Resenha: Purple Hearts é uma história de amor mal concebida

Um dos dispositivos de enredo mais potentes no gênero romance é o tropo de inimigos para amantes. Isso resultou em muitos hits como ' Orgulho e Preconceito ' e ' 10 coisas que eu odeio em você '. A própria Netflix se beneficiou muito disso por meio dos relacionamentos retratados em seus programas de TV como ‘ Bridgerton ', ' Eu nunca ' e ' Educação sexual '. A coisa sobre esses filmes e shows é que o tropo funciona extremamente bem por causa dos personagens convincentes e de um terreno comum suficiente para eles deixarem de lado suas diferenças e se apaixonarem. ' Corações roxos ’, por outro lado, nunca atinge essa marca.

Crédito da imagem: Mark Fellman/Netflix

O filme da Netflix começa com uma aspirante a cantora e compositora tentando manter seus problemas financeiros sob controle trabalhando em vários empregos. As coisas pioram quando ela fica sem medicação para diabetes tipo I, que ela descobriu que tem apenas seis meses atrás. O sistema de saúde falido do país a deixa desesperada para encontrar outra solução, mesmo que ilegal. Quando ela cruza o caminho de Luke, um jovem fuzileiro naval que está pronto para ser destacado em sua primeira turnê, ela imediatamente não gosta dele, embora tenha mais a ver com sua noção preconcebida de soldados e o fato de que os companheiros de Luke são completamente misóginos.

Pessoalmente, Luke não consegue deixar uma marca em Cassie, mas quando ela descobre que se casar com ele poderia lhe dar os benefícios de saúde que ela precisa desesperadamente para se manter viva, ela pensa na prática e decide se casar com ele. Para Luke, também, esse arranjo funciona bem, porque lhe permite benefícios monetários adicionais para cuidar da dívida que ele ainda tem com seu ex-traficante de drogas.

Na superfície, o enredo parece uma excelente receita para algum forte conflito entre os protagonistas que lentamente se apaixonam. Mas à medida que a história se desenrola, a coisa toda começa a desmoronar. O que mais dói no filme são seus personagens. A estranheza inicial entre eles quando se casam e fingem estar apaixonados ajuda a preparar o cenário. Podemos ver claramente que os dois estão desconfortáveis ​​um com o outro, e isso é compreensível porque eles realmente não gostam um do outro em primeiro lugar. Esperava-se que eles lentamente encontrassem uma maneira de contornar isso. Em vez disso, eles se lançam de cabeça em um momento apaixonado que desaparece assim que o sol nasce. E isso continua pelo resto do filme.

A história de amor pela qual devemos torcer nunca realmente tem espaço para florescer em meio a todo o caos nas vidas de Cassie e Luke. Mesmo quando eles deveriam se aproximar, esse constrangimento entre eles não desaparece. Isso se deve à falta de química entre os atores, que de outra forma estão bem por conta própria. Individualmente, Cassie e Luke fazem sentido, mas quando eles se juntam, parece irreal que eles possam manter a farsa pelo tempo que fazem no filme. Além disso, não vemos nada em seu relacionamento que lhes permita evoluir de inimigos para amantes.

A força de caráter que inicia um conflito e depois faz as pessoas gostarem Sr. Darcy e Liz Bennet ou Anthony Bridgerton e Kate Sharma perceber que eles são realmente muito semelhantes, nunca aparece para Cassie e Luke. Enquanto Cassie é uma heroína bastante formidável, Luke nunca combina com sua bravura. Eles começam a se importar um com o outro, mas ainda não é um casamento convincente, o que faz com que se pergunte quanto tempo duraria, mesmo que estivessem juntos de verdade. A falta dessa faísca inerente nos convence de que eles poderiam estar melhor como apenas amigos.

Além de nunca se conectarem, os personagens também fracassam nas ideologias que eles prezam no início. Cassie, especialmente, parece jogar fora seu anti-guerra e anti-qualquer outra coisa que Luke e seus companheiros soldados parecem bater no peito. Ela vai da política de não namorar militares para escrever uma canção sincera sobre os heróis longe de casa. Teria sido mais convincente se o filme tivesse dado a ela a chance de evoluir até esse ponto, mas, como todo o resto, parece correr para cenários crus. Da mesma forma, todas as brigas morais e políticas entre Cassie e Luke simplesmente desaparecem quando eles se casam. Por todas as questões relevantes que o filme tenta focar, ele nunca consegue ir além da superficialidade de seu empreendimento.

A única coisa que pode realmente deixá-lo animado é quando a banda de Cassie está agendada para abrir para Florence + The Machine. O pensamento de ver Florence Welch e ouvi-la cantar quase faz você esquecer todos os suspiros exaustivos e revirando os olhos enquanto assiste ao filme. Mas mesmo nessa frente, não encontramos nada além de decepção.

Classificação: 1,5/5