A presa da Netflix é baseada em uma história verdadeira?

'Prey' da Netflix é um thriller de mistério alemão que encontra cinco homens em uma floresta, inexplicavelmente caçados por um atirador misterioso. O filme começa com uma nota jovial, mas logo mergulha em uma aventura sinistra, enquanto os homens tentam sobreviver enquanto o desconhecido assaltante atira neles com um rifle de alta potência. A premissa é sinistra e, por mais inexplicáveis ​​que possam parecer os motivos do assassino, também é uma situação que parece bastante plausível. A narrativa também sugere como os moradores urbanos se encontram em apuros quando se perdem muito no deserto. Então, quanto de ‘Prey’ é baseado em uma história verdadeira? Nós decidimos descobrir.

O Prey é baseado em uma história verdadeira?

Não, ‘Prey’ não é baseado em uma história verdadeira. O filme é escrito e dirigido por Thomas Sieben, conhecido pelo thriller alemão de 2019 'Sequestro de Stella'. Em 'Prey', o diretor volta a explorar o gênero thriller, que, segundo ele, tem sido raro em alemão cinema . No entanto, com o foco da Netflix no cinema de gênero agora, ele afirma estar feliz em retornar ao gênero de suspense e explorar suas nuances por meio de seus filmes.

O filme é decididamente alemão, com atores alemães em uma locação alemã e, de acordo com Sieben, poucos cenários são tão tipicamente alemães quanto uma floresta, onde o filme se passa. Por meio de ‘Prey’, o diretor explora o conceito de moradores da cidade que vêm para a floresta para se reconectar com a natureza, mas também levando consigo suas mentalidades urbanas focadas no Instagram. No filme, eles mencionam tirar fotos com seus telefones e são repetidamente retratados como desamparados sem conectividade. Sem seus telefones, os personagens centrais do filme são incapazes de pedir ajuda ou encontrar o caminho de volta à civilização.

Em uma cena particularmente reveladora, um dos personagens (Albert) faz seu amigo arriscar sua vida para recuperar seu telefone. O ponto também fica claro quando uma garota, que trabalha na pousada da floresta, diz que as pessoas das cidades que vêm para a floresta às vezes ficam sobrecarregadas e perdidas, pois não estão acostumadas a sobreviver na selva. Em conexão com este tema, Sieben também explora o conceito de masculinidade tóxica e como um grupo de amigos exclusivamente masculinos que supostamente parecem unidos começa a voltar à sua natureza primitiva e básica quando confrontado com uma situação de alta pressão no deserto.

No início do filme, ao ser perseguido por um atirador misterioso, um dos personagens torce o pé. Momentos depois, seu amigo íntimo e colega sugere que todos sigam caminhos separados, dizendo cada um por si. Além disso, o filme também retrata uma criança sendo morta por causa do descuido de meninos embriagados com rifles que tropeçam em uma mãe e um filho na floresta. O arco geral do filme, com a mãe magoada caçando grupos de homens na floresta, também aponta para a advertência do filme sobre a masculinidade tóxica.

Sieben, que se referiu a thrillers de terror como 'Friday the 13th' como filmes que ele assistia quando cresceu, criou 'Prey' para explorar as sutilezas do gênero de suspense. Como ele mesmo admitiu, ele não pretendia abrir novos caminhos com o filme, mas em vez disso se concentrou na técnica e no desenvolvimento do personagem para criar tensão na história. O filme, segundo ele, usa muitos aspectos altamente técnicos de ângulos de câmera e sequenciamento de cenas para construir a narrativa e torná-la um thriller clássico que gira em torno de alguns personagens centrais.

‘Prey’ não é baseado em uma história real, mas explora temas que seu escritor-diretor estava curioso para estudar. Os próprios temas, como os da masculinidade tóxica e dos urbanos que se sentem oprimidos quando colocados sob pressão no deserto, são muito reais, mas são retratados por meio de personagens fictícios e situações que os destacam. Ao colocá-los na estrutura do thriller, o cineasta também explora as nuances do gênero e adiciona outro título à lista de thrillers alemães.