No 'underground', entregando justiça junto com o Escapist Entertainment

Aldis Hodge no subsolo.

No final da temporada de quarta-feira do WGN America’s Underground, o escravo fugitivo Noah (Aldis Hodge), faz um discurso emocionante sobre justiça. Eu quero ser contado, diz ele. São nossas mãos que construíram este país. É o nosso sangue que corre no seu coração. Nós continuamos batendo! Parece-me que isso me torna mais americano do que qualquer um de vocês.

As melhores VPNs para Netflix
CyberGhost VPNMelhor VPN Netflix
Política de não registro
Proteção Wi-Fi
Garantia de devolução de dinheiro

Temos uma garantia de reembolso de 45 dias, para que você tenha tempo suficiente para testar os aplicativos e ver se eles são adequados para você.
Ver oferta
Surfshark VPNVPN mais barata
Dispositivos ilimitados
Melhor segurança
Melhor velocidade

A partir de apenas US $ 2,49 por mês, é uma opção premium fantástica que é incrivelmente simples de usar. O desbloqueio da Netflix dos EUA é sua especialidade no momento.
Ver oferta

É um discurso poderoso, e o Sr. Hodge é tipicamente magnético. Mas tão impressionante é o que ele está fazendo enquanto diz: brandindo um revólver em cada mão, ao estilo de Tarantino, segurando uma sala cheia de homens brancos enquanto ataca uma prisão de um oficial dos EUA para libertar um grupo de escravos. É uma declaração política inflamada, no meio de uma cena de ação radical.

Isso é subterrâneo. O show, recentemente renovado para uma segunda temporada, começou com um desafio: fazer um drama em série sobre uma atrocidade histórica que tanto faz justiça a ela quanto concorre com o entretenimento escapista.

Os americanos estão acostumados a ver a escravidão como um assunto importante para trabalhos pesados ​​(12 anos de escravo, amado). No final do mês, o canal History exibirá Roots, um remake da minissérie de 1977 que traçou a escravidão por meio de uma família, cujo episódio final atraiu uma audiência estimada em 100 milhões de pessoas.

O remake será transmitido simultaneamente em outras redes A&E, mas não atrairá nada parecido com essa audiência, porque nada atrai agora. O underground ganhou vida em um canal de nicho em uma era de nichos, uma série sobre um assunto monumental que foi ao ar em uma época em que a TV raramente fazia declarações monumentais. Ao criá-lo, Misha Green e Joe Pokaski tomaram uma decisão simples, mas em retrospecto engenhosa. Eles não fizeram uma declaração. Eles fizeram um programa de TV.

Underground segue o Macon Seven, um bando de escravos fugitivos da Geórgia, incluindo Noah e Rosalee (Jurnee Smollett-Bell). Não menospreza a enormidade da escravidão e posse de escravos. Mas também é um entretenimento - um drama de ação, um golpe sangrento com vilões odiosos e heróis in extremis.

Essa é uma escolha comercial inteligente para uma série que pode durar várias temporadas, mas também é uma filosofia: dá agência aos personagens, os torna atores em vez de simplesmente agirem. Mesmo os escravos que não fogem, em particular a mãe de Rosalee, Ernestine (Amirah Vann), fazem escolhas e agem, no caso dela protegendo sua família mantendo um relacionamento com o mestre de escravos, Tom (Reed Diamond).

O Underground fez muitas escolhas que o tornaram mais imediato, tornando-o menos grandioso. A trilha sonora, supervisionada por John Legend, incluía hip-hop contemporâneo, como Black Skinhead de Kanye West. A música fez uma declaração: isso foi naquela época e também é agora. Colocou-nos na ação, em vez de nos afastar dela.

Crédito...WGN America

O ritmo era rápido; O subterrâneo corria como se alguém o estivesse perseguindo. Matou personagens como uma série que não esperava ver seu segundo ano. Nem sempre funcionou; às vezes, o show se transformava totalmente em melodrama. Mas poderia diminuir de forma impressionante também, especialmente em Cradle - um dos melhores episódios da TV até agora neste ano - que pesquisou os efeitos corrosivos do sistema de escravidão humana em crianças, escravas e livres.

A renovação para uma segunda temporada foi uma boa notícia para os fãs, mas preocupante para quem investiu nesses personagens. Afinal, a série era em grande parte sobre um grupo de pessoas tentando escapar de um inferno vivo - um no qual, na realidade, pessoas nasceram e morreram por gerações. Dadas as necessidades da série de televisão, será que o Underground provocaria os Macon Seven com liberdade, enquanto encontrava maneiras de prejudicá-los continuamente, como um Walking Dead antes da guerra?

Em vez disso, o final viu Rosalee chegar à liberdade e retornar, de boa vontade, com os abolicionistas. (Como ela disse a Noah no início do episódio: Nenhum de nós está livre até que todos estejamos livres.)

A cena final aponta para a direção da segunda temporada e consegue uma oportunidade de sorte, com Rosalee sendo ajudada a sair da carroça em que foi arrumada por Harriet - como em Tubman. (Ela é interpretada aqui por Kesha Bullard Lewis; de acordo com WGN, o papel ainda não foi definitivamente escalado para a segunda temporada, na qual ela terá um papel significativo.)

Retroiluminado pelo sol, içando um rifle contra o ombro, Tubman parece apropriadamente icônico para alguém que está prestes a ser homenageado com a nota de $ 20. Por mais significativo que seja para o departamento do tesouro colocá-la na conta principal do capitalismo, o dinheiro é estático. É tão emocionante - e essencialmente americano - uma homenagem ao Underground imaginá-la como um herói de ação do horário nobre.