A missa da meia-noite é baseada em uma história verdadeira?

Criado por Mike Flanagan, 'Missa da meia-noite' da Netflix é uma exploração notável de fé, sobriedade, morte, vida após a morte e islamofobia, perfeitamente embrulhada em uma história de terror por excelência. É definido em um lugar chamado Ilha Crockett , onde a recente degradação da indústria pesqueira local resultou em uma diminuição da população. A chegada de um novo e enigmático sacerdote, o Padre Paul (Hamish Linklater), causa um rebuliço na comunidade moribunda. Pessoas desiludidas e descontentes que começaram a perder sua fé repentinamente encontram seu caminho de volta para Deus. E quando milagres reais começam a acontecer, essa fé se transforma em euforia. Se você está se perguntando se a 'Missa da Meia-Noite' é inspirada por eventos reais, isso é o que você precisa saber.

A missa da meia-noite é baseada em uma história verdadeira?

Não, a ‘Missa da Meia-Noite’ não é baseada em uma história verdadeira. No entanto, parece que Flanagan se baseou fortemente em suas experiências pessoais durante o desenvolvimento do projeto. Aos 10 anos, ele era coroinha de uma igreja católica na Ilha do Governador, em Nova York, e cresceu se perguntando sobre os elementos horríveis e perturbadores da religião que a maioria das pessoas geralmente esquece. De acordo com Kate Siegel, esposa de Flanagan e o ator que interpreta Erin Greene no show, ‘Missa da Meia-Noite’ existiu de várias formas ao longo dos anos.

Crédito da imagem: Eike Schroter, Netflix

Em um ponto, era um filme e, em seguida, tornou-se um romance. Mais tarde, virou show. Trevor Macy, que dirige a Intrepid Pictures com Flanagan, percebeu que era grande demais para ser um filme quando escreveu o roteiro de ‘Midnight Mass’ enquanto desenvolvia ‘Oculus’ (2013) com Flanagan. Eles entraram em contato com várias redes para ver se gostariam de criar uma série de TV a partir do roteiro, mas ninguém parecia estar interessado na época.

Em uma entrevista, Flanagan afirmou que achava que este seria o melhor projeto que ele nunca poderia fazer. Apesar disso, a ‘Missa da Meia-Noite’ permaneceu como parte de sua saída criativa. No filme de terror de 2016 ‘Hush’, aparece como um livro best-seller da protagonista, a autora de terror surdo Maddie Young (Siegel). ‘Midnight Miss’ mais uma vez aparece como um livro no filme ‘Gerald’s Game’ 2017. A algemada Jessie Burlingame (Carla Gugino) tenta fazer um cachorro ficar com medo dela, pegando uma cópia de ‘Midnight Miss

Demorou um pouco, mas Flanagan finalmente conseguiu encontrar um lar para a Missa da Meia-Noite. 'Ele admite que é o projeto mais pessoal de sua carreira. O próprio Flanagan lidou com alcoolismo e posterior recuperação em sua vida. Ele estava três anos sóbrio na época da estreia do programa. Ao contar as histórias de Riley (Zach Gilford) e Joe (Robert Longstreet), o dois homens cuja bebida causa danos intransponíveis no show , parece que Flanagan está explorando seu próprio passado.

Não sei quanto tempo poderia ter ficado sem escrever, afirmou. É uma coisa muito natural que acontece quando, se você está escrevendo algo que vai na ponta dos pés em um lugar pessoal, você se pega vomitando todo tipo de coisa nele. Aconteceu comigo com Hill House de uma maneira muito grande. Foi o que aconteceu com [The Haunting of Bly Manor]. Essa, porém, era a história que eu sempre quis contar. O atraso também provou ser uma coisa boa no longo prazo. Flanagan teve a chance de desenvolver suas ideias e encontrar contradições para elas quando necessário. É por isso que 'Missa da Meia-Noite' é tanto sobre fé quanto sobre ateísmo. Trata-se tanto de sobriedade quanto de alcoolismo.

Aqui está esta longa cena que escrevi sobre o ateísmo. Deixe-me olhar para isso alguns anos depois e refutá-lo. Deixe-me tentar honestamente e desafiar minha própria ideia. Esta é uma longa cena sobre alcoolismo. Deixe-me realmente tentar entrar e falar sobre recuperação, explicou Flanagan. Estar conversando comigo mesmo ao longo dos últimos 11 anos, que mergulhou nessa história, é o que a torna tão pessoal para mim. Não sei se algum dia terei a sorte de ter essa experiência novamente com outro trabalho. Portanto, embora Flanagan tenha criado a 'Missa da Meia-Noite' usando elementos de sua vida pessoal, ela não é baseada em uma história verdadeira.