O valor da Netflix é baseado em uma história verdadeira?

‘Worth’ é um drama jurídico que gira em torno de um advogado chamado Kenneth Feinberg, que recebe a difícil tarefa de determinar quanto compensará as famílias das vítimas após uma tragédia nacional. O filme, que começa com a tragédia, segue uma linha do tempo de vários anos durante os quais Feinberg trabalha com famílias e muitas vezes sofre com a dor e a raiva.

A história notável é de dor e tristeza, que examina uma questão quase retórica de quanto vale uma vida - algo que o personagem de Feinberg tem essencialmente a tarefa de fazer. Houve realmente um advogado que teve que assumir tal empreendimento? E quanto do que vemos no filme é realmente baseado na vida real? Vejamos se ‘Worth’ é baseado em uma história verdadeira ou não.

Vale a pena baseado em uma história verdadeira?

Sim, ‘Worth’ é baseado em uma história verdadeira. O filme é uma história biográfica baseada em Kenneth Roy Feinberg (e, supostamente, em suas memórias de 2007), que foi nomeado para gerenciar a implementação do Fundo de Compensação às Vítimas de 11 de setembro. Feinberg, que ocupava o cargo de Mestre Especial do fundo, criou um processo rigoroso para distribuir os US $ 7,375 bilhões em fundos do governo dos EUA para famílias que perderam membros na tragédia. Escrito por Max Borenstein, ‘Worth’ segue o longo e árduo processo em que a figura central embarcou, que envolveu em grande parte convencer famílias enlutadas a aceitar o pagamento em troca de não processando as companhias aéreas e outras entidades associadas à tragédia.

Como se pode esperar, o processo foi inimaginavelmente difícil, pois a maioria das famílias não ficou feliz em aceitar um pagamento que muitos descreveram como um punho cerrado forma de o governo proteger os interesses das companhias aéreas. Feinberg teve a tarefa nada invejável de ter que estimar o que cada vítima teria ganhado ao longo da vida (perda de rendimentos), bem como o valor da dor e do sofrimento que a família estava passando. Para piorar a situação, as famílias, caso aceitassem a oferta, não teriam como apelar e renunciariam ao direito de processar as companhias aéreas e outras entidades potencialmente envolvidas.

É uma coisa brutal e fria. Qualquer um que olhe para este programa e espere que cortando um cheque do Tesouro dos EUA, você fará as famílias do 11 de setembro felizes, está entendendo muito mal o que está acontecendo com este programa, Feinberg disse sobre o processo, afirmando que depois de quase dois anos trabalhando no programa, ele estava pronto para encerrar suas funções como filtro e árbitro de tanta dor.

O advogado de Washington, em sua função de chefe do fundo, recebeu o impacto da raiva de muitas famílias. Seu livro de 2005, 'O que vale a vida ?: O esforço sem precedentes para compensar as vítimas de 11 de setembro', revela o tipo de amargura a que ele foi inadvertidamente submetido em um momento em que a dor nacional e o luto pessoal estavam em alta . Certa vez, a viúva de um bombeiro que perdeu a vida em 11 de setembro disse para ele, eu cuspo em você e em seus filhos.

Isso foi em resposta, como era amplamente acreditado pelas famílias das vítimas na época, que Feinberg foi injusto nos valores de compensação que ofereceu. Diante da escolha de aceitar um pagamento garantido do governo ou arriscar-se a um processo legal demorado, que poderia durar anos e não garantia uma vitória, as famílias enlutadas se sentiram vitimizadas. Na verdade, o valor de processar em oposição a aceitar o pagamento supostamente permaneceu obscuro por muitos anos após a tragédia.

Crédito da imagem: DW News, YouTube

Um dos críticos mais vocais de Feinberg foi Charles Wolf, que é retratado no filme por Stanley Tucci. Depois de perder sua esposa Katherine na tragédia, Wolf ficou tão desanimado com o desempenho do fundo e do homem responsável por ele que criou um site chamado Fixthefund e foi citado como dizendo, eu acredito em sua sinceridade e quero que este programa seja bem-sucedido para todas as famílias, mas nada menos que uma ação importante de sua parte para resolver seus erros, juntamente com um pedido de desculpas significativo, começará a consertar as coisas. No filme, seu personagem incentiva Feinberg de Michael Keaton a dar uma olhada mais crítica no devido processo que resulta em um desembolso supostamente injusto de fundos.

Na verdade, Feinberg, em seu relatório final, recomendado que, se tal programa for realizado novamente, que o valor da indenização seja mantido o mesmo para todas as vítimas, independentemente de seu potencial de ganho futuro, valor do seguro e outros fatores. No final, mais de 97% das famílias foram supostamente compensadas com um valor total de cerca de US $ 7 bilhões.

‘Worth’, portanto, tenta capturar e apresentar uma seção deste amplo problema que continua a reverberar até hoje. Embora todos os seus aspectos sejam quase impossíveis de retratar ou mesmo aludir em um filme, o objetivo, de acordo com o escritor do filme, era se concentrar nas consequências do 11 de setembro e como o governo escolheu compensar as vítimas da tragédia em troca de eles desistindo de seu direito de processar. No centro de tudo, o personagem de Feinberg é aquele que une tudo por meio de seu senso de dever cívico e a dor, o pesar e a raiva avassaladores a que ele é exposto em seu papel como Mestre Especial do fundo.