Resenha: 'O Alienista' é uma peça de época que perdeu o momento

A partir da esquerda, Dakota Fanning, Luke Evans e Daniel Brühl em O Alienista.

O alienista é uma peça de época. Você descobrirá isso rapidamente nas lâmpadas a gás, nas ruas de paralelepípedos e na ponte Williamsburg, ainda em construção. Mas o período a que estou me referindo no momento é 1994.

Foi quando Caleb Carr publicou seu romance, com os direitos do filme já vendidos, iniciando assim a longa jornada para a tela do Dr. Laszlo Kreizler, um caçador de assassinos em série na Era Dourada de Manhattan. Scripts foram tentados e descartados . Esta segunda-feira, após um quarto de século, chega como uma minissérie de 10 episódios na TNT.

Se O Alienista tivesse surgido na década de 1990, quando o tom mais escuro do policiamento da TV era o NYPD Blue, teria sido algo verdadeiramente diferente. Em 2018, ele segue muitos dramas que interrogaram nossas ideias românticas do passado (Deadwood, The Knick), investigaram o crime histórico (Boardwalk Empire, Peaky Blinders) e seguiram as descidas de investigadores excêntricos aos porões úmidos da mente do criminoso (Verdadeiro Detetive, Mindhunter).

Isso dificilmente é culpa da minissérie. Mas é seu problema. Hoje, The Alienist precisa ser avaliado por sua execução de gêneros já familiares. A julgar pelos primeiros episódios, está tudo bem: exuberante, temperamental, um pouco rígido. Mas não há nada para limpar sua agenda.

Até o curioso título da série foi definido alguns meses atrás no Alias ​​Grace da Netflix, mas caso você tenha perdido: Alienistas, como Kreizler (Daniel Brühl), foram os primeiros psiquiatras que acreditavam que os doentes mentais, incluindo criminosos, eram alienados de seus direitos natureza.

A melhor TV de 2021

A televisão este ano ofereceu engenhosidade, humor, desafio e esperança. Aqui estão alguns dos destaques selecionados pelos críticos de TV do The Times:

• 'Dentro': Escrito e filmado em uma única sala, a comédia especial de Bo Burnham, transmitida pela Netflix, chama a atenção para a vida na Internet em meio a uma pandemia .
    • ‘Dickinson’: O A série Apple TV + é a história da origem de uma super-heroína literária que é muito séria sobre seu assunto, mas não é séria sobre si mesma.
    • 'Sucessão': No drama cruel da HBO sobre uma família de bilionários da mídia, ser rico não é mais como costumava ser .
    • ‘The Underground Railroad’: A adaptação fascinante de Barry Jenkins do romance de Colson Whitehead é fabulística, mas corajosamente real.

Kreizler é chamado pelo comissário de polícia Theodore Roosevelt (Brian Geraghty) quando os cadáveres mutilados de meninos prostitutos começam a aparecer em Lower Manhattan. Investigar os assassinatos é uma espécie de ato radical. O comércio sexual envolve os interesses de homens poderosos, e a polícia comum dificilmente se preocupa em se preocupar com moleques mortos.

Em vez disso, Kreizler recruta um ilustrador do New York Times, John Moore (Luke Evans), e Sara Howard (Dakota Fanning), uma secretária de polícia cujas ambições de se tornar uma detetive são desprezadas por seus colegas homens.

Eles formam uma espécie de esquadrão geek da virada do século, empregando psicologia criminal - um campo que ainda se separa do charlatanismo - e técnicas inovadoras como a coleta de impressões digitais, que a polícia evita em favor de espancamentos antiquados.

Provavelmente, o crime mais convincente em O Alienista está bem à vista: a exploração de crianças pobres, que são vistas como dispensáveis ​​precisamente por causa da forma como são exploradas. Um policial se refere a uma das vítimas assim, porque o que mais você chamaria de um degenerado que se veste de menina para o prazer dos homens adultos?

O Sr. Brühl dá um toque peculiar e intenso a uma figura agora familiar: o investigador que precisa se fundir mentalmente com um monstro. Só se eu me tornar ele, diz ele, se eu mesmo cortar a garganta da criança, se eu correr minha faca pelo corpo indefeso e arrancar os olhos inocentes de um rosto horrorizado, só então poderei realmente entender o que sou.

Esse discurso é tocado para creeps e, como muito de The Alienist, seria duas vezes mais bom com a metade do sombrio, sublinhando Grand Guignol.

O Alienista não é embelezado - o primeiro push-in da câmera em uma órbita ocular vazia deixa isso claro - mas também não é corajosamente realista. O objetivo é uma espécie de sonho nebuloso de láudano da velha Manhattan (interpretado por Budapeste). A pátina é assustadora, mas diz com tanta força, Isso é história, que luta contra a sensação dos personagens de viverem à beira de um futuro científico estimulante (algo que The Knick capturou bem).

Ainda assim, a atenção aos detalhes cria uma imagem vívida da vida na cidade em uma época de riqueza impressionante e pobreza chocante. E The Alienist pode ser uma história forense cativante, se você não desanimar, digamos, os pesquisadores que testam os danos que uma certa faca pode causar à cavidade orbital de uma vaca. Só não espere que ele mostre o drama do assassino em série com novos olhos.