está o que sabemos.

O que aconteceu com Amina e Belel Kandil?

Amina e Belel Kandil nasceram Rebecca Downey e Ahmed Abdallah Taha Kandil. Enquanto Amina nasceu em setembro de 2003 em Augusta, Geórgia, seu irmão mais novo, Belel, nasceu em janeiro de 2006 na mesma cidade. Amina, de personalidade tímida, era um contraste direto com Belel, que era mais extrovertida. Na época do incidente, seus pais estavam separados e tinham um acordo de guarda compartilhada, morando na Virgínia.

Em 28 de agosto de 2014, Ahmed pegou Amina e Belel na casa de Rebecca; eles deveriam viajar para Toronto, Canadá, no fim de semana. No entanto, Rebecca não conseguiu falar com Ahmed ou as crianças nos dias que se seguiram, o que a levou a alertar as autoridades. A investigação revelou que Amina e Belel foram vistos pela última vez com seu pai no aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, em 30 de agosto de 2014. Os registros de voo sugeriram que seu destino final era Ataturk, na Turquia.

Onde estão Amina e Belel Kandil agora?

Na época do desaparecimento, Amina tinha 10 anos e Belel 8. De acordo com o programa, as crianças deveriam estar de volta à escola em 2 de setembro de 2014, mas não estavam em lugar algum, e Rebecca não conseguia contatá-los. Ela ligou para a polícia logo depois disso e conversou com a família de Ahmed em Gizé, Egito. Ele era um cidadão americano naturalizado e tinha cidadania egípcia. No entanto, sua família alegou não saber nada sobre seu paradeiro.

De acordo com o programa, Rebecca soube mais tarde que a casa de Ahmed estava vazia e não havia carros estacionados do lado de fora, sugerindo que ele havia deixado a área. Em 5 de setembro de 2014, as autoridades descobriram que Ahmed havia levado as crianças ao aeroporto JFK em Nova York, onde embarcaram em um voo para Boryspil, na Ucrânia, e depois para Ataturk, na Turquia. Os registros não indicavam que o trio retornou, e um tribunal de circuito logo garantido Rebecca exclusiva e custódia legal.

No programa, Rebecca falou sobre as diferenças com Ahmed sobre como eles queriam criar Amina e Belel. Além disso, a investigação revelou que a mudança foi planejada; Ahmed participou de um acampamento de sobrevivência, aprendeu a atirar e enviou equipamentos de acampamento para as crianças no exterior. Dado que Ahmed havia deixado os Estados Unidos, tornou-se difícil para as autoridades rastreá-lo e às crianças. Em dezembro de 2014, Rebecca soube que a conta de e-mail de Amina foi acessada de Hatay na Turquia.

Em junho de 2021, Stacey Sullivan, a agente do FBI que trabalha no caso, disse , “Nós temos algumas ideias de onde eles poderiam estar. Nós reduzimos e acreditamos que eles estão principalmente com o pai, sim. Nós não acreditamos que ele os deixaria fora de sua vista neste momento. E seu pai tem laços familiares muito fortes para incluir seus próprios pais, bem como alguns outros parentes que residem no Egito, então com base em tudo até agora, potencialmente, acreditamos que eles estejam no Egito.”

Foi ainda mencionado no programa que Rebecca recebeu um e-mail em setembro de 2015, e parecia ser de Ahmed. O e-mail sugeria que ele e as crianças moravam em uma fazenda e eram felizes lá. Além disso, o e-mail mencionava que Amina e Belel decidiriam onde morar quando chegassem a uma idade em que pudessem diferenciar o certo do errado. O FBI continuou trabalhando com seu escritório de adido legal no Egito e o Departamento de Estado dos EUA para encontrar as crianças. Mas nada de concreto surgiu nos anos que se seguiram.

As autoridades especularam que Amina e Belel poderiam estar vivendo em Alexandria, Cairo ou Gizé, no Egito, ou em Hatay, na Turquia. Stacey também pediu que as pessoas fiquem atentas às crianças online e à possibilidade de que elas possam estar usando nomes diferentes. Ela confirmou ainda que o FBI havia perseguido todas as dicas que surgiram e pediu ao público que se apresentasse se tivesse alguma informação. Além disso, uma página do Facebook chamada Família de Rebecca publica atualizações regulares sobre o caso e o mantém sob os holofotes.