Recapitulação do episódio 9 da 5ª temporada de ‘Homeland’: Vai ser tudo bem.

Mark Ivanir e Miranda Otto em Homeland.

Esta recapitulação contém spoilers do episódio de Homeland de domingo.

Saul para Carrie: Venha aqui.

Ivan para Allison: Sh-sh-sh. Você está tremendo. Tudo bem.

Eu realmente poderia usar um desses abraços. Você não poderia?

Acho que é justo supor que estamos todos em um lugar bastante sombrio agora, nossa ressaca de peru e tristeza de fim-de-semana-fim-de-semana não fermentada pela visão de nosso amado Peter Quinn em uma câmara de gás , sufocando, convulsionando, espumando pela boca e amaldiçoado com muito conhecimento dos horrores adicionais (asfixia, liberação de bexiga e intestino) que viriam.

Então, vamos tentar nos acalmar. Respire fundo como Allison e pense no antídoto injetável do sarin, administrado sub-repticiamente a Quinn poucos minutos antes de seu gaseamento começar. E pense nas convenções reconfortantes da TV de heróis de ação: os tipos Jack Bauer, como Quinn, nunca morrem. Seus shows não sobreviveriam sem eles.

Sh-sh-sh. Vai ficar bem.

Pelo menos temos Saul de volta, paternal de novo, e aparentemente perdoando Carrie por ter se recusado a apoiar sua oferta pelo C.I.A. diretoria. É porque ele percebeu que não merecia isso?

Vou sentir sua falta, Allison, diz ele ao seu segundo melhor pupilo, que notavelmente não retribui o sentimento. Eu dormi por 10 anos. Você me acordou.

A melhor TV de 2021

A televisão este ano ofereceu engenhosidade, humor, desafio e esperança. Aqui estão alguns dos destaques selecionados pelos críticos de TV do The Times:

• 'Dentro': Escrito e filmado em uma única sala, a comédia especial de Bo Burnham, transmitida pela Netflix, chama a atenção para a vida na Internet em meio a uma pandemia .
    • ‘Dickinson’: O A série Apple TV + é a história da origem de uma super-heroína literária que é muito séria sobre seu assunto, mas não é séria sobre si mesma.
    • 'Sucessão': No drama cruel da HBO sobre uma família de bilionários da mídia, ser rico não é mais como costumava ser .
    • ‘The Underground Railroad’: A adaptação fascinante de Barry Jenkins do romance de Colson Whitehead é fabulística, mas corajosamente real.

Suspeita-se que o despertar não foi sexual. A angústia de Saul com o contraste entre o ardor de Allison para com seu amante do fundo de hedge e o desinteresse velado pela cama com ele é doloroso de assistir. E o momento de sua declaração, parte de um jogo duplo que o levará a colocar um dispositivo de rastreamento em sua bolsa, me faz pensar se é a perfídia de Allison - e sua consciência de quão cego e embotado ele tem sido - que despertou ele para o seu melhor eu.

Crédito...Stephan Rabold / Showtime

Vamos passar para Allison. Você pode muito bem odiar o chefe da estação de Berlim venal - embora eu ainda não consiga fazê-lo -, mas você tem que amar a arte com que ela foi retratada. A ironia distorcida por trás do desdém com que ela pergunta a Saul: Você percebe como isso o faz parecer culpado? depois que ele foge do C.I.A. e simula sua deserção para Israel. Sua dança maravilhosa com Ivan, que se transforma, brevemente, em histeria mútua antes de girar e girar com uma bofetada e uma agarrada no queixo, em uma calma afiada e centralizada.

Ivan. Pare. Pense, Allison diz, e o homem que, alguns segundos antes, estava se debatendo em sua camisa apertada demais, socando a parede, possivelmente amassando sua agora notável aliança de casamento e perdendo o domínio da língua inglesa de repente se recompõe .

(Vamos fazer uma pausa para curtir aquele deslize de linguagem fora do personagem. Você foi enganado, Ivan diz, tendo estragado a pronúncia de queimado anteriormente, forçando Allison a interromper o fluxo da ação para perguntar: O quê?)

Mas com que maestria ela então interpreta Saul e Dar, reformulando as imagens e sons testemunhados por uma sala de agentes de forma tão convincente que seus chefes altamente experientes perdem o controle do jogo.

Ora, eu até descobri minhas próprias certezas escorregando, me perguntando por um momento se era possível que Ivan fosse, de fato, o agente de Allison - e temo que Carrie também vacile, a julgar pelo pequeno tremor no lábio inferior que a dominou justo no momento em que Saul ordenou a prisão de Allison.

Saul não era o único que não queria ser convencido da culpa de Allison. Não por um tiro longo.

Talvez você possa viver.

Estas são palavras para nos agarrarmos esta semana, enquanto cruzamos nossos dedos com força nos dias cada vez mais escuros e esperamos que Quinn ressuscite dos quase-mortos, mais forte e furioso do que nunca. Meu palpite é que, mesmo se ele sobreviver (e ele sobreviverá! Ele sobreviverá!), Suas agonias farão um poderoso vídeo de propaganda, desencadeando uma reação em cadeia geopolítica que nos dará força total durante os episódios restantes desta temporada, e, talvez, até mesmo - como o sequestro de Saul e eventual cumplicidade no acordo de Dar Adal com Haissam Haqqani - armou o drama para a próxima temporada. Se o vídeo for divulgado, sem dúvida adicionará outra fagulha às tensões competitivas sutilmente fervilhantes entre Astrid e Carrie.

Eu, por exemplo, mal posso esperar.