Xerxes está morto ou vivo no final de 300? Ele é um Deus?

Zack Snyder adaptou a popular minissérie de quadrinhos de Frank Miller para a tela no épico filme de guerra '300'. Quando ameaçado por mensageiros persas, o rei Leônidas desafia o oráculo enquanto trava guerra contra os persas com trezentos de seus melhores soldados. Os persas provocam uma tempestade literal e, quando convocam feras da escuridão, o destino dos espartanos parece sombrio.

Outras forças da Grécia, especialmente os Arcádios, juntam-se a eles em número. Mas a traição de um membro da tribo seria desastrosa para o partido. Gerard Butler, Lena Headey e Michael Fassbender assumem papéis cruciais no drama que se desenrola, e as cenas são pintadas com um contraste dourado escuro – uma técnica apelidada de paixão. O final do filme épico é decididamente trágico, mas alguns de vocês podem perguntar se Xerxes, o rei divino, está vivo ou morto. SPOILERS À FRENTE.

Xerxes está morto ou vivo? Ele é um Deus?

Xerxes é o quarto Rei dos Reis do Império Aquemênida do antigo Irã. Ele afirma ter poderes divinos e, após avistar as criaturas mágicas, os gregos pensam o mesmo. Xerxes está vivo no final do filme, embora o golpe de Leônidas prove que o rei divino é bastante mortal. No final do emocionante drama de guerra, um punhado de soldados permanece vivo do lado espartano. Efialtes, um soldado corcunda, segue o grupo de soldados desde o início de sua jornada.

Efialtes logo confronta Leônidas. Embora ele mostre um bom impulso da lança, ele não consegue segurar seu escudo alto o suficiente, o que pode atrapalhar a formação da falange. O exército espartano em menor número foi capaz de parar o inimigo nos Portões Quentes precisamente para a formação da falange. Incluir Efialtes nas forças armadas coloca a vida de todos em perigo. O rei diz ao seu exército para orar para que Efialtes não se junte ao inimigo. E a suspeita do rei acaba por ser razoavelmente informada.

Após o revés, Efialtes encontra o rei Xerxes em seu palácio de prazer decadente. Xerxes fala sobre sua benevolência, enquanto Efialtes lhe conta sobre um caminho secreto para sabotar os gregos. Os persas atacam por trás, causando uma carnificina generalizada nos acampamentos da Arcádia. Os Arcadianos recuam e Leônidas envia Dilios de volta à cidade-estado para pedir reforços perante o conselho. Apenas os melhores do exército de Leônidas ficam para trás para um ataque final, pois não sabem como sair do campo de batalha. Eles preferem lutar e morrer, já que não há lugar para covardia na ideologia espartana.

Xerxes encontra Leônidas, Stelios, o Capitão e outros que permanecem. O rei persa dá a Leônidas uma oferta final para se juntar ao lado persa e governar a Grécia. Contextualmente, o rei persa colocaria tiranos leais para governar províncias que ele havia adquirido pela guerra. Mas Leônidas não é de se curvar diante do rei. Quando o primeiro se curva no final, é apenas para criar uma distração para que ele possa atingir seu objetivo final.

O capacete obscurece a visão de Leônidas e, assim, ele descobre a cabeça. O peso do escudo o impede de arremessar a lança para longe e, portanto, ele a descarta. Ele dá um tiro final na cabeça de Xerxes, mas parece que Leonidas erra o tiro. Ele só consegue ferir a bochecha direita de Xerxes, o que derruba o rei persa de seu pódio divino. A visão de sangue atesta que ele é apenas humano, apesar de sua capacidade de controlar feras da escuridão.

Mas Xerxes permanece vivo no final do filme. A cena final mostra Dilios (que agora é o chefe do exército espartano) e outros gregos unindo forças nos campos de Plateia para um golpe final nos persas. Se consultarmos a história, Xerxes havia saqueado e fugido da Grécia a essa altura e voltado para seu país, deixando o general Mardônio para terminar a batalha. Se cavarmos mais fundo, saberemos que ele foi assassinado em 465 aC pelas mãos de Artabanus da Pérsia, o líder dos guarda-costas reais.