Resenha: Turista-Noir de Hong Kong no 'Dragão Branco' da Amazon

Anthony Wong, à esquerda, e John Simm em White Dragon, estreando sexta-feira no Amazon Prime Video.

Em White Dragon, novo no Amazon Prime Video na sexta-feira, o herói é um professor universitário de Londres chamado Jonah Mulray. Já que o show é um mistério sombrio, complicado e familiar torturado ambientado em Hong Kong, seu nome não pode deixar de trazer à mente a pedra de toque neo-noir de Chinatown e seus Mulwrays condenados.

A conexão se esconde no fundo da sua mente, onde você pensa, não, eles não podem realmente estar pedindo a comparação. Mas então, no quinto dos oito episódios da minissérie, outro personagem diz a Jonah que ele precisa moderar suas expectativas de uma resposta para o mistério (o assassinato de sua esposa) porque, afinal, isto é Hong Kong. Ela não diz: Esqueça, Jonah, mas entendemos.

White Dragon, exibido na ITV na Grã-Bretanha no ano passado com o título extremamente monótono, mas menos orientalista, Strangers, não é nenhuma Chinatown. Mas tem seus méritos: os prazeres menores, mas distintos, de filmar em Hong Kong e a atração mais séria de um elenco atraente.

A melhor TV de 2021

A televisão este ano ofereceu engenhosidade, humor, desafio e esperança. Aqui estão alguns dos destaques selecionados pelos críticos de TV do The Times:

• 'Dentro': Escrito e filmado em uma única sala, a comédia especial de Bo Burnham, transmitida pela Netflix, vira os holofotes para a vida na internet em meio a uma pandemia.
    • ‘Dickinson’: O Apple TV + série é a história de origem de uma super-heroína literária que é muito sério sobre o assunto, mas não é sério sobre si mesmo.
    • 'Sucessão': No drama cruel da HBO sobre uma família de bilionários da mídia, ser rico não é mais como costumava ser.
    • ‘The Underground Railroad’: A adaptação fascinante de Barry Jenkins do romance de Colson Whitehead é fabulístico, mas corajosamente real .

O núcleo emocional do show é familiar - o arco de Jonah e David Chen, um ex-policial desgraçado, de antagonistas a amigos relutantes - mas é revigorado pela dupla do ator britânico John Simm (Life on Mars, State of Play) e o ator de Hong Kong Anthony Wong (Hard-Boiled, Infernal Affairs), um dos performers mais confiáveis ​​e atraentes em seus respectivos setores.

É um pequeno spoiler para revelar como seus personagens se unem; se quiser a surpresa, observe os primeiros 15 minutos antes de continuar lendo.

Tudo bem então: convocado para Hong Kong quando sua esposa morre em um acidente de carro, Jonah encontra David na delegacia e descobre que os dois são casados ​​com a mesma mulher, uma executiva imobiliária que divide seu tempo entre continentes e maridos.

Tornar a esposa a culpada em um cenário de duas famílias é um bom afastamento da norma. Mas o resto da história é um típico thriller de conspiração do garotinho contra a grande máquina, enquanto os maridos tentam provar que sua esposa foi assassinada e localizam o culpado entre os vários candidatos desagradáveis: chefes da tríade, diplomatas britânicos, corruptos policiais e o favorito na corrida para o presidente-executivo de Hong Kong.

White Dragon vem dos prolíficos produtores britânicos Harry e Jack Williams (The Missing, Liar) e, como seus outros dramas - e muito do cenário de pico da TV - tem uma fluidez de execução que não é o mesmo que ter um estilo real. Nunca é tão divertido ou romântico como deveria ser, e as palavras e ações dos personagens tendem a ir contra o bom senso.

(E apesar das boas intenções óbvias no destaque dado aos personagens e performers asiáticos, a solução do mistério consegue reforçar o antigo estereótipo duplo dos homens asiáticos como assexuados ou sinistros.)

O programa faz seu trabalho como um turista-noir corajoso, porém, com o diretor Paul Andrew Williams acenando no néon e no tráfego constante e nos levando a sites familiares aos fãs da rica história cinematográfica de Hong Kong: o Buda da Ilha de Lantau, Repulse Bay, Macau, o cais do restaurante flutuante Jumbo, um átrio em forma de silo nos blocos habitacionais de Lai Tak Suen.

E Jonas e David são uma boa companhia. Simm, o homem comum cerebral, é perfeito no papel - ele simultaneamente expressa a retidão de Jonah e seu sentimento de culpa por ser um idiota justo e qualificado. Wong é um pouco rígido com seu diálogo em uma parte predominantemente anglófona, mas ele ainda é maravilhosamente expressivo; seus olhares de esguelha e olhares entorpecidos suportam todo o peso do mundo. (Katie Leung, continuando seu admirável trabalho pós-Harry Potter, os equipara como a filha amarga de David.) Eles são uma excelente dupla de camaradas intrometidos e, como bônus para os telespectadores sensíveis, ninguém corta o nariz.