O nascimento do dragão é baseado em uma história verídica?

‘Birth of the Dragon’ é um drama de artes marciais de 2016 ambientado no cenário das artes marciais da década de 1960 em São Francisco. O filme segue Bruce Lee como um jovem treinador de artes marciais e seu aluno enquanto eles embarcam em uma batalha contra a máfia local. O ponto alto do filme acontece quando Lee enfrenta outro mestre de kung fu, Wong Jack Man, em uma batalha épica. Os legados dos dois mestres das artes marciais e a vida de uma jovem dependem do resultado da batalha lendária, que envolve tanto proezas físicas quanto filosofias concorrentes. Então, quanto de ‘Nascimento do Dragão’ e seu confronto épico são realmente verdadeiros? Vamos descobrir.

O nascimento do dragão é baseado em uma história verídica?

‘Nascimento do Dragão’ é parcialmente baseado em uma história verdadeira. O filme é inspirado na lendária batalha entre Bruce Lee e Wong Jack Man ocorrida em 1964. No entanto, além desses dois personagens, o resto das situações e personagens do filme são fictícios, tornando-se uma narrativa ficcional inspirada em eventos reais, em oposição a ser baseado em eventos verdadeiros. Escrito por Stephen J. Rivele e Christopher Wilkinson, o filme também aparentemente se inspira no artigo de Michael Dorgan - ‘Bruce Lee’s Toughest Fight.’

O filme acompanha o tempo de Lee em San Francisco, onde dirige uma escola de artes marciais. Seu aluno, Steve McKee, de cuja perspectiva a história se desenrola, se apaixona por uma garota refém da máfia local de Chinatown, e sua única chance de salvá-la é precipitar um confronto direto entre Lee e Man. O personagem de McKee é vagamente baseado em Steve McQueen, que estudou kung fu com Lee. No entanto, a narrativa do filme e o que realmente aconteceu divergem essencialmente em quase todos os aspectos.

A batalha épica de Lee e Man aconteceu do outro lado da baía de Oakland, onde Lee passou seus anos de formação após vir para a América. Também não foi uma luta divulgada e, segundo consta, foi testemunhada por pelo menos sete pessoas. Isso incluía a esposa grávida de Lee, Linda, e seu amigo e colega James Lee. Os outros cinco espectadores vieram do lado do Homem.

A verdadeira origem da luta também está muito longe da donzela em perigo e do cenário da máfia local retratado em ‘Nascimento do Dragão’, e remonta ao público de Lee desdém para os mestres de artes marciais mais tradicionais e os estilos que ensinavam a seus alunos. Lee, que passou sua adolescência imerso no estilo de kung fu Wing Chun simplificado e orientado para resultados na escola de Ip Man em Hong Kong, descobriu que os estilos predominantes ensinados na América eram mais focados no espetáculo do que na luta em si. Suas demonstrações, discursos e até mesmo o livro publicado por ele, 'Chinese Gung-Fu: The Philosophical Art of Self Defense', detalhavam como seu estilo de Wing Chun superava o de muitos mestres respeitados.

Wong Jack Man, um praticante do estilo Shaolin de kung fu, era um recém-chegado da China aos Estados Unidos. A razão de ele ter sido atraído para uma briga com Lee permanece contestada. Uma teoria é que o homem planejou abrir sua própria escola de artes marciais e lutou para se promover. Também há suporte para a possibilidade de que ele foi de alguma forma persuadido a aceitar o desafio sem saber a verdadeira gravidade e as nuances da situação. Em ambos os casos, a luta aconteceu em uma pequena escola de kung fu em Oakland e teve apenas alguns espectadores.

Quanto ao desfecho da luta, o filme mais uma vez diverge da história, pois mostra a aproximação dos dois lutadores que então se unem com o objetivo comum de enfrentar a máfia local. Na realidade, tanto Lee quanto Man afirmaram não ter perdido a luta em seu rescaldo. No entanto, o encontro com o Homem aparentemente levou Lee a repensar seu próprio estilo, cujas falhas foram possivelmente reveladas à icônica figura do kung fu durante o confronto.

'Birth of the Dragon' se inspira em uma breve mas lendária batalha entre dois jovens mestres do kung fu em 1964. No entanto, a licença dramática abrangente do filme mantém grande parte da narrativa completamente fictícia e se concentra no personagem de Steve McKee, de cuja perspectiva a história é contado. A polêmica luta entre Lee e Man continua sendo um assunto esquivo e calorosamente debatido até hoje, e é possivelmente por isso que tantas liberdades são freqüentemente tomadas com sua representação.