‘Tchau, tchau, querida, não se esqueça de aspirar’

Mulheres de Yemassee, S.C., caminham até o trem na série Lifetime The Week the Women Went.

Rara é a mãe sobrecarregada ou a esposa exasperada que não desejou girar nos calcanhares e fechar a porta atrás dela. Talvez ainda mais incomum seja a mulher que partiu, mesmo que por alguns dias, sem se sentir culpada. Mas, durante uma semana no verão passado, mais de 100 mulheres de 18 a 82 anos de Yemassee, S.C. (população 1.000, mais ou menos), receberam um passe de corredor de suas rotinas diárias e foram empurradas para fora da cidade enquanto os homens ficavam para trás.

O resultado foi A semana em que as mulheres foram , um reality show que começa na terça-feira na Lifetime. Baseado em uma fórmula originada pela BBC, o programa apareceu em diferentes versões em 13 países - desde Grã-Bretanha , Noruega e Alemanha para Marrocos e Ucrânia.

Em uma recente entrevista por telefone, Elli Hakami, uma das produtoras executivas da BBC Worldwide Productions que trouxe o projeto para a Lifetime, falou sobre a vida sem o sexo oposto. A seguir, trechos da conversa.

Q. Este show foi aplicado a comunidades em toda a Europa e até mesmo na Ásia e no Norte da África. Qual é o apelo?

PARA. Acho que toda mulher, independentemente da cultura, provavelmente se pergunta o que aconteceria se ela simplesmente fosse embora. E acho que a única coisa que ficou evidente sobre esse formato é sua versatilidade. A forma como foi interpretada na França foi como um especial pontual. [Aquele programa, transmitido no Dia Internacional da Mulher, enviava as mulheres de um vilarejo de férias para Marrakesh.] Na Índia, tornou-se uma competição e, em 16 episódios, os homens foram basicamente eliminados se não pudessem se apresentar e fazer o tarefas.

A melhor TV de 2021

A televisão este ano ofereceu engenhosidade, humor, desafio e esperança. Aqui estão alguns dos destaques selecionados pelos críticos de TV do The Times:

• 'Dentro': Escrito e filmado em uma única sala, a comédia especial de Bo Burnham, transmitida pela Netflix, chama a atenção para a vida na Internet em meio a uma pandemia .
    • ‘Dickinson’: O A série Apple TV + é a história da origem de uma super-heroína literária que é muito séria sobre seu assunto, mas não é séria sobre si mesma.
    • 'Sucessão': No drama cruel da HBO sobre uma família de bilionários da mídia, ser rico não é mais como costumava ser .
    • ‘The Underground Railroad’: A adaptação fascinante de Barry Jenkins do romance de Colson Whitehead é fabulística, mas corajosamente real.

Q. Quais foram os critérios para escolher uma comunidade americana?

PARA. Visitamos cidades em todo o país por três ou quatro meses. Queríamos estar perto de tirar todas as mulheres da comunidade. E tínhamos mais probabilidade de conseguir isso com base na população - por exemplo, alguns milhares. Então começamos a olhar para as histórias individuais. O que foi realmente importante é que encontramos mulheres em papéis que não eram apenas estar em casa com as crianças. Queríamos encontrar mulheres trabalhadoras. Queríamos encontrar mulheres que fossem líderes da comunidade e, é claro, mães, irmãs e esposas. Foi importante encontrarmos uma visão de 360 ​​graus dos papéis que as mulheres podem desempenhar.

Imagem

Crédito...Anais Wade para The New York Times

Q. No primeiro episódio, vemos mulheres embarcando no trem enquanto crianças gritando e maridos preocupados são deixados para trás. Que linhas de história podemos esperar?

PARA. Temos um casal que se separou apenas duas vezes durante o casamento. O que acontece quando eles passam uma semana separados é traumático e surpreendente. Os homens participando de um concurso de beleza foi provavelmente um dos eventos mais emocionantes e cômicos que você pode imaginar. Um dos maridos, que nunca tinha penteado o cabelo da filha, teve que criar este vestido, e isso resultou em um vestido pintado com spray de arame farpado recortado. Vendo isso acontecer, você percebeu que era tudo de coração.

Q. Algum evento foi planejado?

PARA. Muitas mulheres tinham eventos em seus calendários que garantiam que aconteceriam quando fossem embora, para tornar a vida mais desafiadora para os homens. As mulheres em Yemassee foram entrevistadas com vários meses de antecedência, mas quando anunciamos a cidade vencedora, filmamos o experimento três ou quatro semanas depois. Queríamos que fosse cru para eles e ter certeza de que estaríamos lá durante o verão, de modo que a paternidade fosse um trabalho de tempo integral para os homens.

Q. Uma narração do comediante Jeff Foxworthy foi finalmente adicionada à série. Por quê?

PARA. Em seu humor, Jeff faz observações sobre a família e os relacionamentos entre maridos, esposas e filhos. Ele também vem de uma cidade menor do sul. Ele mais ou menos se tornou outro personagem nesta cidade. Mas não é necessariamente uma narração cômica. É temperado muito levemente.

Q. Você acompanhou as mulheres?

PARA. Definitivamente, estamos em contato com as mulheres. Yemassee é uma comunidade de concurso; é muito o que eles fazem. E muitas dessas mulheres pela primeira vez não levaram suas filhas ao concurso, então elas não sabiam o resultado. Eu estava no acampamento feminino quando estávamos filmando, e elas se sentiram muito sortudas por sua cidade ter sido escolhida.

Mas foi difícil. Uma mulher disse: Estou ansiosa por esta semana apenas para poder ter uma conversa adulta. Mas devo dizer que não me sinto completo por não tê-los por perto.

Q. Então, alguém acabou saindo para sempre depois que a semana acabou?

PARA. Oh, eu não quero estragar isso. Sim, tivemos mulheres que não puderam ficar a semana inteira.

Q. Eu quis dizer, alguém decidiu deixar seus maridos?

PARA. Oh, partiu para sempre? Não! Talvez na próxima temporada.