O que é a alegoria da caverna de Platão em 1899, explicada

Criada por Baran bo Odar e Jantje Friese, série da Netflix 1899 ' segue um grupo de migrantes navegando de Londres para Nova York, na esperança de começar uma nova vida. Cada migrante do grupo tem um passado traumático que deseja deixar para trás. No entanto, a caminho do Novo Mundo, sua nave, Kerberos, encontra Prometheus, outra nave que havia desaparecido há quatro meses. Apesar da desaprovação dos migrantes, o capitão decide rebocar este navio abandonado para Nova York. A decisão leva ele e os migrantes a um caminho sombrio, onde devem enfrentar seus traumas e decifrar o que é real e o que não é.

Ao longo de 8 episódios, diferentes personagens mencionam a alegoria da caverna de Platão. Por exemplo, Daniel Solace diz a Maura em uma cena: “Você está observando as sombras na parede e pensa que elas são a realidade. Mas se você pudesse apenas olhar por cima do ombro, veria o que está causando essas sombras. O que é realmente real. Em outra cena, Henry, o pai de Maura, relembra como sua filha percebeu a alegoria quando jovem. Mas o que exatamente isso significa? Como isso está conectado com a história do programa? Vamos descobrir. SPOILERS A SEGUIR!

O que é a alegoria da caverna de Platão?

Platão desenvolveu uma teoria conhecida como Teoria das Formas. De acordo com isso, tudo o que vemos ao nosso redor não é real. É apenas uma percepção das coisas reais, e o mundo real está além daquele em que vivemos. Para apoiar isso, Platão deu uma alegoria conhecida como 'Alegoria da Caverna', chamada de alegoria da caverna de Platão no show.

De acordo com esta alegoria, algumas pessoas são obrigadas a sentar-se dentro de uma caverna de frente para a parede. Essas pessoas estão algemadas a um ponto em que não conseguem mover as pernas, mãos e até o pescoço. Atrás deles há uma pequena abertura por onde a luz do sol pode entrar. A abertura também funciona como um parapeito por onde os marionetistas caminham. Além disso, um incêndio está queimando atrás do parapeito a uma altura ligeiramente elevada.

Agora, toda vez que os marionetistas passam, eles falam, fazem barulho ou fazem outra coisa. O fogo atrás deles projeta suas sombras nas paredes. Como nenhuma das pessoas algemadas jamais olhou para trás, elas percebem essas sombras como seres humanos reais. Além disso, eles acham que o som vem das sombras, não dos marionetistas. Assim, Platão prova que essa é a realidade deles e argumenta que os humanos geralmente se comportam da mesma maneira. Não vemos o que é real e o que não é. Em vez disso, observamos e reagimos à nossa percepção da realidade.

No show, Henry conta ao menino, Elliot, que Maura se deparou com a alegoria muito jovem. Ela parecia tão fascinada por isso e se perguntava se tudo o que víamos e vivíamos era apenas uma sombra da realidade e não a própria realidade. Quando Henry respondeu que Deus é real, Maura inferiu que se ele é realmente real, então, para ele, todas as pessoas são apenas bonecas em uma casa de bonecas. Para ela, também significava que o mundo de Deus é o real. No entanto, ela também pergunta quem criou Deus, continuando assim o ciclo.

Maura aplica a alegoria da caverna de Platão para criar sua simulação e manter seu filho, Elliot, vivo. Devido a isso, todos os outros migrantes percebem a simulação como o mundo real. No final, quando Maura coloca o anel dentro da pirâmide, ela acorda em uma nave espacial. Ao sair do casulo e caminhar em direção a uma tela, ela vê uma mensagem de seu irmão, que diz: “Bem-vindo à realidade”. Assim o ciclo de simulações continua, e não sabemos se o estado atual de Maura é real ou mais uma simulação.