O Maligno é baseado em uma história verdadeira?

‘Maligno’ é um thriller de terror que segue uma jovem chamada Madison que é assombrada por visões de assassinatos horríveis. Ela logo percebe que suas alucinações são, de fato, reais e então é assombrada pela criatura sem rosto que perpetrou os crimes. Sua conexão com o ser vil remonta à sua infância, e uma tentativa de descobri-la a leva por um caminho profundamente perturbador repleto de assassinatos sangrentos. Uma história verdadeiramente horrível que combina o suspense de um mistério de assassinato com a natureza surreal de um filme de terror, ‘Malignant’ mantém o público ansioso por uma variedade de razões. Então, isso poderia ser verdade? Nós decidimos descobrir.

O Maligno é baseado em uma história verdadeira?

Não, ‘Maligno’ não é baseado em uma história verdadeira. O filme é baseado em uma obra de ficção original do diretor e co-roteirista James Wan (‘Insidious’, ‘The Conjuring’, ‘Saw‘), juntamente com Ingrid Bisu e Akela Cooper. O filme se originou em grande parte do desejo de Wan de romper com suas franquias de terror multi-sequências de grande sucesso e se concentrar em um filme que lhe permitisse experimentar. ‘Maligno’, portanto, dá ao cineasta a chance de mergulhar em um território novo e experimental, ao mesmo tempo que lembra seus filmes anteriores, que eram mais diretos e horríveis. Ele afirmou que ‘Maligno’ foi feito com a intenção de ser uma antítese de seus outros filmes e que os fãs em busca de sustos semelhantes aos de seus filmes ‘O Conjurando’ ou ‘Insidioso’ podem ficar desapontados.

No entanto, desapontado é provavelmente uma das últimas palavras que vêm à mente quando a incursão de Wan em experiências com a produção de filmes de terror está em questão. O prolífico cineasta - que é conhecido por criar algumas das franquias de terror de maior sucesso do mundo - aparentemente experimentou extensivamente com próteses e efeitos visuais e práticos na produção de seu filme, que é algo que ele aparentemente foi incapaz de fazer do mesmo extensão com seus projetos de terror anteriores. Isso resultou em um filme decididamente com mais sangue e coragem e um vilão central mais físico do que o estilo de casa mal-assombrada que seu trabalho recente refletia.

Na verdade, é tão diferente de 'Maligno' de seu trabalho recente que o filme foi comparado ao cinema de Giallo - um estilo de produção cinematográfico em grande parte italiano que atingiu o pico de popularidade na década de 1970 e era conhecido por combinar elementos de terror e suspense, embora geralmente se afastasse de outros aspectos sobrenaturais. Os filmes gravitaram especialmente em direção à violência gráfica, algo que o filme de Wan também faz, e por meio do qual também remete a seus filmes anteriores como 'Jogos Mortais', que eram conhecidos por seu sangue revirar o estômago. Em suas próprias palavras, Wan descreve sua visão de 'Maligno' como um thriller investigativo tradicional que também contém cenas de ação violenta.

No final das contas, ‘Maligno’ definitivamente não é baseado em uma história verdadeira, e suas origens são, na verdade, exatamente o oposto. O filme é uma tentativa de um conhecido cineasta do gênero de terror de romper com os temas e tropos que povoaram suas franquias de enorme sucesso e explorar novos elementos na produção de filmes pelos quais ele tem curiosidade. Como as técnicas, o enredo é completamente original e dá a Wan um novo território para explorar e criar algo totalmente diferente, que também agrada aos fãs de seus trabalhos anteriores.