HMP Woldsley da Hard Cell é uma prisão real?

Crédito da imagem: Matt Crockett/Netflix

Criado por Catherine Tate, ‘Hard Cell’ é um Britânico série de TV de comédia dramática na Netflix. Na forma de um mockumentary, ele se concentra na vida no HMP Woldsley, uma prisão feminina em Essex. A governadora Laura tenta infundir alguma criatividade nas pessoas que estão encarceradas, fazendo-as apresentar um musical de palco. Mas ela mal sabe dos desafios hilários que enfrentará para garantir que as coisas corram bem.

Enquanto isso, os presos excêntricos logo embarcam e começam os ensaios, enquanto lidam com suas próprias dinâmicas interpessoais complicadas ao lado. O retrato autêntico do sistema prisional do programa é ambientado no cenário realista de HMP Woldsley, fazendo os espectadores se perguntarem se é uma prisão real. Vamos descobrir mais, vamos? SPOILERS À FRENTE.

HMP Woldsley é uma prisão real?

Ao contrário das especulações do público, HMP Woldsley não é uma prisão real. O espetáculo foi provavelmente filmado em um estúdio ou em uma antiga prisão em Londres , para criar imagens críveis de uma instalação correcional da vida real. Além disso, muitas das estruturas arquitetônicas retratadas na mostra são bastante semelhantes às reais, como o pátio da prisão onde os detentos jogam basquete, as celas onde moram e o refeitório, que é um lugar central na narrativa. A sala de visitas para os próximos dos internos também foi recriada com precisão.

Além disso, muitos dos problemas enfrentados pelos personagens refletem a verdade da vida na prisão. Alguns deles são problemas de saneamento e higiene, mau uso dos orçamentos, bullying e violência entre os detentos e a comida não deliciosa que é servida na prisão. De acordo com um artigo de julho de 2017 na revista Time , as detentas enfrentaram vários desafios enquanto viviam atrás das grades, como a falta de produtos para a menstruação, serviços inadequados de saúde mental e ajuda para seus filhos.

Em 'Hard Cell', Charlee não deseja criar seu filho ainda não nascido na prisão, devido a problemas semelhantes mencionados acima. Além disso, no episódio 2 da 1ª temporada, quando a questão do encanamento corta o abastecimento de água, os presos recorrem a medidas desesperadas para atividades básicas como banho e defecação. Isso destaca o instinto de sobrevivência que a vida na prisão pode trazer às pessoas. Além disso, a representação dos ensaios da peça no show foi inspirada por muitos desses programas de artes prisionais que ocorrem em todo o mundo para pessoas encarceradas em prisões e sistemas prisionais.

A atriz Cheryl Fergison, que interpreta a si mesma no programa, vem ao HMP Woldsley para dirigir a produção musical. Na vida real também, ela visita prisões para ajudar na reabilitação e organiza programas de teatro para os moradores encarcerados. No entanto, muitos aspectos do show são exagerados para fins humorísticos. Por exemplo, os guardas que se recusam a controlar as atividades indisciplinadas dos presos e a atitude descontraída de Laura como governadora não se assemelham às condições reais das prisões.

Para concluir, mesmo que a prisão em que ‘Hard Cell’ ocorre não seja baseada em nenhuma existente, é uma recriação precisa, mas fictícia, de instalações correcionais para mulheres. Os criadores usaram suas observações de penitenciárias femininas reais para construir o enredo e o cenário em que o programa se passa.