Julia Phillips: Ela está viva ou morta?

'Dateline: Death in the Driveway' da NBC conta a história horrível de como o ex-prefeito de York Melvin Roberts foi brutalmente assassinado na garagem de sua casa no condado de Cherokee em 4 de fevereiro de 2010. Ele destaca todos os aspectos do caso e nos mostra como isso é um crime que permanece, até hoje, pelo menos parcialmente sem solução. As inconsistências na história, as evidências, a ganância e o rastro de dinheiro que levou os oficiais a prender e acusar a própria namorada de Melvin, Julia Philips, por seu assassinato são todos revelados neste documento. Julia manteve sua inocência, mas no final, ela foi condenada. Curioso para saber o que aconteceu com ela depois de sua prisão? Aqui está tudo o que sabemos.

Quem foi Julia Phillips?

Julia Phillips foi namorada de Melvin Roberts por 10 anos. Em 4 de fevereiro de 2010, ela ligou para a polícia para contar sobre seu assassinato. E então, quando eles chegaram, ela estava com fita adesiva enrolada no rosto e nos pulsos. Julia disse aos funcionários que se tratava de uma tentativa de roubo que deu errado e que ela havia sido mantida ao ar livre, na noite chuvosa, por cerca de meia hora, por um atacante desconhecido, de pele escura, negra ou hispânica. No entanto, desde o início, os investigadores acreditaram que sua história era uma mentira, especialmente porque suas roupas não estavam molhadas e a fita adesiva nela não era apertada ou consistente com o que deveria ter sido usado para a encadernação adequada.

Crédito da imagem: NBC News / Dateline

E assim, eles passaram meses acumulando evidências contra ela - evidências que incluíam resíduos de bala nas roupas que ela usava naquele dia. Até seus registros telefônicos apontavam para seu envolvimento, já que ela havia ligado para seu filho, William Hunter Stephens, duas vezes antes de ligar para o 911. Portanto, em 18 de maio do mesmo ano, Julia Phillips foi presa em frente à loja Gaffney que administrava no prédio que Melvin Roberts deixou seu testamento para ela. Documentos oficiais afirmam que Julia fez parceria com pelo menos mais uma pessoa, senão mais, para matar o namorado. Seu raciocínio por trás disso? Melvin estava planejando terminar com ela, o que significava que ela não estaria mais financeiramente segura.

Em junho, Julia recebeu uma fiança de US $ 75.000 e foi colocada em prisão domiciliar, com um GPS eletrônico monitorando seus movimentos o tempo todo. A casa em que ela morava nessa época era uma casa de Gaffney, onde morou com seu falecido marido, Bryant Phillips até sua morte em 1999. Apesar das filhas de Bryan pedirem sua remoção, Julia ficou lá até o fim do julgamento criminal. Durante este julgamento de uma semana de 2013, ela afirmou que não teve nenhuma participação no assassinato de seu namorado. Mas, por causa de todas as evidências contra ela, incluindo o fato de que ela roubou dinheiro de Melvin antes de ele falecer, para explodir nas drogas, foi o suficiente para que o júri a condenasse - não por assassinato, mas por cúmplice de assassinato. Julia foi então condenada à prisão perpétua.

Como Julia Phillips morreu?

Assim que Julia Phillips foi condenada à prisão, atrás das grades, ela começou a lutar pelos direitos da casa de seu falecido marido, aquela onde ela morava enquanto estava em prisão domiciliar. E, depois disso, em 2015, ela interpôs recurso, alegando que a polícia de York não tinha provas contra ela. Os promotores discordaram e esclareceram que o motivo de sua condenação foi pelas evidências. A audiência do caso de apelação foi marcada para começar no tribunal no final de 2016, mas nunca aconteceu devido ao falecimento de Julia. Julia Phillips, 72, considerada a assassina mais velha do sistema penitenciário da Carolina do Sul, morreu em 6 de julho de 2016.

Os registros do Departamento de Correções do Estado mostram que durante uma semana antes de seu falecimento - de 23 de junho a 29 de junho - Julia foi retirada do Graham Correctional Institution em Columbia - a prisão para mulheres onde ela estava encarcerada desde sua condenação de 2013 - para tratamento de um problema médico não revelado. Então, em 6 de julho, ela foi levada às pressas para o hospital mais uma vez, onde morreu. A autópsia, realizada por Richland County Coroner, revelou que Julia Phillips sofria de uma doença cardíaca e faleceu de causas naturais. Ela morreu no hospital e, com ela, morreu qualquer chance importante de pegar quem trabalhava para assassinar Melvin. (Crédito da imagem em destaque: oxigênio / instantâneo)