Drama Stark que se encontra na vida real

Elizabeth Dozier, central, diretora da Christian Fenger Academy High School, com graduados na CNN

Vladimir V. Pozner, o apresentador de talk-show russo que mais de duas décadas atrás iniciou a Guerra Fria, está de volta à televisão americana, alertando os telespectadores da CNN para não acreditarem em tudo que ouvem sobre a Ucrânia na mídia americana.

Este é um momento tenso nas relações Leste-Oeste, o que deve ser bom para a CNN. As estrelas dessa rede de notícias a cabo - Wolf Blitzer, Jake Tapper, Anderson Cooper, Christiane Amanpour - e um exército de repórteres no local estão mais uma vez fornecendo orientação prática através de uma história complicada, em rápida mudança e assustadora. Até mesmo New Day, o programa matinal descontraído da CNN, está se sentando mais ereto: o co-apresentador Chris Cuomo deu a Pozner um momento difícil na terça-feira.

Agora provavelmente não é o melhor momento para a CNN mudar de assunto e apresentar duas séries de documentários, Chicagoland na quinta-feira e Histórias do corredor da morte no domingo.

Ambos são parte de uma reformulação da rede pelo mais novo chefe da CNN, Jeff Zucker, que quer fornecer programas para períodos de notícias ociosas, quando os espectadores relaxam e se afastam das cabeças falantes na CNN. (Algumas dessas cabeças estão rolando: a rede cancelou recentemente o talk show de Piers Morgan.)

O momento não é ideal, mas não é uma estratégia ruim. No ano passado, Blackfish, uma denúncia do SeaWorld e da orca que desmembrou um treinador em 2010, ganhou a CNN - e a edição - muita atenção, merecidamente. Mas essas últimas ofertas não são tão boas.

A melhor TV de 2021

A televisão este ano ofereceu engenhosidade, humor, desafio e esperança. Aqui estão alguns dos destaques selecionados pelos críticos de TV do The Times:

• 'Dentro': Escrito e filmado em uma única sala, a comédia especial de Bo Burnham, transmitida pela Netflix, vira os holofotes para a vida na internet em meio a uma pandemia.
    • ‘Dickinson’: O Apple TV + série é a história de origem de uma super-heroína literária que é muito sério sobre o assunto, mas não é sério sobre si mesmo.
    • 'Sucessão': No drama cruel da HBO sobre uma família de bilionários da mídia, ser rico não é mais como costumava ser.
    • ‘The Underground Railroad’: A adaptação fascinante de Barry Jenkins do romance de Colson Whitehead é fabulístico, mas corajosamente real .

Chicagoland, que é contada em oito episódios, parece em promos quase como o drama da NBC Chicago P.D. É um olhar artisticamente cinematográfico da vida real sobre a violência das gangues e a crise das escolas públicas naquela cidade. O problema é sério: em uma reunião, uma administradora de escola pública surpreendeu seus colegas ao anunciar, Bata na madeira, não tivemos nenhum aluno baleado esta semana. Ela adiciona uma nota de advertência: ainda é quinta-feira.

O tópico é louvável e existem alguns personagens atraentes, incluindo Elizabeth Dozier , um enérgico diretor de uma escola em risco. Mas o prefeito Rahm Emanuel continua no centro das atenções. Quando ele sobe em um S.U.V., é mostrado em câmera lenta, como em Rocky.

Robert Redford é produtor executivo de ambos os programas. Chicagoland foi feita pelos mesmos cineastas por trás de Brick City, uma série de documentários sobre Newark e seu prefeito na época, Cory A. Booker, que foi exibida no Sundance Channel no início de 2009. O novo programa sobre outra cidade conturbada e seu líder parece mais como uma campanha publicitária do que um documentário.

As habilidades e nobres intenções de Emanuel são expostas, repetidamente, por um narrador de fala rude, Mark Konkol, um jornalista de Chicago, que diz que a visão do prefeito pode ser resumida em uma frase simples: construir uma Chicago melhor.

Death Row Stories também é uma série de oito episódios, feita por uma equipe diferente de produtores e estilisticamente bem diferente também. É um show de crimes reais semelhante aos de Investigation Discovery (Stalked: Someone’s Watching, Blood, Lies, & Alibis) com muitos dos truques bregas do gênero: música assustadora, encenações, portas batendo e molduras congeladas. A principal diferença é que o programa foca em pessoas condenadas injustamente à morte e a narradora é a atriz e ativista Susan Sarandon, que ganhou um Oscar pelo filme sobre pena capital, Dead Man Walking.

A CNN adquiriu esses programas; não os produziu. Mas pode ser que a rede seja por natureza tão âncora centrada que escolhe instintivamente projetos que impõem um narrador assertivo, mesmo em um documentário como Chicagoland, que seria mais poderoso se o material falasse por si.

A famosa voz da Sra. Sarandon, mais suave e persuasiva do que a maioria dos narradores de crimes verdadeiros, é um pouco mais útil. Sua participação lembra aos telespectadores que podem ficar confusos com as evidências de que o prisioneiro condenado não teve um julgamento justo.

A CNN é um serviço público que depende de classificações, e essa é uma ordem complicada. Observá-lo tentar se adaptar a um mercado em mudança pode ser doloroso, mas também reconfortante. É um pouco como assistir a um amado edifício histórico ser recarregado e seus quartos alugados para cobrir os custos operacionais.

A mudança é necessária e, em alguns casos, traz melhorias.