Peter Capaldi deixará ‘Doctor Who’

O escocês Peter Capaldi, o 12º ator a interpretar Doctor Who, disse à rádio BBC que era hora de partir para desafios diferentes.

LONDRES - O mundo dos fãs de Doctor Who começou a girar na noite de segunda-feira, depois que o ator Peter Capaldi disse que renunciaria ao papel de personagem-título na série de televisão britânica.

O escocês Sr. Capaldi, que interpreta o Doutor desde 2013 e é o 12º ator no papel, disse a um Programa de rádio da BBC que ele sentiu que era hora de passar para diferentes desafios.

A série de ficção científica começou em 1963 e durou até 1989, antes de ser ressuscitada em 2005. A próxima temporada, que começa em abril , será o último do Sr. Capaldi na série.

Doctor Who segue um alienígena que viaja no tempo conhecido como Doctor, que se move através de dimensões para salvar o universo na Tardis, uma espaçonave disfarçada de uma cabine telefônica antiquada da polícia britânica.

Uma franquia extremamente popular e duradoura cujos fãs são conhecidos como Whovians, o programa é assistido por cerca de 80 milhões de telespectadores e é exibido em 206 países, de acordo com o BBC , incluindo nos Estados Unidos na BBC America. Em 2009, o Guinness World Records nomeado é a série de ficção científica de maior sucesso.

Estou triste, adoro ‘Doctor Who’, é um programa fantástico para trabalhar, disse o Sr. Capaldi, cujo episódio final será por volta do Natal. Mas não sei por quanto tempo posso dar o meu melhor, e se não estou dando o meu melhor, não quero fazer.

Capaldi, 58, disse que a BBC havia pedido a ele para renovar seu contrato, mas ele decidiu não prorrogá-lo.

O roteirista principal e produtor executivo do programa, Steven Moffat - o criador de Sherlock - disse no ano passado que a temporada que começa em abril também será a última.

Mark Gatiss, um ator e roteirista britânico que trabalhou em ambos os programas, disse no Twitter que estava profundamente triste com a partida do Sr. Capaldi, mas acrescentou que ele é - e sempre será - um grande Doctor Who.

A saída de Capaldi cria uma abertura de alto perfil, levando a especulações sobre qual ator - ou atriz - iria substituí-lo.

No show, o Doctor tem o poder de se regenerar, tornando a transição de um ator para outro relativamente fácil ao longo dos anos. O Sr. Capaldi seguiu estrelas britânicas como Matt Smith e David Tennant, e ganhou as manchetes com seu casting em 2013 porque ele estava na casa dos 50 anos, significativamente mais velho do que seus antecessores.

Capaldi ganhou destaque internacional com seu papel no filme In the Loop de 2009, uma sátira política em que interpretou outro tipo de médico, um spin doctor de pavio curto.