O assassinato do Dr. Joseph Sonnier: como ele morreu? Quem o matou?

'Dateline' da NBC tem sido um grampo do gênero newsmagazine desde que estreou em 1992. Dado o tempo que está no ar, focando principalmente em contos de crimes reais com edições ocasionais sobre outros tópicos, a série tem um extenso arquivo de notícias e jornalismo investigativo, com cada semana nos trazendo um novo caso para investigar. Seu episódio mais recente, 'Lone Star Obsession', narrando o complô de assassinato de aluguel contra o Dr. Joseph Sonnier, não é diferente. Destacando seu assassinato e investigações que se seguiram, mostra como as autoridades descobriram o triângulo amoroso e ciúme latente que acabou resultando em uma perda tão grave.

Como o Dr. Joseph Sonnier morreu?

Crédito da imagem: NBC News / Dateline

O Dr. Joseph Albert Sonnier III faleceu aos 57 anos, após uma vida de muito sucesso. Ele cresceu em Shreveport, Louisiana, para onde ele e sua família se mudaram em 1966. Depois de se formar na Captain Shreve High School, ele prosseguiu com o bacharelado em Ciências pela Louisiana State University em Baton Rouge, que ganhou summa cum laude em 1976. Depois disso, ele se formou em medicina pela Escola de Medicina da Louisiana State University em Shreveport e fez residência em Patologia no Parkland Hospital em Dallas, Texas. Foi no dia 10 de julho de 2012 que o Dr. Joseph perdeu a vida, em sua própria casa expansiva em Lubbock, Texas, logo após voltar do trabalho.

O corpo do rico patologista só foi descoberto um dia depois, por paisagistas que chegaram para trabalhar na propriedade da casa. Assim que perceberam que algo estava errado, eles ligaram para o 911, e as autoridades chegaram pouco depois. Dr. Joseph foi então encontrado dentro de sua casa, inconsciente e ensanguentado. Depois que a área e seu corpo foram protegidos, os investigadores começaram a vasculhar a cena do crime em busca de qualquer evidência, encontrando praticamente nada. Mas, enquanto isso acontecia, o legista estava realizando uma autópsia, que confirmou que o Dr. Joseph havia sido esfaqueado e morto a tiros - ele tinha 11 feridas de punção e cinco de bala. Foi um homicídio por completo.

Quem matou o Dr. Joseph Sonnier?

Dr. Thomas Michael Dixon

A polícia ficou inicialmente perplexa com o crime. Não importa quem eles questionaram ou qual caminho eles seguiram, eles não conseguiam descobrir quem poderia querer um médico morto, e por quê! Mais tarde naquela semana, eles receberam uma dica de um homem dizendo que estava morando com David Shepard, que falou em matar alguém em Lubbock. Ele disse às autoridades que fez uma pesquisa online, encontrou informações sobre a morte do Dr. Joseph Sonnier e pensou que ele poderia ter sido vítima de David.

Quando a polícia o interrogou, David Shepard revelou que seu amigo e sócio, Dr. Thomas Michael Dixon, pagou a ele três barras de prata, no valor de cerca de US $ 9.000, e uma caixa de charutos cubanos em troca da morte do Dr. Joseph. Os registros da casa de penhores mostram que David trocou essas barras de prata no dia seguinte ao assassinato. Em 16 de julho de 2012, o mesmo dia em que a família Sonnier realizou o funeral de Joseph em Shreveport, Louisiana, o Dr. Thomas Michael Dixon foi preso em conexão com seu assassinato. Segundo os registros, Thomas queria Joseph morto porque este havia se envolvido romanticamente com sua ex-namorada, Richelle Shetina, por quem ele ainda estava apaixonado.

Joseph era uma espécie de rival para o afeto de Richelle, especialmente porque depois que eles começaram a namorar, ela deixou claro que não queria mais nada com Thomas. Isso, é claro, não caiu muito bem para ele, então ele contratou David para perseguir o casal e abrir uma barreira entre eles, e quando isso não funcionou, ele o pagou para se livrar do Dr. Joseph por completo. Thomas foi a julgamento por homicídio em 2014, mas devido às declarações alteradas de David, o júri chegou a um impasse e um julgamento anulado foi ordenado.

Um ano depois, ele foi a julgamento mais uma vez e, desta vez, David Shepard não foi chamado à arquibancada. Em vez disso, apenas os depoimentos das testemunhas e a confissão inicial de David foram invocados para condená-lo, e funcionou. Em novembro de 2015, Thomas Michael Dixon foi considerado culpado de duas acusações de homicídio capital em conexão com a morte do Dr. Joseph Sonnier. No entanto, em dezembro de 2018, o 7º Tribunal Distrital de Apelações de Amarillo aceitou seu recurso e reverteu sua condenação, concedendo-lhe um novo julgamento. (Crédito da imagem em destaque: NBC News / Dateline)