O Meicho Shimbun do Tokyo Vice é um verdadeiro jornal japonês?

Crédito de imagem: Eros Hoagland / HBO Max

Baseado no livro de memórias de 2009 ‘Tokyo Vice: An American Reporter on the Police Beat in Japan’ pelo jornalista investigativo da vida real Jake Adelstein, ‘Tokyo Vice’ é um show que explora o que acontece depois que a escuridão desce na Terra do Sol Nascente. A série segue uma versão ficcional e dramatizada de Adelstein (Ansel Elgort) quando ele começa a trabalhar como repórter em Tóquio em 1999. Inicialmente, ele fica desiludido com seu trabalho, percebendo pela primeira vez que a agitada cultura de trabalho japonesa existe no indústria de notícias também. Chega até a desprezar o que percebe como a mundanidade de seu trabalho.

Adelstein atrai o interesse da yakuza e da polícia, e as coisas começam a mudar drasticamente. Depois de estudar literatura japonesa por três anos na Sophia University, Jake faz o exame de admissão para o Meicho Shimbun, um importante jornal de língua japonesa com 12 milhões de circulação diária. Embora ele estrague o exame por não perceber algumas das perguntas, ele ainda consegue uma pontuação alta e consegue o emprego, tornando-se o primeiro gaijin ou estrangeiro a trabalhar lá. Se você está se perguntando se o 'Meicho Shimbun' é um jornal de verdade, nós o cobrimos. SPOILERS À FRENTE.

O Meicho Shimbun é um verdadeiro jornal japonês?

Não, o Meicho Shimbun não é um jornal japonês de verdade. No entanto, parece ser inspirado no jornal japonês da vida real, Yomiuri Shimbun. Adelstein trabalhou lá por 12 anos entre 1993 e 2005. Como mostra o programa, ele foi o primeiro funcionário não japonês em seu local de trabalho. Yomiuri é supostamente o maior jornal do mundo em termos de circulação (7,9 milhões da edição da manhã em abril de 2021). Em 2010, o jornal ganhou entrada no Guinness Book of World Records para a maior circulação diária do jornal (mais de 10 milhões da versão matinal na época).



Crédito de imagem: Eros Hoagland / HBO Max

' data-medium-file='https://thecinemaholic.com/wp-content/uploads/2022/04/tokyo-vice-kjhkiu.jpg?w=300' data-large-file='https://thecinemaholic .com/wp-content/uploads/2022/04/tokyo-vice-kjhkiu.jpg?w=1024' class='size-full wp-image-535459' src='https://thecinemaholic.com/wp- content/uploads/2022/04/tokyo-vice-kjhkiu.jpg' alt='' tamanhos='(max-width: 1024px) 100vw, 1024px' />

Crédito de imagem: Eros Hoagland / HBO Max

Yomiuri é uma publicação conservadora fundada em 1874. Com sede em Otemachi em Chiyoda, Tóquio, Yomiuri é publicada em várias cidades do Japão, incluindo Tóquio, Fukuoka e Osaka. Seus maiores concorrentes são o Asahi Shimbun, com sede em Osaka, e o Chunichi Shimbun, com sede em Nagoya. Enquanto Asahi é uma saída liberal, Chunichi se inclina para visões social-democratas. Em 1949, o jornal fundou um prêmio literário. Os vencedores anteriores do Prêmio Yomiuri incluem Haruki Murakami (ficção), Yukio Mishima (drama) e Haruo Satō (poesia e haiku).

Cerca de um ano depois que Adelstein ingressou no Yomiuri, ele começou a reportar sobre a Divisão de Controle do Crime Organizado na província de Saitama. Em 1999, começou a escrever sobre o Kabukicho zona de meretrício. Três anos depois de deixar o Yomiuri, Adelstein escreveu uma reportagem em O Washington Post , onde ele alegou que o FBI deixou Tadamasa Goto, um suposto líder da yakuza popularmente conhecido como John Gotti do Japão, entrar nos EUA para um transplante de fígado na UCLA em troca de informações sobre membros de sua família criminosa.

Copyright © Todos Os Direitos Reservados | cm-ob.pt