Os filhos de Albion do Slow Horses são baseados em um grupo extremista real?

'Slow Horses' segue a equipe menos que estelar de agentes de inteligência britânicos relegados ao secundário filial do MI5 com sede em Slough House . Liderados (por trás) pelo desagradáveis, mas brilhante Jackson Lamb (Gary Oldman), a equipe é colocada em ação quando um jovem estudante é sequestrado por um grupo extremista chamado Filhos de Albion.

Apesar da tendência do humor britânico seco que torna a série Apple TV+ tão divertida, ela também tem um enredo suficientemente complexo que às vezes parece refletir os eventos atuais. Os algozes de Hassan nos fizeram pensar se os Filhos de Albion, como visto em 'Slow Horses', poderiam ser baseados em um grupo extremista real. Aqui está o que encontramos. SPOILERS À FRENTE.

Sons of Albion é baseado em um grupo extremista real?

No episódio de abertura da série , um comediante e estudante universitário, Hassan Ahmed, é sequestrado por um grupo que posteriormente lança um vídeo assumindo a responsabilidade pelo sequestro e ameaçando matar seu refém. O grupo se apresenta como os Filhos de Albion, e logo fica claro que é composto por nacionalistas racistas que são contra os imigrantes no Reino Unido.

‘Cavalos Lentos’ é baseado nos romances do escritor de suspense e mistério Mick Herron, cujos livros são em grande parte fictícios. No entanto, Herron se inspira em situações do mundo real e até locais. Seu romance de 2021 'Slough House' se refere obliquamente ao Brexit e até mesmo ao Caso de envenenamento Skripal .

O grupo extremista chamado Filhos de Albion, embora sem referências tão óbvias a quaisquer grupos ou incidentes da vida real, pode ser vagamente inspirado por algumas fontes diferentes. Em primeiro lugar, a palavra Albion é uma palavra arcaica que se refere à Grã-Bretanha, muitas vezes usada poeticamente. Assim, os Filhos de Albion parece ser um nome óbvio para um grupo de nacionalistas, especialmente aqueles que querem voltar aos tempos antigos, quando a população do país não era tão diversificada.

Agora, indo um pouco mais longe, os Filhos de Albion do romance de 2010 de Herron, Cavalos Lentos, poderiam se basear em um livro lançado no ano anterior. Intitulado ‘Sons of Albion: The Inside Story of the Section 5 Squad Incorporating the Clubhouse and Smethwick Mob 30+ Years of West Brom’s Hooligan Firms’, o livro se concentra na história da violência no futebol em torno do clube de futebol West Bromwich Albion.

Uma das empresas de apoio do clube era conhecida como Seção 5, com membros mais jovens formando um subgrupo chamado Albion Youth. Mais notavelmente, a Seção 5 era conhecida por sua inclusão de membros multirraciais em uma época em que a homogeneidade étnica e atitudes racistas geralmente marcavam o vandalismo no futebol. Isso faria com que chamar os obviamente racistas Filhos de Albion em ‘Slow Horses’ fosse uma referência irônica à empresa da Seção 5. Isso não está oficialmente confirmado e pode ser mera especulação. No entanto, um dos jovens membros do grupo extremista do programa menciona suas habilidades no futebol, mas é no contexto dos consoles de jogos.

Herron parece excepcionalmente proficiente em extrair de uma variedade de fontes, dando a suas histórias de espionagem uma sensação distintamente realista. O grupo extremista de seus livros (e a série subsequente baseada nos livros) parece ser produto da imaginação do escritor com possível inspiração em algumas outras referências a Albion. É claro que Herron provavelmente também se baseou em ocorrências gerais de extremismo e violência no mundo real, mas não especificamente. Assim, os Filhos de Albion, como visto em 'Slow Horses', não é baseado em um grupo extremista real.