The Crown 4ª temporada: How Much of It is True?

‘The Crown’ narra a vida da Rainha Elizabeth II de 1947 ao século 21. A 4ª temporada gira em torno do relacionamento da rainha com a ex-primeira-ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher, e o papel de Lady Diana na família real. Esta temporada também cobre o relacionamento do Príncipe Charles e da Princesa Diana, as viagens reais, como a turnê pela Austrália e Nova Zelândia em 1983 e a viagem solo da Princesa Diana a Nova York em 1989.

O funeral de Lord Mountbatten, a Guerra das Malvinas e a invasão de Michael Fagan no Palácio de Buckingham são alguns dos eventos que acontecem na quarta temporada. A história real britânica é um assunto popular entre cineastas e espectadores. A série é criada por Peter Morgan, que é conhecido por ter uma licença dramática, mas com uma recriação precisa de algumas das fotos mais icônicas da história da família, os fãs podem se perguntar o quanto da 4ª temporada é exata. Aqui está o que sabemos!

A 4ª temporada da Crown é baseada em uma história verdadeira?

Sim, a 4ª temporada de ‘The Crown’ é baseada em uma história verdadeira. Embora parte dela seja dramatizada, a 4ª temporada, assim como o resto das temporadas, é baseada em eventos históricos. O primeiro episódio mostra a morte de Lord Mountbatten (também conhecido como Uncle Dickie) em uma explosão de barco causada pelo IRA. Embora tenha acontecido da maneira como é mostrado na tela, ele não morreu imediatamente. Ele foi retirado vivo e morreu ao ser levado para a costa.

O neto do tio Dickie, Nicholas, e a viúva Lady Brabourne (Doreen) também perderam a vida na mesma explosão. Não vemos a morte de Doreen em 'A Coroa'. O primeiro encontro épico do Príncipe Charles e Lady Diana na série é bastante diferente da realidade. O Príncipe Charles foi muito mais ousado com ela do que foi descrito. No entanto, é verdade que ele perseguiu Diana e a convidou para conhecer sua família em Balmoral. O programa exerce uma licença dramática ao destacar a incerteza de Charles enquanto Philip o empurra a pedir Diana em casamento.

A viagem do Príncipe Charles e da Princesa Diana pela Austrália e pela Nova Zelândia é retratada com bastante precisão em termos da dinâmica entre os dois. Embora Diana seja extremamente popular entre as pessoas, Charles começa a se sentir um pouco ofuscado. Há uma cena em que Diana faz uma referência a Charles usando abotoaduras durante sua lua de mel, que foram presenteadas a ele pelo pai de Camilla; isso realmente aconteceu. Enquanto eles pareciam um casal de sonho em público, seu relacionamento real nos bastidores é retratado de forma bastante realista na série.

O sétimo episódio da 4ª temporada mostra a Rainha Margaret descobrindo que ela tem duas primas escondidas, Nerissa e Katherine Bowes-Lyon. É verdade que as duas irmãs nasceram com deficiências graves e foram internadas no Royal Earlswood Hospital, uma instituição de saúde mental em Redhill, Londres. Diz-se que Nerissa e Katherine saudaram a rainha e a rainha-mãe com uma reverência profunda, mesmo quando as viam na tela da televisão. A edição de 1963 do Burke’s Peerage listou que Nerissa e Katherine morreram em 1940 e 1961, respectivamente, enquanto ambas estavam vivas. A série retrata um relato ficcional da reação da família às notícias sobre as duas irmãs.

A 4ª temporada também vê a invasão de Michael Fagan no Palácio de Buckingham, cujos detalhes não são totalmente precisos. Fagan não foi contatado antes de incluir esse incidente na história. Segundo ele, não foi a primeira vez que entrou furtivamente nas instalações reais. O encontro entre Fagan e a Rainha na série é uma dramatização do que aconteceu. Fagan não foi levado ao chão pela polícia, mas foi escoltado para fora do quarto da Rainha, embora tenha passado três meses em um hospital psiquiátrico, como a série revela. Ele também afirmou que os dois nunca falaram sobre Margaret Thatcher.

Há uma ligeira diferença em relação à representação do filho desaparecido de Margaret Thatcher. Ele realmente havia desaparecido no deserto do Saara, mas não foi na época em que as Malvinas foram invadidas. No entanto, a série começa na tangente dos acontecimentos reais, especialmente os de natureza política. ‘A Coroa’ mostra Margaret Thatcher correndo para encontrar a Rainha, pedindo a ela que dissolva o Parlamento para salvá-la da renúncia. Isso não aconteceu. Thatcher era conhecida por seu profundo respeito pelas regras constitucionais.

A amizade da rainha e Margaret Thatcher foi baseada na admiração mútua, pois elas reconheceram a força pessoal e a coragem que cada uma delas exemplificou. A série mostra uma relação um tanto complicada entre os dois. No entanto, o encontro final da temporada tem mais peso no que diz respeito à autenticidade de seu relacionamento, que continuou até a morte de Thatcher em 2013.