Resenha: Realidade da manufatura no Netflix ‘Made in Mexico’

Talvez seja o povo do México que deveria estar gritando, Construa aquele muro! Depois que eles virem o novo Netflix reality show Made in Mexico, que estreia na sexta-feira, eles podem desejar não ter permitido um fluxo tão livre de drama manufaturado, autopromoção e lágrimas de crocodilo através da fronteira com os Estados Unidos.

Concentrando-se em nove jovens socialites (palavra do Netflix) vivendo vidas interligadas nos distritos mais ricos da Cidade do México, Made in Mexico é um programa de realidade aspiracional que fica a meio caminho entre a bagunça de Real Housewives e a arrumação de Terrace House. Nos dois episódios disponíveis para análise, a violência se limita a uma cavalgada desajeitada em touro e ao dramático derrubar de um copo d'água.

Isso tem a ver com os sujeitos, que geralmente são bem educados e atenciosos e não parecem beber muito (exceto para aquele que bebe). Mas também pode ter a ver com os criadores do programa, Love Productions USA, o braço americano com sede em Los Angeles da empresa mais conhecida por O Grande Bake-Off Britânico (renomeado The Great British Baking Show pela PBS).

Como todos os reality shows desse tipo, Made in Mexico apresenta um mundo paralelo de intimidade artificial e intriga fabricada. Nesse caso, porém, o efeito de isolamento é mais perceptível.

O show se move em uma zona brilhante de arranha-céus, apartamentos luxuosos, restaurantes caros e fazendas de cavalos familiares. O que não é glamoroso é mantido em segundo plano. Uma das socialites, que afirma ser descendente de um imperador asteca, diz sobre seu círculo, a Cidade do México é muito fechada - os outros 21 milhões de residentes da área metropolitana aparentemente escaparam de sua mente.

A melhor TV de 2021

A televisão este ano ofereceu engenhosidade, humor, desafio e esperança. Aqui estão alguns dos destaques selecionados pelos críticos de TV do The Times:

• 'Dentro': Escrito e filmado em uma única sala, a comédia especial de Bo Burnham, transmitida pela Netflix, chama a atenção para a vida na Internet em meio a uma pandemia .
    • ‘Dickinson’: O A série Apple TV + é a história da origem de uma super-heroína literária que é muito séria sobre seu assunto, mas não é séria sobre si mesma.
    • 'Sucessão': No drama cruel da HBO sobre uma família de bilionários da mídia, ser rico não é mais como costumava ser .
    • ‘The Underground Railroad’: A adaptação fascinante de Barry Jenkins do romance de Colson Whitehead é fabulística, mas corajosamente real.

Uma produtora mexicana ou outra latino-americana faria as coisas de maneira diferente? Talvez eles não usassem significantes culturais tão óbvios como os dançarinos astecas no Zócalo ou as gôndolas dos canais de Xochimilco para adicionar a cor local.

Mas eles provavelmente teriam sido muito bem versados ​​na linguagem internacional da docurealidade, que aqui inclui a mistura usual de pequenas celebridades da mídia, modelos de influenciadores, profissionais da vida noturna e diversos garotos ricos envolvidos em uma família T familiar de casais, pais e conflitos procriativos.

E todo mundo sabe como jogar. Quando Liz sacode figurativamente sua nova conhecida Chantal em uma conversa, sugerindo que o namorado de longa data de Chantal já deveria ter feito o pedido de casamento, Chantal calmamente retribui o favor em uma entrevista subsequente, oferecendo a ela o desejo sincero de que a pressão que Liz está colocando em seu noivo não termine em divórcio.

Essa troca poderia ter ocorrido em qualquer lugar do mundo, mas outros aspectos do Made in Mexico parecem mais culturalmente específicos (pelo menos para um telespectador americano). Estabelecer a boa fé da família é fundamental - vários ancestrais são considerados da realeza curda, o patriarca dos libaneses no México e um homem que mudou completamente o curso deste país. (O diálogo é principalmente em espanhol legendado.)

Os problemas específicos do mundo do Made in Mexico incluem a agonia de ser uma loira de olhos azuis em um ambiente predominantemente moreno. Quando dois deles se reúnem para lamentar, é difícil dizer o que é mais engraçado: a declaração Levei sólidos oito meses até ficar feliz aqui ou a resposta, Uau, já faz muito tempo.

O elenco que realiza os enredos do programa - além dos brunches habituais para conhecer você e maratonas de bares, os episódios de abertura incluem um encontro às cegas em um batismo e dois irmãos se engajando em licitações em um leilão de caridade - é surpreendentemente atraente e surpreendentemente cativante, mesmo quando as coisas ficam maliciosas. Até agora, a estrela emergente parece ser Columba Diaz , um modelo dogmático e carismático que chama as pessoas pelo seu chauvinismo e classismo e dá um excelente olhar lateral.

E há um vilão, é claro: Hanna Jaff, com suas aulas de esgrima no quintal, sua parede de diplomas emoldurados e prêmios e seu nome na palestra TED que ela deu no Curdistão. Para manter o espírito do Made in Mexico, no entanto, ela não se transformou em um desenho animado - seu ego é igualado por sua dignidade e determinação. Não, não sou uma má hombre, diz ela em uma das poucas referências diretas às imprecações de Donald J. Trump contra os mexicanos, e também não sou uma má mulher.