The Wasteland é baseado em uma história real?

Crédito da imagem: Lander Larrañaga/Netflix

Originalmente intitulado 'El Páramo', o filme espanhol da Netflix 'The Wasteland' gira em torno de Diego, sua mãe Lucía e seu pai Salvador, que vivem em um barraco isolado. Dirigido por David Casademunt, o filme de terror progride pela sobrevivência da família, que é desafiada por uma criatura misteriosa que eles identificam como a Besta. Alternativamente intitulado 'The Beast', o filme retrata um conto angustiante que serpenteia entre ser um thriller psicológico e horror, juntamente com referências históricas. Como os esforços fascinantes de Diego para conquistar a Besta conseguem agitar a alma dos espectadores, deve-se estar se perguntando se o filme é baseado em fatos reais. Vamos descobrir!

The Wasteland é uma história verdadeira?

Não, ‘The Wasteland’ não é baseado em uma história real. A história arrepiante de Diego e a Fera é inteiramente fictícia e é concebida pelo diretor David Casademunt. De acordo com para o próprio diretor, ‘The Wasteland’ é um filme sobre os demônios que temos dentro, como esses demônios nos transformam em adultos defeituosos. Dentro do tropo de uma narrativa de terror, Casademunt explora a profundidade e o terror da perda da inocência infantil no filme.

A principal inspiração para a criação do filme vem da própria infância de Casademunt. Lidar com a morte do pai e passar por um ano de doença grave mudou a vida do diretor. A solidão que se seguiu durante seus anos de formação influenciou principalmente o filme. O horror da solidão que sofreu tornou-se a base dos medos que Diego experimenta no filme. Em uma entrevista concedida em janeiro de 2022, Casademunt disse que seu principal interesse no filme era a perda da infância de Diego quando o medo se aproximava dele.

Casademunt aparentemente se identificou com Diego como seu alter-ego. O salto repentino de Diego para o mundo das responsabilidades de proteger sua mãe e a perda da inocência que acontece gradualmente são elementos do filme que repercutem pessoalmente no cineasta. Essas dimensões sutis e psicológicas – relativas à degradação da infância – estão entrelaçadas com um conto paranormal no filme. A entidade identificada como a Besta no filme também pode ser percebida como uma figura alegórica das tensões psicológicas, medos e solidão que Diego experimenta enquanto vive dentro de um barraco isolado.

O pano de fundo histórico de ‘The Wasteland’ não é acidental. A decisão de colocar a narrativa em um passado distante foi tomada por Casademunt para homenagear 'Coração Valente', que o influenciou imensamente. No entanto, a relevância do pano de fundo histórico no filme não termina com isso. Os eventos do filme se passam no século 19, um dos momentos mais turbulentos da história da Espanha. A monarquia absoluta de Fernando VII da Espanha e as inúmeras guerras que aconteceram uma após a outra no país foram uma parte fundamental da Espanha do século XIX.

A apreensão e o terror criados pelas guerras são presenças sutis e influentes na vida de Diego e sua família no filme. Tal fundo aumenta o pavor e o alarme que rondam a família. No vestuário de um filme de terror, The Wasteland, de Casademunt, oferece uma exploração psicológica única e multidimensional. Mesmo distanciando-se de fatos reais, o filme leva o espectador a contemplar a realidade da solidão. E é assim que o filme consegue se enraizar em nossas mentes.