O Guardian é baseado em uma história verdadeira?

Andrew Davis é conhecido por criar thrillers de ação tensos e emocionantes como ‘The Fugitive’ e ‘Holes’. ‘The Guardian’ é um filme de ação e aventura de 2006 repleto de notas elevadas e heróis gigantescos. Em 139 minutos de duração, o filme invoca o mito do guardião titular dos mares. O diretor leva o público às águas geladas da costa do Alasca para contar a história de um mentor e um pupilo. Kevin Costner atua como Ben Randall, o lendário salvador da Guarda Costeira dos Estados Unidos, que treina um grupo de aviadores no programa Aviation Survival Technician (AST).

Como um personagem dividido entre a família e o trabalho, Ben se lembra apenas das estatísticas de pessoas que não pôde salvar em sua carreira prolífica. Quando um de seus alunos falha em uma missão de resgate, ele deve colocar sua vida em risco para atingir a grandeza mítica. Ashton Kutcher e Melissa Sagemiller auxiliam Kevin Costner no elenco. Embora o filme use muitos tropos de filmes militares banais, é certamente um dos melhores que existem no gênero de nicho de filmes da Guarda Costeira. No entanto, você pode se perguntar se o mito do filme tem alguma base histórica. Nesse caso, vamos investigar e descobrir se alguma delas tem raízes na realidade.

O Guardian é uma história verdadeira?

‘The Guardian’ é parcialmente baseado em uma história verdadeira. O filme combina prontamente o fato com a ficção para entregar seu gênero de ficção experimentado e testado. O diretor Andrew Davis criou o filme a partir de um roteiro escrito por Ron L. Brinkerhoff, que baseou a história no filme de ação japonês de 2004 ‘Umizaru’. O próprio filme japonês foi modelado no mangá titular escrito por Yōichi Komori e ilustrado por Shūhō Satō. Embora David Dobkin, do famoso 'Cavaleiros de Xangai', fosse inicialmente escalado para dirigir o filme, Andrew Davis finalmente ficou preso à produção.

As primeiras cenas levam o público para o meio de uma missão de resgate, onde Ben Randall perde um de seus melhores amigos, o suboficial Carl Billings. O trágico evento inspira culpa de sobrevivente em Ben, que está chegando ao fim de sua carreira lendária. Superficialmente, Ben parece arrogante, com uma queda por palhaçadas. Mas quebrar a casca dura revela uma pessoa de bom coração e um profissional diligente. A cena da missão de resgate com Carl é supostamente baseada em um evento da vida real que ocorreu em agosto de 1981.

Nos primeiros dias da Estação de Comunicações da Guarda Costeira em Kodiak, Alasca, o Centro de Coordenação de Resgate (RCC) Kodiak recebeu informações sobre um pedido de socorro de um navio de pesca. Uma tripulação de quatro pessoas decolou na aeronave, HH-3F Pelican, para realizar a missão de resgate. Mas depois de uma hora, a comunicação entre o helicóptero e o controle da missão foi interrompida, possivelmente devido ao mau tempo.

Depois de muito esforço, o dono da embarcação de pesca acabou sobrevivendo à provação, mas a equipe de resgate pagou com suas vidas. Os corpos do tenente Ernest Rivas e AT3 John Snyder Jr. foram eventualmente localizados na Ilha Montague, que foi seguida pela recuperação dos restos mortais de Scott Finfrock. Mas o corpo do tenente Joseph Spoja não foi encontrado.

Uma pintura de Arden Von Dewitz, chamada ‘So Others May Live’ comemora o incidente e ainda está pendurada na Estação Aérea da Guarda Costeira de Kodiak. No filme, embora o HH-3F Pelican tenha sido substituído pelo HH-60J Jayhawk, a narrativa particular sobre Ben e seu amigo Carl, de certa forma soa fiel à tragédia da vida real. Curiosamente, o elenco e a equipe do filme apresentam pilotos de helicóptero reais, nadadores de resgate e a equipe de solo da Guarda Costeira dos EUA. Os clipes reproduzidos durante as sessões de treinamento no filme são clipes de vídeo reais fornecidos a Walt Disney pela Agência Marítima e da Guarda Costeira do Reino Unido.

Além disso, o elenco e a equipe experimentaram os efeitos de um desastre de perto quando o furacão Katrina forçou a produção a se mudar para Shreveport, Louisiana. A Louisiana State University, que serve como um dos locais de filmagem, foi reaproveitada como um abrigo para evacuados acomodando cerca de 1000 pessoas enquanto as filmagens ainda estavam em andamento. Na verdade, o diretor acabou contratando cerca de 200 desabrigados para fazer parte do filme. Portanto, embora o filme contenha tropos familiares e personagens fictícios, o enredo é inspirado por relatos históricos e relatos de campo.