Serviços de streaming removem episódios de Blackface de '30 Rock'

Tina Fey, a criadora do programa, escreveu uma nota para os cultos dizendo: Nenhuma criança que adora comédia precisa tropeçar nesses tropos e ser picada por sua feiura.

Tina Fey discutiu seu show 30 Rock com os produtores executivos Robert Carlock e Lorne Michaels em 2007.

Quatro episódios de 30 Rock, a série de comédia de sucesso criada pelo ator Tina Fey, estão sendo retirados de circulação nos serviços de streaming e na televisão porque retratam atores em blackface, de acordo com um porta-voz da NBC.

O pedido da Sra. Fey e Robert Carlock, produtor executivo e showrunner, significa que os episódios estão sendo removidos do Amazon Prime e do Hulu. Eles não estarão mais disponíveis para compra no iTunes e no Google Play, e não serão exibidos como reprises na televisão, de acordo com a NBC Universal.

À medida que nos esforçamos para fazer o trabalho e fazer melhor em relação à raça na América, acreditamos que é melhor tirar de circulação esses episódios com atores em maquiagens revolucionárias, Sra. Fey, que também foi produtora executiva e roteirista do show, escreveu em uma nota aos serviços de streaming.

Eu entendo agora que 'intenção' não é um passe livre para pessoas brancas usarem essas imagens. Peço desculpas pela dor que causaram. Daqui para a frente, nenhum garoto amante da comédia precisa tropeçar nesses clichês e ser picado por sua feiura. Agradeço à NBC Universal por honrar este pedido, escreveu ela na nota, relatada por Abutre na segunda-feira.

A Sra. Fey interpretou Liz Lemon no programa, que funcionou de 2006 a 2013, como um olhar satírico nos bastidores de um show de esquetes ao vivo através dos olhos de seu criador, seu chefe conservador, interpretado por Alec Baldwin, e bizarro funcionários.

O processo para remover os episódios das plataformas de vendas começou há várias semanas, disse um porta-voz da NBC Universal na terça-feira. O episódio da terceira temporada Believe in the Stars foi marcado como indisponível no Amazon Prime na terça-feira, assim como os episódios da quinta temporada The Live Show e Christmas Attack Zone, ambos apresentando a personagem de Jane Krakowski, Jenna, em blackface.

O episódio da sexta temporada Live From Studio 6H, que apresentou o ator Jon Hamm em blackface como parte de uma paródia de Amos ‘n’ Andy, também foi supostamente removido de alguns serviços. Esses quatro episódios também não estavam disponíveis no Hulu na terça-feira.

A decisão de remover os episódios ocorre no momento em que protestos contra o racismo e os maus-tratos da polícia aos negros estão ressoando em todo o país, e as estátuas de figuras confederadas, bem como proprietários de escravos e comerciantes, estão sendo removidas dos locais públicos.

Os protestos fizeram com que figuras e instituições culturais reconsiderassem seus catálogos e histórias e, em alguns casos, pedissem desculpas. Este mês, a HBO Max removeu de sua biblioteca de streaming E o Vento Levou, o filme de 1939 que romantiza o Sul da época da Guerra Civil enquanto encobre seus pecados raciais.

Em maio, Jimmy Fallon, o apresentador do The Tonight Show, se desculpou por usar blackface enquanto personificava o comediante Chris Rock no Saturday Night Live, duas décadas atrás.

Em 2000, enquanto estava no SNL, tomei uma péssima decisão de fazer uma representação de Chris Rock enquanto usava o rosto negro, disse Fallon no Twitter . Não há desculpa para isso. Lamento muito por tomar essa decisão inquestionavelmente ofensiva e agradeço a todos por me responsabilizarem.

Separadamente, um vídeo de Jimmy Kimmel, o apresentador do Jimmy Kimmel Live da ABC, em blackface enquanto personificava o jogador de basquete Karl Malone no The Man Show ressurgiu no ano passado, como parte de um segmento no qual ele repetidamente se fez passar por N.B.A. Estrela.

Ele se desculpou na terça-feira em um comunicado, dizendo: Há muito tempo tenho relutado em abordar isso, pois sabia que isso seria celebrado como uma vitória por aqueles que equiparam desculpas a fraqueza e torcida para líderes que usam o preconceito para nos dividir.

Esse atraso foi um erro, acrescentou.