A Safe House é baseada em uma história verdadeira?

O cineasta sueco Daniel Espinosa traz um conto emocionante para a vida no thriller de ação operacional da CIA de 2012. A história gira em torno de Matt Weston, um funcionário de baixo escalão da CIA preso em tarefas domésticas na longínqua Cidade do Cabo. No entanto, surge um caso convincente que viraria a vida de Matt de cabeça para baixo. Um grupo de agentes da CIA entrega um pacote na casa segura titular onde Matt trabalha; o pacote contém o agente da CIA que se tornou o criminoso procurado Tobin Frost.

Inicialmente, Matt acredita na história que a CIA o alimenta, mas investigando ainda mais o caos, Matt percebe que Tobin Frost não é a pessoa que afirmam ser. Denzel Washington e Ryan Reynolds oscilam na dinâmica do policial camarada. No entanto, você pode se perguntar se há algum grão de verdade neste drama tingido de conspiração. Nesse caso, investiguemos o assunto.

A Casa Segura é uma História Verdadeira?

Não, ‘Safe House’ não é baseado em uma história verdadeira. Embora a dinâmica entre o elenco dê ao filme algum realismo, a CIA que se tornou o criminoso internacional Tobin Frost é de fato um personagem fictício criado para o filme. O cineasta sueco Daniel Espinosa dirigiu o filme a partir de um roteiro de David Guggenheim. Guggenheim escreveu o roteiro enquanto gerenciava um trabalho diurno como editor na ‘US Weekly’. O roteiro foi concluído em 2010 e foi apresentado na Lista Negra de 2010 - uma lista dos roteiros desfeitos mais amados. O filme, no entanto, não seria lançado até 2012.

Mas parece que valeu a pena se dar ao trabalho, já que o filme se tornou o filme de maior bilheteria já feito por um diretor sueco. A história se passava inicialmente nas favelas do Rio de Janeiro, mas preocupações com a segurança os impediram de filmar no local. Eles também pensaram na Argentina como uma alternativa viável, mas finalmente decidiram definir o filme na África do Sul. A região foi integrada à história, e a maior parte das filmagens foi realizada em locações reais e não em estúdios. Esta decisão do diretor e de sua equipe emprestou ao filme um realismo inconfundível ao mostrar a vibrante cultura da região.

Tobin Frost cria uma diversão no Estádio da Cidade do Cabo em uma sequência memorável e foge da custódia de Matt. As cenas foram filmadas durante uma partida de futebol real entre Orlando Pirates FC e Ajax Cape Town. Ao falar com os policiais no estádio, Ryan Reynolds usa o Afrikaans, que adiciona outra camada de realismo à história. Afrikaans é uma língua crioula que se desenvolveu sob o colonialismo na região sul da África. Hoje, o Afrikaans é a língua oficial do país. Portanto, fazer o personagem de Reynolds falar Afrikaans indica a atenção minuciosa do roteirista aos detalhes.

Coreografar as sequências de luta foi um tanto desafiador. O diretor e sua equipe foram supostamente inspirados nas sequências de ação do thriller de ação 'Taken' de 2008. Uma sequência inicial também foi inspirada no filme de John Sturges da Segunda Guerra Mundial, 'The Great Escape'. Em uma cena, Matt joga a bola. e contra a parede, presumivelmente por tédio, assim como o personagem Hilts (Steve McQueen joga com um galanteio característico) no filme anterior. Além do elenco principal, Robert Patrick tem uma atuação impactante no papel de Daniel Kiefer.

Em um aceno para o personagem ameaçador (e um tanto líquido) de Patrick em ‘Terminator 2: Judgment Day’, o diretor o fez sair do elevador da maneira que ele fez no papel icônico de T-1000. A cena do afogamento é outra sequência memorável no início do filme. Denzel Washington não usou um dublê para essas cenas - ele estava na verdade afogamento . No entanto, ele só ficava submerso por alguns segundos por tiro para evitar riscos à saúde. Os outros protocolos e procedimentos da CIA mostrados no filme também são realistas. Então, considerando tudo, o filme está muito bem amarrado à realidade, mesmo que seu escopo seja inteiramente ficcional.