Crítica: ‘Avenue 5’, da HBO, a Tale of a Fateful Trip (in Space)

A nova comédia de Armando Iannucci, estrelando Hugh Laurie como o capitão de um navio de cruzeiro interplanetário, está muito, muito longe de Veep.

Hugh Laurie interpreta o capitão de um navio de cruzeiro interplanetário 40 anos no futuro na Avenida 5, a primeira comédia de Armando Iannucci na HBO desde Veep, que também contou com Laurie.

A que distância fica a casa de Armando Iannucci nova comédia da HBO, Avenue 5, do anterior, Veep? Cerca de um bilhão de milhas, mais ou menos, ou a distância da Terra a Saturno, onde a nave espacial do título é jogada fora do curso, aumentando muito o tempo que sua carga de turistas azarados terá que gastar em seu cruzeiro interplanetário.

Situado 40 anos no futuro, a bordo de um navio que parece um cruzamento entre a Starship Enterprise e um shopping de luxo, o novo show de Iannucci parece ser uma partida radical da sátira política acre e do momento de Veep e seus série britânica anterior The Thick of It. (Vários desses escritores de programas, incluindo Simon Blackwell, Tony Roche e Will Smith, juntaram-se a ele na Avenida 5.)

Mas há coisas reconhecidamente Iannuccianas sobre este com espacial, que estreia no domingo. Como os políticos e operativos que guiam o navio do estado em Veep, os membros da tripulação do Avenue 5 são um bando frequentemente amoral, mesquinho e briguento, cujo sarcasmo constante fornece a maior parte do humor. Liderando-os está um capitão, interpretado pelo ex-aluno da Veep, Hugh Laurie, que, como a vice-presidente Selina Meyer, não é perfeitamente qualificado para seu cargo.

A melhor TV de 2021

A televisão este ano ofereceu engenhosidade, humor, desafio e esperança. Aqui estão alguns dos destaques selecionados pelos críticos de TV do The Times:

• 'Dentro': Escrito e filmado em uma única sala, a comédia especial de Bo Burnham, transmitida pela Netflix, chama a atenção para a vida na Internet em meio a uma pandemia .
    • ‘Dickinson’: O A série Apple TV + é a história da origem de uma super-heroína literária que é muito séria sobre seu assunto, mas não é séria sobre si mesma.
    • 'Sucessão': No drama cruel da HBO sobre uma família de bilionários da mídia, ser rico não é mais como costumava ser .
    • ‘The Underground Railroad’: A adaptação fascinante de Barry Jenkins do romance de Colson Whitehead é fabulística, mas corajosamente real.

E parece haver uma intenção satírica na Avenida 5, embora um dos maiores problemas do programa, em quatro dos nove episódios da temporada, seja que é difícil dizer quais são os alvos.

As referências ao desastre ecológico na Terra - o Pacífico se tornou tóxico, crianças morreram em uma crise de fome na França - contrastam com a aparente afluência e esquecimento dos passageiros, um bando de idiotas preocupado principalmente com banheiros entupidos. O Avenue 5 em si é um resort flutuante com tudo incluído, brinquedo de um bilionário infantil, Herman Judd (Josh Gad), que supostamente deveria sugerir empreendedores com mentalidade espacial como Elon Musk e Jeff Bezos. (Disseram-nos que Richard Branson teve um fim horrível por causa dos problemas na Terra.)

Quaisquer noções sobre lacunas de riqueza e privatização e dança enquanto a civilização se desintegra meio que flutuam sem peso nesses primeiros episódios, no entanto. O que nos resta é uma comédia de trabalho não muito engraçada, com a graça salvadora de alguns performers talentosos e agradáveis, notavelmente Laurie, Suzy Nakamura (diretora de negócios rígida), Lenora Crichlow (engenheira confiável), Daisy May Cooper (timoneira hilariamente séria ) e Zach Woods (contato sem noção das relações com os passageiros, redirecionando seu desempenho do Vale do Silício).

Esses personagens brincam, criticam e repreendem uns aos outros em diálogos que são cortantes e desbocados e em grande parte monótonos, ou pelo menos não tão cortantes quanto esperamos desses escritores. (A única linha que escrevi dos quatro episódios: a reclamação de Judd de que foi traído como um personagem de um filme de Shakespeare.)

Talvez seja a falta de um contexto imediato do mundo real para a sátira. Ou talvez seja o trabalho pesado da trama e do tema, um processo de construção de premissas que ainda está em andamento quase na metade da temporada. As revelações sobre o capitão e a tripulação continuam chegando, e uma certa comédia de ficção científica amada é cada vez mais invocada. (Pista rica em spoiler: um personagem que é ouvido brevemente, mas não totalmente visto, se parece muito com Tony Shalhoub.)

Aonde isso está levando não está claro. (E por que os navios de Judd - Avenue 5, Broadway, Lexington - recebem o nome das vias de Nova York?) Apesar do comportamento escabroso da tripulação e da (em grande parte caricaturada e monótona) consternação dos passageiros, há uma seriedade incipiente na Avenue 5 - parece que podemos começar a ver graça inesperada, desenvoltura e coragem, ao invés de cinismo e autocontrole implacável. Estamos prontos para um programa de Armando Iannucci em que a pressão não traz necessariamente o pior de todos?