Assassinato de Kenia Monge: Como ela morreu? Quem a matou?

‘Dateline’ da NBC analisa o assassinato chocante de Kenia Monge, uma estudante universitária de 19 anos. Ela desapareceu misteriosamente em 1º de abril de 2011. Quando sua mãe, Maria e o padrasto Tony Lee foram informados, eles levaram o assunto à polícia, e a própria investigação de Tony garantiu que ele chegasse perto de resolver o caso. No entanto, quando o corpo de Kenia foi descoberto, muitas das evidências já haviam sido destruídas.

O Gabinete do Coroner de Denver não conseguiu determinar a causa da morte porque seu corpo foi enterrado por quase cinco meses em uma cova rasa. A autópsia afirma: “Embora a causa da morte permaneça indeterminada, a forma é considerada homicídio”. Não havia sinais de ferimentos em seu corpo, e os legistas observaram que os pés de Monge foram esqueletizados e partes de seu corpo sofreram decomposição moderada a grave. Então, como morreu Kenia Monge? E quem a matou?

Como Kenia Monge morreu?

Cortesia da foto: CBS News / Kenia Monge

A causa da morte de Kenia pode não ser clara na autópsia, mas a confissão de seu assassino iluminou o assunto. Ela foi estuprada e estrangulada até a morte. Seu assassino observou no interrogatório que não tinha intenção de matá-la. Ele disse ao detetive que não havia parado a van para matá-la ou estuprá-la. No entanto, quando ele viu que ela estava dormindo em sua van, ele começou a fazer sexo com ela.

Kenia ficou chateada quando ela acordou e deu um tapa nele. Foi quando ele a sufocou e matou. Ele então colocou o corpo dela em um refrigerador e o fechou com fita adesiva. O assassino passou a colocar o cooler no freezer, antes de retirá-la, lavando-a com alvejante, despindo-se, lavando com alvejante, tirando tudo do veículo, lavando, borrifando com alvejante e queimando no barril. Ele então a enterrou perto de Keenesburg, e o corpo de Kenia só seria descoberto em setembro de 2011, depois que o assassino levou as autoridades ao local.

Quem matou Kenia Monge?

Cortesia da foto: Gabinete do procurador do condado de Jefferson

Inicialmente, Tony se concentrou em uma mensagem no telefone de Kenia, que o levou ao Travis Forbes. No entanto, quando Travis foi interrogado, sua história parecia incontestável. Ele ofereceu a Kenia uma carona para casa após as desventuras no clube, mas ela conheceu outro homem, um asiático chamado Dan, e foi com essa pessoa. Forbes tinha o álibi de estar com a namorada e afirmou que o homem com quem Kenia foi não parecia perigoso.

Como resultado, Dan tornou-se o foco da investigação, enquanto Travis ficou em segundo plano até desaparecer. Os policiais olharam mais de perto e descobriram imagens de vigilância dele levando o refrigerador para o freezer na noite do desaparecimento de Kenia. Eles examinaram o refrigerador e sua van. Ambos eram surpreendentemente limpos. No entanto, eles encontraram uma célula humana no refrigerador. Ao mesmo tempo, Travis atacou outra mulher que sobreviveu e o identificou como o agressor. Os policiais também reuniram mais evidências de DNA.

Finalmente, Forbes foi preso em Austin, Texas, por dirigir um veículo roubado. Sua história não resistiu a uma inspeção mais detalhada, e os policiais fizeram a garota admitir que estava mentindo sobre seu álibi. Finalmente, Travis confessou o assassinato de Kenia Monge e concordou em levar as autoridades até o corpo. Um dia após a recuperação do corpo, uma acusação de assassinato em primeiro grau foi aplicada a Forbes, que tinha 31 anos na época. Travis observou: “O que eu fiz foi horrível e covarde. Isso foi um erro. Por favor, lembre-se de mim, lembre-se de mim como eu era, não como o monstro que me tornei. ” [Cortesia da imagem da capa: CBS News]