Crítica: ‘The Night Manager’ de Le Carré, With Amoral Arms Dealing

A partir da esquerda, Tom Hollander, Elizabeth Debicki e Hugh Laurie em The Night Manager.

Os romances de John le Carré estão mergulhados em sombras e ambiguidades. É um pouco desconcertante que O gerente noturno, a primeira adaptação para a televisão de um romance de Le Carré em 25 anos, é tão brilhante e simples e que, apesar de alguns assassinatos desagradáveis, mas necessários, é tão claro para quem devemos torcer. Se os programas de TV tivessem mandíbulas, este seria quadrado.

Le Carré tem promovido esta minissérie anglo-americana de seis episódios, exibida no mês passado na BBC e aqui começando na terça-feira na AMC, e é produtor executivo com dois de seus filhos. Mas o roteirista David Farr e a diretora Susanne Bier (I na Better World) foram licenciados para mudar o período (da primeira guerra do golfo até o presente) e os locais (o iate de um malvado negociante de armas se torna uma fantástica villa espanhola; a América Central se torna Oriente Médio) e para suavizar o final de maneiras que os aficionados do Carré provavelmente abominarão.

Apesar da atualização, a produção parece completamente antiquada. Os episódios de abertura, quando a amoralidade do traficante de armas Richard Roper (Hugh Laurie) está sendo associada, com o equivalente cinematográfico de contornos pesados ​​a giz, ao seu estilo de vida extravagante, parecem um filme de Bond sem o humor. Os estágios intermediários, quando o gerente de hotel com mentalidade de vingança Jonathan Pine (Tom Hiddleston) se infiltra na organização de Roper e põe os olhos na jovem namorada de Roper, Jed Marshall (Elizabeth Debicki), joga como um britânico rígido em um americano brilhante dos anos 80 ou 90 melodrama - Against All Odds or Revenge, com o Sr. Hiddleston fazendo uma versão muito reservada de um protagonista romântico de Jeff Bridges ou Kevin Costner.

A tendência natural é comparar o desempenho de Hiddleston ao de Alec Guinness como George Smiley na adaptação que define o Carré, Tinker, Tailor, Soldier, Spy, em 1979. Mas isso seria injusto, e não apenas porque Guinness foi um dos grandes atores de sua ou de qualquer época. Pine in The Night Manager é uma variedade diferente e menos interessante de herói do que o torturado burocrata Smiley. Um ex-soldado recrutado pela inteligência britânica por causa de uma conexão coincidente com Roper, ele é um homem de ação cujo arco principal da história é que ao tentar vingar a morte de uma mulher, ele coloca a vida de outra em perigo.

Nada muito ambíguo aí. E o Sr. Farr e a Sra. Bier, que tornam a cronologia da história linear e enfatizam seus elementos cênicos e de suspense, não encontraram uma maneira de reproduzir a vida interior que o Sr. le Carré dá a Pine, principalmente por meio da filigrana de sua escrita. Hiddleston, cujo estilo não tende para a arrogância do protagonista, retransmite a ambivalência de Pine sobre a violência que ele tem que cometer, mas não tem muito mais o que jogar.

O papel do Smiley em The Night Manager é o de Burr, o agente baseado em Londres que recruta Pine e tenta, nem sempre com sucesso, monitorá-lo e auxiliá-lo. A minissérie muda o gênero do personagem, tornando-o feminino (e escalando uma grávida Olivia Colman de Broadchurch), mas não enfatiza o papel, preferindo ficar em locais mais exóticos do Oriente Médio e do Continente. O único artista que impressiona é o Sr. Laurie, cuja habilidade de misturar charme, ameaça e humor inexpressivo é adequada para Roper.

Publicado em 1993, The Night Manager foi o primeiro romance pós-Guerra Fria de le Carré, e você podia vê-lo trabalhando para encaixar novos tipos de heróis e vilões em sua estrutura de lealdades obscuras e incerteza moral. Duas décadas depois, os substitutos que ele encontrou já pareciam estranhos (em um mundo onde bombas suicidas falam mais alto do que espionagem), e o mesmo pode ser dito dessa adaptação genérica brilhante.