Resenha: 'O Justiceiro' da Netflix é menos punitivo do que o esperado

Jon Bernthal como o vigilante titular em The Punisher da Marvel.

A Netflix e a Marvel Television se preocupam em garantir que as séries que fazem juntos, boas e más, tenham personalidades distintas. O mais recente, O Justiceiro da Marvel, é o lento e silencioso, pelo menos por uma parte significativa de sua primeira temporada, que está disponível para transmissão na sexta-feira.

Esta iteração de Frank Castle, um dos heróis mais brutais da Marvel, certamente tem seus momentos de violência explícita. Mas no início, pelo menos, eles são mais espaçados do que você pode esperar para uma história de quadrinhos sobre um vigilante obcecado por vingança e feliz por armas.

Os melhores programas de TV e filmes novos na Netflix, Amazon e muito mais em dezembro

Novos filmes e programas de TV são adicionados às plataformas de streaming a cada mês. Aqui estão os títulos que consideramos mais interessantes em dezembro.

Até que ponto essa é uma escolha prudente à luz da sucessão aparentemente interminável de tiroteios em massa que assola o país, e até que ponto isso é resultado do inchaço da Netflix - esticando uma pequena história para preencher 13 episódios - está em debate. Os produtores não exerceram muita contenção com os títulos de abertura do programa, um balé giratório de armas automáticas que se multiplicam. (Um painel do Justiceiro agendado para a Comic-Con de Nova York foi cancelado após o tiroteio em massa em Las Vegas.)

Em qualquer caso, ele se encaixa com algumas outras escolhas importantes feitas pelo criador do programa, Steve Lightfoot, cuja principal experiência como escritor e produtor foi em outro programa frio e lento, Hannibal. Ele mudou o foco da história do Justiceiro para longe da vingança violenta de rua e colocou-o no estresse pós-traumático, um dos grandes temas americanos de nossos dias. O ritmo muito vagaroso e os planos gerais escassamente povoados dos primeiros episódios às vezes lembram outra história de PTSD, The Walking Dead.

A melhor TV de 2021

A televisão este ano ofereceu engenhosidade, humor, desafio e esperança. Aqui estão alguns dos destaques selecionados pelos críticos de TV do The Times:

• 'Dentro': Escrito e filmado em uma única sala, a comédia especial de Bo Burnham, transmitida pela Netflix, chama a atenção para a vida na Internet em meio a uma pandemia .
    • ‘Dickinson’: O A série Apple TV + é a história da origem de uma super-heroína literária que é muito séria sobre seu assunto, mas não é séria sobre si mesma.
    • 'Sucessão': No drama cruel da HBO sobre uma família de bilionários da mídia, ser rico não é mais como costumava ser .
    • ‘The Underground Railroad’: A adaptação fascinante de Barry Jenkins do romance de Colson Whitehead é fabulística, mas corajosamente real.

Ele também pulou a história fundamental do Justiceiro - o ex-fuzileiro naval enlouquece, exterminando os mafiosos, gangsters irlandeses e motociclistas que ele culpa pela morte de sua esposa e filhos - que já formava a espinha dorsal da segunda temporada do Netflix-Marvel Temerário. É recapitulado nos primeiros minutos de The Punisher, após o qual, com alguma continuidade instável e imprecisão na linha do tempo, o show se transforma em um thriller de conspiração militar. Em seus flashbacks da época de Castle no Afeganistão, o show parece menos com outras séries da Marvel do que com a enxurrada de dramas de operações especiais do outono.

A fervura lenta e a vibração abatida se encaixam no conjunto de habilidades de sua estrela, Jon Bernthal, que originou esta versão do personagem em Demolidor. (Também fazendo a passagem está Deborah Ann Woll como a repórter Karen Page.) O Sr. Bernthal é severo e é bom em reações confusas e raiva turva e turbulenta. Seu alcance expressivo não vai muito além disso, mas Castle não exige muito mais.

Na narrativa pós-fúria de The Punisher, Castle está tentando se recuperar de traumas duplos: a destruição de sua família e a culpa remanescente de sua missão no Afeganistão. Um grupo de apoio para veteranos figura com destaque, e quando Castle não está falando sobre as coisas que fizemos lá, ele está tendo pesadelos recorrentes sobre a morte de sua esposa e martelar paredes em um canteiro de obras noite adentro, como um John Henry realmente deprimido.

Os tropos de estresse pós-traumático e recuperação se misturam aos elementos tópicos da história do Sr. Lightfoot, que são apresentados com mais polimento do que nuances. A luta contínua de Castle para decodificar seu passado - pontuada por erupções ocasionais de destruição de ossos - se desenrola em um cenário de interrogatório aprimorado, vigilância e descontentamento de veteranos amargurados, alguns dos quais estão ansiosos para encenar uma insurreição para tornar a América grande novamente .

A ação aumenta à medida que a temporada avança, mas The Punisher nunca chega a entrar em contato com as raízes viscerais de seu material, algo que todas as outras séries Netflix-Marvel fazem, não importa o quanto se distanciem de suas fontes de quadrinhos . É belamente filmado (em locações da cidade de Nova York) e perfeitamente montado, e sua abordagem naturalista, psicológica, mais temperamental do que polpuda pode funcionar para fãs de não quadrinhos que não se importam com o sangue em seus thrillers procedimentais.

Mas se você quiser que seu Frank Castle seja um vingador obstinado, preste atenção às palavras de um de seus colegas trabalhadores da construção: Ele não está todo aí.