Gravidez na vida real: segure os chuveiros

Costumávamos ter medo da gravidez - sendo adolescentes e outros americanos solteiros, e a gravidez sendo o resultado vergonhoso e inevitável do sexo antes do casamento.

Como isso parece estranho. A sociedade jogou a toalha sobre o sexo, e agora acessórios inesperados, indesejados ou fora do comum são um esporte de espectador em reality shows como 16 e grávida e Eu não sabia que estava grávida.

Ainda há medo no processo de fazer bebês, mas ele mudou para o outro lado do ciclo, pelo menos como demonstrado por Mães de nascimento e Obesos e expectantes, dois programas de uma hora na quinta à noite no TLC. Ambos os programas aparecem em mulheres grávidas em situações desafiadoras perto do final de seus mandatos. (Boas classificações em ambos os casos podem significar um futuro como um reality show.)

Em Birth Moms, os desafios são psicológicos: três jovens mulheres que se inscreveram em um serviço de adoção em Utah examinam famílias em potencial e lutam com suas decisões de se separar de seus bebês. Em Obesa e Esperando, os rigores são, como você pode esperar, físicos: quatro mulheres com pesos variando de 200 a 400 anos negociam a gravidez e o parto enquanto lidam com os problemas de saúde e indignidades associados à obesidade mórbida.

Nenhum dos programas é tão explorador quanto o esperado, dado o assunto e o canal, que abriga shows como as esposas da irmã, meu casamento cigano grande e gordo americano e 19 crianças e contando. O tom geral de ambos é mais sentimental do que sombrio.

Imagem O especial Birth Moms do TLC, apresentando a adolescente Taylor Walters no slide com sua filha, Neveah, e Lindsay Batts, é pareado com Obese e Expecting na noite de quinta-feira.

Obese and Expecting começa com uma nota áspera ao apresentar os assuntos do programa com imagens deles sendo retirados de veículos ou ajudados a se vestir, filmados em close-ups que lembram um filme de terror ou um vídeo de local de acidente.

A partir daí, ele se instala em uma rotina de visitas ao médico, exames, preocupação e parto, apresentados com mais detalhes gráficos do que alguns espectadores podem achar necessário. Uma cena que descreve uma tentativa prolongada de aplicar uma injeção espinhal através de camadas excessivas de gordura fará você se contorcer em casa. Quando um parto exige anestesia geral e as câmeras são retiradas da sala, o enjoado pode suspirar de alívio.

Aqui e ali, as consequências da obesidade das mulheres são discutidas francamente, mas o programa não faz julgamentos; estamos aqui para torcer por bebês saudáveis. A única nota realmente interessante da realidade que se insinua é o marido que continuamente se refere ao meu bebê, com ênfase no meu. Embora esteja separado de sua esposa de 130 quilos, ele lhe dará todo o seu apoio, diz ele, porque afinal, ela é a mãe de minha filho.

Menos gráfico, mas mais interessante e divertido é o Birth Moms, embora perca qualquer credibilidade como um documentário ao deixar de levantar algumas questões importantes que os espectadores possam ter sobre seu ambiente, o Centro de Adoção em Orem, Utah. Nenhuma menção é feita sobre o tipo de taxas que os pais em potencial pagam e, embora nos digam que as mães recebem hospedagem e cuidados médicos gratuitos e algum dinheiro para despesas, não é abordado se elas recebem qualquer outro tipo de pagamento.

Se você deixar de lado qualquer escrúpulo, as três jovens mães são envolventes, especialmente Taylor, uma adolescente de 19 anos tensa e protegida que também é observadora, inteligente e autoconsciente. Enquanto ela acompanha as famílias em potencial e os conselheiros do centro de adoção, recusando-se a escolher os pais para seu bebê até o último momento possível, você se pergunta se ela é realmente ambivalente ou se está cedendo a um gosto favorável à TV pelo dramático.

Birth Moms tem uma naturalidade desarmante, ao estilo da MTV - sua produtora, Gigantesco!, faz a série True Life para essa rede - e nossas simpatias mudam entre as três mães à medida que passam por um estranho processo que combina recursos de acampamento de verão e headhunting corporativo, pontuado pelo nascimento de uma criança.

Suscita-se se as mulheres vão continuar com as adoções e um verdadeiro pathos em cenas de papéis sendo assinados e bebês carregados. Os momentos mais comoventes são os de silêncio, quando as mães folheiam perfis de famílias adotivas, em busca da vida que gostariam de ter levado. Apontando para sua escolha, alguém diz: Eles tinham tudo que eu queria.