Dando um salto no tempo para uma temporada final

Jack Bauer nunca esteve tão mal no dia 24.

Em apenas quatro temporadas da série Fox Franja, o obstinado F.B.I. a agente Olivia Dunham foi usada como uma cobaia infantil por dois cientistas malucos; sequestrado em um universo alternativo e experimentado em mais alguns; disfarçadamente substituída por seu doppelgänger de universo alternativo, que tem um bebê com o namorado de Olivia; possuído por Leonard Nimoy; baleado e morto em 2026; e baleada e morta novamente em 2012. (Sim, depois que ela foi baleada em 2026.)

O abuso continuará quando Fringe começar sua temporada final na noite de sexta-feira. Tendo sido espancada, torturada, morta e colocada em coma enquanto salvava o mundo repetidamente, Olivia (Anna Torv) sofre sua maior indignidade: ela se transformou em uma peça de mobiliário. Literalmente.

Você pode argumentar que um tratamento similarmente rude foi dado aos fãs do programa, que foram atingidos por universos e linhas do tempo enquanto os produtores recalibravam completamente sua narrativa de mistério e ficção científica selvagem de uma temporada para outra. As mudanças drásticas e noções cada vez mais extravagantes podem ser parte do motivo pelo qual o programa recebeu apenas mais 13 episódios para encerrar as coisas, sua audiência média caiu para pouco mais de 4 milhões de 10 milhões em quatro anos. (Um slot mortal de sexta à noite começando na 3ª temporada também tem algo a ver com isso.)

Mas se a viagem foi estonteante, também foi muito divertida, se você gosta desse tipo de montanha-russa. Fringe tem um núcleo de espectadores obsessivos, do tipo que escreve fan fiction e mantém sites detalhados e atualizados. Combinando uma aventura abrangente com casos de crime semanais e uma história de amor central torturada, é um descendente de um par de outros programas que desenvolveram sequências obstinadas semelhantes, Arquivo X e Lost. (O escritor e produtor J. J. Abrams participou da criação de Lost e Fringe.)

Em seus primeiros anos, ambos os programas eram melhores do que Fringe. Mas nenhum dos dois foi tão audacioso, e ambos poderiam ter aprendido algumas lições com os produtores do Fringe, Jeff Pinkner e J. H. Wyman, sobre como evitar que uma longa série de ficção científica implodisse. (O Sr. Pinkner saiu antes da temporada atual.)

Imagem Georgina Haig e Joshua Jackson na estreia da temporada do retorno do seriado de mistério de ficção científica Fringe on Fox.

Ao contrário de Lost, que se expandiu horizontalmente à medida que suas histórias se multiplicavam, adicionando personagens como efeminadas, Fringe se expandiu verticalmente. Ele manteve uma narrativa igualmente desafiadora - universos em colisão, assassinos que mudam de forma geneticamente modificados, viajantes do tempo carecas que agora, no início da 5ª temporada, escravizaram a raça humana - enquanto se concentra em um núcleo de três personagens, Olivia; seu colega civil e eventual amante, Peter (Joshua Jackson); e o pai substituto de Peter, o gênio amante do LSD Walter (John Noble).

O elenco parece maior, no entanto, porque Olivia e Walter, junto com um punhado de outros regulares, foram dobrados e triplicados ao longo dos anos com a adição do universo alternativo e, em seguida, cronogramas diferentes. Várias versões de cada personagem principal, exceto Peter, existiram, proporcionando um desafio de atuação que a Sra. Torv em particular alcançou e dando ao show uma maneira de manter a novidade sem adicionar confusão.

E embora a série tenha tido sua cota de lapsos de lógica e óbvio preenchimento de linhas da história, nunca chegou perto de ir para a toca do coelho narrativo da maneira que Lost fez em suas temporadas finais. Não importa o quão drásticas sejam as oscilações entre as temporadas, uma consistência geral foi mantida, ajudada pelo forte foco em um número relativamente pequeno de relacionamentos.

Mais importante, ele continuou a combinar uma narrativa ambiciosa com a energia da matinê de sábado, algo que nem Lost nem Arquivo X conseguiram fazer em suas temporadas posteriores enquanto caíam na pretensão e no misticismo piegas e não convincente.

A decisão abrupta da Fox em abril de fazer uma temporada final encurtada exigiu avanços na narrativa que são drásticos mesmo para os padrões de Fringe. A ação primária saltou para 2036, com os observadores desumanos governando a Terra como senhores de escravos telepáticos. Como previsto no episódio Letters of Transit da 4ª temporada, montado às pressas e autônomo, os membros da equipe do Fringe saíram da animação suspensa e se juntaram à filha de Peter e Olivia, Etta (que agora é apenas alguns anos mais jovem do que eles), por a luta final de 13 episódios para salvar a raça humana.

Parece provável que o programa se distancie completamente de suas raízes procedimentais semanais e que a história comece a parecer apressada. Também é provável que os tópicos de que nos importamos sejam amarrados e a maioria de nossas perguntas respondidas de forma satisfatória.

E na evidência da abertura da temporada de sexta-feira, Fringe continuará a ser o melhor show de seu tipo desde Arquivo X nas notas de graça, instâncias íntimas ou humorísticas como o momento Crate & Barrel de Olivia (que não será mais estragado aqui) . Quando você acerta as pequenas coisas, é menos crucial que seus universos e mudanças de tempo se alinhem exatamente.