É possível ser virgem grávida. Essa foi a piada inicial de Jane, a Virgem da CW. A primeira temporada terminará na segunda-feira, tendo entregue outro milagre: um programa de TV que explora os estereótipos mais antigos sobre os hispano-americanos e os vira de cabeça para baixo.
Jane the Virgin é uma visão deliciosa e estonteante de três gerações de latinas em Miami - uma comédia romântica maluca servida como uma paródia de uma novela.
E a etnia dos personagens principais é crucial e irrelevante.
A heroína, Jane (Gina Rodriguez), é uma garçonete e aspirante a escritora que fez voto de não ter sexo antes do casamento. Ela tem um noivo, mas por causa de uma confusão médica, Jane é artificialmente inseminada com o esperma do homem alto, moreno e bonito que ela tem uma queda, que também é seu chefe.
A história é adaptada de uma novela venezuelana, Juana la Virgen, mas a versão americana é um conto de fadas ridículo. O design do cenário é tão caprichoso quanto o roteiro: os interiores dos hotéis de Miami em cores vivas parecem ter sido projetados por Tory Burch com psilocibina.
Um narrador latino-lovery anota a ação com aparências sardônicas. Emojis explícitos, bolhas de informações, trocas de mensagens de texto e hashtags servem como uma espécie de coro grego pop-up.
A televisão este ano ofereceu engenhosidade, humor, desafio e esperança. Aqui estão alguns dos destaques selecionados pelos críticos de TV do The Times:
Em um episódio, a avó de Jane, Alba (Ivonne Coll), é internada no hospital após um acidente e é forçada a revelar que está no país ilegalmente e pode ser deportada. A tela piscou #immigrationreform.
A abordagem é irreverente, mas também familiar e íntima. Jane, a Virgem, usa toda essa distância irônica para atrair os espectadores.
Os personagens às vezes falam em espanhol, mas sua etnia mal é mencionada, assim como a raça raramente é mencionada no Império, um olhar sobre sexo, dinheiro e poder no negócio do hip-hop. Esse sucesso da Fox é um dos poucos programas da rede com um elenco quase inteiramente afro-americano, mas a raça não é a força motriz. O mundo da música é um meio glamoroso, da mesma forma que o negócio do petróleo do Colorado foi o pano de fundo da Dinastia.
Olhando, uma série da HBO sobre gays em São Francisco que acabou de terminar depois de duas temporadas, não era tão engraçada quanto Jane the Virgin ou tão divertida quanto Empire, mas também ofereceu uma imersão total em uma cultura homogênea - a única coisa que ninguém está procurando Olhar é um homem heterossexual.
ImagemCrédito...Patrick Wymore / The CW
E essa é uma mudança perceptível. Antigamente, quando a diversidade na televisão era relativamente incomum, os programas frequentemente recorriam a fazer da raça, gênero ou orientação sexual um ponto de virada; as minorias serviram como catalisadores para a tensão dramática ou mal-entendidos cômicos.
Os estereótipos foram enfatizados e as mulheres latinas em particular foram escaladas principalmente como empregadas domésticas ou lugares sexuais - Rosario em Will & Grace, ou Gloria em Modern Family.
George Lopez, que foi exibido na ABC de 2002 a 2007, tinha um elenco predominantemente hispânico e fazia questão de evitar caricaturas fáceis, mas ainda estava preso às convenções e clichês da sitcom de múltiplas câmeras.
Mesmo agora, muitos seriados ainda usam as origens dos personagens para criar uma ideia de peixe fora d'água. A ABC sozinha apresentou três sitcoms no outono passado que giram em torno de uma colisão cultural. No Cristela, que foi cancelado na semana passada, um estudante latino-americano de direito estagia em um escritório de advocacia chique, todo branco. Em Fresh Off the Boat, uma família asiático-americana tenta navegar no mundo estranho de Orlando, Flórida. Black-ish é o melhor de todos, possivelmente porque tem uma versão mais fresca e mais divertida da assimilação: O pai afro-americano acha que seus filhos estão tão integrados à riqueza sem raízes de Los Angeles que ele tem que ensiná-los sobre sua herança?
Ugly Betty, uma série da ABC que começou em 2006, era uma adaptação solta de uma novela colombiana e tinha a mesma mistura de doçura e sarcasmo de Jane, a Virgem. Mas mesmo naquele show, o status de minoria da heroína foi enfatizado. Betty era uma mexicana-americana deselegante do Queens que tentava se tornar assistente de uma revista de moda esnobe.
A Lifetime’s Devious Maids zomba dos estereótipos, mas está enraizada na divisão de classes entre empregadores brancos esnobes e suas empregadas domésticas hispânicas.
Em Jane, o personagem principal é uma garçonete; sua mãe, Xiomara (Andrea Navedo), é uma cantora sexy, mas elas não enfrentam preconceitos sociais nem tentam superar suas origens. É Miami - quase todo mundo tem raízes latinas.
Principalmente, Jane é uma virgem grávida dividida entre um bom e chato detetive de polícia, Michael (Brett Dier), e Rafael (Justin Baldoni), um arrojado e casado dono de hotel. Rafael e sua esposa sexy e traiçoeira, Petra (Yael Grobglas), se divorciam, mas Petra fica por perto para criar problemas, incluindo casos com gêmeos bons e maus.)
Todos naquele programa têm complicações românticas absurdas, incluindo Xiomara, uma mãe solteira que reacende seu romance com o pai de Jane, há muito perdido, Rogelio (Jaime Camil), uma estrela hilariante vaidosa e estúpida de uma telenovela popular. (Eu levo meu ofício muito a sério, o que você pode ver pelo meu uso da palavra 'ofício', Rogelio diz.)
Até a profundamente religiosa Alba - que responde em espanhol mesmo quando em inglês e é tão devota e pudica que fez Jane prometer permanecer virgem até o casamento - tem uma paixão secreta. Infelizmente, ninguém disse a Alba que o cavalheiro da corte é um padre. A religião, como raça ou classe, é tratada como apenas mais uma parte orgânica da vida, não um momento de ensino.
Jane the Virgin é um redemoinho inspirado de música latina, romance e novela kitsch que leva sua identidade étnica como um dado. E isso o torna um show que não deve ser dado como certo.