Vivendo na selva, eles aparentemente ainda desejam ser livres

América do Norte Raposas velozes estão entre as espécies vistas nesta série de sete partes no Discovery Channel, nas noites de domingo às 9, horário do Leste e do Pacífico; 8, hora central. '>

A fotografia deslumbrante da natureza tem sido abundante na televisão há algum tempo, então aqueles que montam programas a partir dela precisam ter mais do que apenas uma série de imagens de como-eles-filmaram. Um ponto de vista seria bom. Ou uma sensibilidade narrativa. Qualquer coisa, na verdade, que conecte as tartarugas oceânicas, borboletas migratórias e caribu Labrador, além de que todos eles estão apenas tentando sobreviver, o que nem precisa ser dito.

O primeiro episódio da mais recente contribuição do Discovery Channel para o gênero, uma série de sete partes chamada América do Norte, faz esforços esporádicos para entregar algo extra, mas nunca o faz. Tem muitas imagens impressionantes, mas se houver um conceito unificador, aparentemente vai emergir mais gradualmente do que um único episódio permite.

A Parte 1, no domingo à noite, muitas vezes parece uma coleção aleatória de filmagens com narração floreada incluída, o que a torna o equivalente visual dos sons ambientes que você pode extrair de seu aparelho de som para ajudá-lo a relaxar na hora de dormir.

O programa começa nas Montanhas Rochosas, com um filme de cabras da montanha que parece ter rendido a quem o filmou um congelamento. A curva de aprendizado para cabras recém-nascidas é íngreme em vários sentidos da palavra. Um jovem animal, mostrado navegando em penhascos íngremes, mal parece saber para que servem seus membros. Não muito depois, um esforço para cruzar um riacho inchado com o derretimento da primavera quase se mostra fatal.

Em seguida, o programa começa a amarelinha por toda parte, primeiro para as Ilhas Aleutas, onde o prêmio é uma filmagem impressionante e bastante perturbadora de baleias assassinas enquanto elas se agrupam em um baleia cinza panturrilha. O público desse assassinato no mar é um grupo de ursos pardos na costa, esperando que os despojos lavem seu caminho.

A melhor TV de 2021

A televisão este ano ofereceu engenhosidade, humor, desafio e esperança. Aqui estão alguns dos destaques selecionados pelos críticos de TV do The Times:

• 'Dentro': Escrito e filmado em uma única sala, a comédia especial de Bo Burnham, transmitida pela Netflix, vira os holofotes para a vida na internet em meio a uma pandemia.
    • ‘Dickinson’: O Apple TV + série é a história de origem de uma super-heroína literária que é muito sério sobre o assunto, mas não é sério sobre si mesmo.
    • 'Sucessão': No drama cruel da HBO sobre uma família de bilionários da mídia, ser rico não é mais como costumava ser.
    • ‘The Underground Railroad’: A adaptação fascinante de Barry Jenkins do romance de Colson Whitehead é fabulístico, mas corajosamente real .

O episódio, que recebeu o título sem imaginação de Born to Be Wild, também aborda pássaros tropicais, tartarugas marinhas, cavalos selvagens e outras espécies. Embora não haja um ser humano à vista, a narração visa dar às lutas desses animais quadros de referência muito humanos, descrevendo o que as câmeras estão mostrando com uma linguagem repleta de referências históricas e culturais pop.

A situação de um recém-nascido tartaruga marinha na Costa Rica ganha uma rodada do Dia D. Para este recém-nascido e seu bando de irmãos, o narrador, Tom Selleck, diz, será seu dia mais longo. Apenas 5 de 100 conseguirão sobreviver nas próximas oito horas.

E sim, o que você vê é uma espécie de pouso reverso na Normandia, as pequenas tartarugas, que eclodem na areia, tentando desesperadamente correr, ou o que quer que as tartarugas façam, para a água antes que os pássaros ou lagartos as comam. Como você se sente sobre a analogia, especialmente tão perto do Memorial Day, é com você.

A narração também tende a confundir os Estados Unidos da América com a América do Norte. Em um trecho, ele sobrepõe uma ética rebelde de Hollywood em todo o continente.

Ardendo no coração americano está a fome de se mover, de deixar tudo para trás, de partir, livre e sem âncora, diz Selleck. Ele está falando sobre pássaros migratórios, borboletas e morcegos. Por mais detalhada que seja a fotografia, é surpreendente que você não consiga ver as cópias minúsculas de On the Road que eles colocaram sob suas asas.

O foco pode ficar mais nítido em episódios subsequentes. A Parte 2 é anunciada como sendo sobre como os animais lidam com condições meteorológicas extremas. E uma edição do making-of em junho pode ser o mais interessante de todos.

O comunicado à imprensa do Discovery menciona uma série de novidades que foram alcançadas no processo de filmagem de três anos. O primeiro episódio de sentimento genérico não faz justiça ao trabalho que entrou na série.