Elizabeth Wilson, vencedora do Tony com um pé em Hollywood, morre aos 94

A partir da esquerda, Elizabeth Wilson, como uma nêmesis para Jane Fonda e Lily Tomlin na comédia de 1980 de 9 a 5.

Elizabeth Wilson, uma atriz que se destacou no palco, na televisão e em filmes como The Graduate e das 9 às 5 em papéis coadjuvantes que muitas vezes eram substanciais, mas raramente glamorosos, morreu no sábado em New Haven. Ela tinha 94 anos.

Sua morte foi confirmada por Elizabeth Morton, uma amiga íntima que ela considerava uma filha.

A Sra. Wilson sabia desde cedo que queria ser atriz, mas ela nunca se interessou em ser uma estrela.

Na década de 1940, ela disse à revista Connecticut em 2012, eu estava fazendo algo chamado Equity Library Theatre em Nova York, quando uma companhia de cinema veio ver a peça em que eu estava e me ofereceu um contrato. Mas o negócio era que meu nariz era muito grande e eles queriam que eu fizesse uma cirurgia. Minha mandíbula estava torta e eu teria que consertá-la também. E eles não gostaram do meu nome; era muito comum. Eu deveria mudar essas coisas e eles me assinariam um contrato de vários anos.

Não sei como consegui fazer isso, mas disse: ‘Acho que não’. Imagine! Eu não posso acreditar que tive a sabedoria.

Ao que tudo indica, ela sempre se contentou em ser uma atriz de personagem, mais reconhecível pelo rosto do que pelo nome. Esse rosto - igualmente capaz de projetar esnobismo, tristeza e uma excentricidade vencedora - foi visto com frequência em uma carreira que durou quase 70 anos.

Ela ganhou um Tony Award em 1972 por sua interpretação da mãe cega de um veterano da Guerra do Vietnã emocionalmente ferida no angustiante drama anti-guerra de David Rabe, Sticks and Bones. Ela ganhou o Obie Awards por seus papéis em Taken in Marriage em 1979 e Anteroom em 1986.

Ela foi indicada ao Emmy por seu papel de mãe rica, mas indefesa, de uma mulher (Lee Remick) que trama matar seu pai na minissérie baseada em uma história verdadeira Quebra-nozes: Dinheiro, Loucura e Assassinato (1987 )

As mães eram uma especialidade particular. Havia algo em sua aparência e maneiras - o fato de ela ter um imponente 1,50 metro pode ter algo a ver com isso - que levou os diretores a escalar Wilson, que nunca teve filhos, como mãe quase desde o início de sua carreira.

Ela ainda estava na casa dos 20 anos quando interpretou uma mãe pela primeira vez, em uma produção de Springtime para Henry, que viajou pelo Japão após a Segunda Guerra Mundial sob os auspícios dos EUA.

Na tela, ela interpretou a mãe frequentemente confusa de Benjamin Braddock de Dustin Hoffman em The Graduate (1967), a mãe aristocrática de Charles Van Doren de Ralph Fiennes em Quiz Show (1994) e a intrigante mãe de um impostor (Christopher Lloyd) que afirmava ser Uncle Fester in The Addams Family (1991). (No final, o impostor é revelado como o verdadeiro Fester.)

Crédito...Sara Krulwich / The New York Times

No palco, seus papéis incluíram a Sra. Peachum, cuja filha se casou com o notório Mack the Knife, em uma revivificação de The Threepenny Opera em 1976. Seu último papel materno, como a mãe de Franklin D. Roosevelt de Bill Murray em Hyde Park em Hudson (2012), também foi seu último papel de qualquer tipo.

Provavelmente sua atuação cinematográfica mais conhecida, e certamente a mais substancial, não foi como uma mãe, mas como Roz, a inesquecível informante de escritório e a nêmesis dos trabalhadores oprimidos interpretados por Dolly Parton, Lily Tomlin e Jane Fonda, no sucesso de 1980 9 para 5.

Elizabeth Welter Wilson nasceu em 4 de abril de 1921, em Grand Rapids, Michigan, filha de Henry Dunning Wilson, um agente de seguros, e da ex-Marie Ethel Welter. Ela se mudou para Nova York após o colegial e estudou com Sanford Meisner no Neighbourhood Playhouse.

Quando ela não conseguiu encontrar trabalho em seus primeiros anos em Nova York, a Sra. Wilson trabalhou com o Barter Theatre em Abingdon, Va., Onde conheceu o ator Fritz Weaver, com quem esteve romanticamente envolvida por um tempo.

Seu primeiro papel na Broadway foi uma professora solteirona em Piquenique em 1953. (Ela faria o mesmo papel na versão cinematográfica dois anos depois.) Seu último foi residente de uma casa para atrizes aposentadas na revivificação de Waiting in the Wings de Noël Coward, que também foi a despedida de Lauren Bacall na Broadway.

Ela interpretou uma das quatro irmãs mais velhas na aclamada produção de 1980 de Morning's at Seven e uma mulher fugindo de um perigo não especificado na revivificação de A Delicate Balance de Edward Albee, em 1996, uma performance que Vincent Canby do The New York Times chamou de patética e ameaçadora. acrescentando, você não pode pedir mais.

Os primeiros papéis da Sra. Wilson no cinema incluíram a amarga secretária pessoal de uma estrela de cinema condenada em A Deusa (1958) e uma garçonete deselegante no clássico de Alfred Hitchcock, Os Pássaros (1963).

Sua carreira na televisão começou com o drama de Rod Serling, de 1955, Patterns e terminou com um episódio de Law & Order: Criminal Intent em 2002. Ela era prima de Edith Bunker em um episódio de All in the Family de 1975 e a esposa de Barnard Hughes na sitcom Doc (1975 -76).

Ela era a atriz favorita de Mike Nichols, que depois de dirigi-la em The Graduate a escalou para seus filmes Catch-22 (1970), The Day of the Dolphin (1973) e Regarding Henry (1991), e na Broadway em seu revival de 1973 do tio Vanya.

A Sra. Wilson deixa uma irmã, Mary Muir Wilson, com quem ela vivia em Branford, Connecticut, e várias sobrinhas e sobrinhos.

Ela nunca se casou, embora tenha dito a um entrevistador em 2013 que ela conheceu muitos cavalheiros interessantes na situação de trabalho, dois dos quais (ela não os nomeou) ela estava perdidamente apaixonada.

Mas naquela época, ela acrescentou, se uma mulher se casasse, eles tinham que parar o que estavam fazendo e ficar em casa e constituir família. Eu não queria fazer isso e agora, graças a Deus, você não precisa.