Crítica: The Haywire Hospitality of ‘At Home With Amy Sedaris’

Em At Home With Amy Sedaris, a Sra. Sedaris envia programas domésticos de TV.

O primeiro episódio de Em casa com Amy Sedaris deixa claro que não vai ser um negócio - ou melhor, economia doméstica - como de costume.

Peixes, declara a Sra. Sedaris enquanto a câmera faz uma panorâmica sobre uma linha de feras marinhas viscosas e inteiras. Uma criatura estranha, de sangue frio e sem membros que prospera nas coisas em que nos afogamos. Uma coisa de pesadelos. Mas quando maltratado e frito, é ótimo!

At Home With Amy Sedaris, cuja primeira temporada vai ao ar nas terças-feiras na TruTV e termina em 19 de dezembro, é em si uma fera perturbadora e deliciosa, um envio de programas domésticos de TV que se baseia na versatilidade cômica do sol brilhante de Sedaris para explorar as esquisitices sombrias na parte de trás do armário de temperos.

Situado em um palco de teatro de cor pastel, At Home é como Barefoot Contessa através do espelho. Sra. Sedaris, interpretando uma versão de si mesma, abre sua casa para um elenco rotativo de excêntricos e amigos, nos convidando para assistir ao D.I.Y. loucura.

Sedaris criou At Home com Paul Dinello, seu parceiro na sátira cult Strangers With Candy. Ele compartilha uma sensibilidade alucinatória caseira com aquele programa, bem como com a série Adult Swim como The Heart, She Holler (cujos criadores também são produtores executivos aqui).

Mas a Sra. Sedaris também é uma amante sincera de artesanato, que escreveu dois livros apenas parcialmente irônicos sobre hospitalidade e entretenimento. Isso faz com que At Home pareça brincalhão e afetuoso, em vez de apenas sarcástico. Na verdade, muitas das dicas para famílias em At Home realmente funcionam. (Sem saca-rolhas? Abra uma garrafa de vinho colocando-a em um sapato e batendo o calcanhar contra a parede. De nada.)

Deixe-nos ajudá-lo a encontrar algo ótimo para assistir hoje à noite.

Muitos dos melhores programas de TV e filmes deste ano estão disponíveis para transmissão agora. Assistir, o site de recomendação de TV e filmes do The New York Times pode mostrar onde. Diga-nos qual é seu humor ou quais serviços você assina e nós o ajudaremos.

O cerne da comédia do show é reconhecer que decoração, artesanato e apresentação têm a ver com aparências. Pode haver um subtexto de pathos para um programa caseiro, como há para um feed do Instagram que se esforça demais: você está pegando coisas quebradas e decepcionantes e colando olhos arregalados e brilhantes nelas até que tudo pareça felicidade.

Para um cômico talentoso, essa tensão entre o exterior e o interior é como um jardim bem compostado. A personagem da Sra. Sedaris, Amy em At Home, é definida por sua determinação em enfrentar situações embaraçosas e desastres, seja em luto por um animal de estimação ou preparando um jantar barato para impressionar um tio rico (Chris Elliott, de cartola e dois monóculos).

Sra. Sedaris tem sido uma das mais valiosas comédias de TV por anos, retratando uma socialite desesperada em Unbreakable Kimmy Schmidt; um operador de despacho policial com compartilhamento excessivo em Sem atividade; e um agente do showbiz forte e emocionalmente à deriva (e um gato antropomorfizado) em BoJack Horseman. Mas suas raízes estão na improvisação e na comédia de esquetes. (Seu antigo improviso e amigo de Strangers With Candy, Stephen Colbert, apareceu no início desta temporada para obter algumas dicas sobre criação de tartarugas.)

A dedicação de Amy em colocar uma cara alegre em situações embaraçosas torna a Sra. Sedaris uma mulher hétero capaz para os convidados. Justin Theroux aparece como um astronauta, Coronel Cary Comandante , que encontra sua conversa fiada com lembranças assombradas de seu tempo em órbita: Às vezes, me sinto mais em casa no espaço do que na Terra. Convidados de Chris Meloni como um guarda florestal local que se ressente amargamente do estrelato de Smokey Bear. (Aparentemente, um guarda florestal humano simplesmente não fica bem em um pôster.)

Os segmentos são bizarros, mas enraizados no personagem, como o esquete recorrente The Lady Who Lives in the Woods (baseado na curiosidade da TV pública dos anos 1970 Hodgepodge Lodge ) Aqui, Ruth (Heather Lawless), uma mãe Terra de volta à terra, demonstra artesanato da natureza enquanto luta passiva-agressivamente com sua parceira de vida, Esther (Ana Fabrega).

Mas a co-estrela mais atraente de Sedaris é Sedaris. Ela interpreta Patty Hogg, uma dominadora matrona sulista; a garota excêntrica vizinha, noz-moscada ; Ronnie Vino, a brusca senhora do vinho regional; e um vagabundo com um fetiche por pés que chama a atenção de Amy em uma cena em que Sedaris está se assediando.

À medida que a temporada avançava, os episódios foram ficando mais estranhos (o especial do feriado incluía uma cena de luta elaborada com um quebra-nozes amaldiçoado). O final da temporada se desenvolve em um episódio de assassinato misterioso, estrelado por Michael Shannon como um inquietante errante (a.k.a., um papel de Michael Shannon).

Se você não assistiu, fique à vontade para entrar no meio (os episódios estão disponíveis sob demanda ou para compra digital); cada episódio é uma destilação independente dos talentos da Sra. Sedaris e da sensibilidade HGTV-encontra-Adulto-Swim. Mesmo em uma época de experimentos estranhos na TV, realmente não existe lugar como o At Home.