Crítica: Al Pacino Stars em ‘Paterno’, da HBO, a Tragedy Without a Hero

Em Paterno, da HBO, Al Pacino joga contra Joe Paterno, o famoso treinador de futebol da Penn State cuja carreira e reputação foram destruídas por um escândalo de abuso sexual envolvendo um treinador assistente.
Paterno
Escolha do crítico do NYT

HBO’s Paternal é um filme sobre um escândalo de abuso sexual na vida real em que o agressor e o abusado são relegados a papéis coadjuvantes. Um repórter obstinado (Riley Keough) e uma vítima corajosa (Benjamin Cook) conseguem um pouco de tempo na tela para ajudar a preencher o registro histórico, mas não estão no centro da história. Jerry Sandusky, o perpetrador, é relegado a uma participação especial.

Os escritores, Debora Cahn e John C. Richards, e o diretor, Barry Levinson, focam em Joe Paterno, o amado treinador do time de futebol da Penn State que congelou nos faróis e foi atropelado pela história. Há muito clamor e barulho em Paterno, que tem sua estreia no sábado, mas no fundo é um filme sobre a falta de ação - sobre coisas que não foram feitas.

O filme rigidamente construído - com 1 hora e 40 minutos, é uma peça de câmara pelos padrões atuais da televisão - é ambientado durante duas semanas em 2011, antes e depois da acusação de Sandusky, o ex-técnico assistente de futebol da Penn State, por 52 acusações de abuso sexual de menores. Paterno, cuja carreira épica terminou quando ele foi demitido poucos dias após o anúncio da acusação, está dentro de um M.R.I. máquina (ele morreu de câncer de pulmão em janeiro de 2012), e observamos eventos recentes e mais distantes conforme ele os relembra.

A melhor TV de 2021

A televisão este ano ofereceu engenhosidade, humor, desafio e esperança. Aqui estão alguns dos destaques selecionados pelos críticos de TV do The Times:

• 'Dentro': Escrito e filmado em uma única sala, a comédia especial de Bo Burnham, transmitida pela Netflix, vira os holofotes para a vida na internet em meio a uma pandemia.
    • ‘Dickinson’: O Apple TV + série é a história de origem de uma super-heroína literária que é muito sério sobre o assunto, mas não é sério sobre si mesmo.
    • 'Sucessão': No drama cruel da HBO sobre uma família de bilionários da mídia, ser rico não é mais como costumava ser.
    • ‘The Underground Railroad’: A adaptação fascinante de Barry Jenkins do romance de Colson Whitehead é fabulístico, mas corajosamente real .

Al Pacino interpreta Paterno e, de acordo com a concepção do filme, ele apresenta uma atuação contida e contida. Seu Paterno ainda é inteligente e possuidor dos instintos rápidos e pragmáticos de um líder de 84, mas ele é vazio: sua vida é construída em torno de uma ética de trabalho, e seu fracasso fatal em seguir relatórios dos crimes de Sandusky não é sobre corrupção ou cumplicidade, trata-se de obstinação. Ele simplesmente não se deixa distrair do futebol.

Muitas pessoas em Paterno têm motivos para ignorar o que está acontecendo, e o filme usa as reações à acusação de Sandusky para representar anos de recusa em olhar. Você leu isso? é uma pergunta constante e a resposta geralmente é não. Paterno adia até que a discórdia em sua própria família e a força incômoda de suas memórias o levem a começar a ler.

A imagem de Paterno no filme é, se não simpática, certamente cheia de nuances. Suas percepções e reações aos eventos são frequentemente mais inteligentes e generosas do que as das pessoas ao seu redor, que se preocupam apenas em protegê-lo e à escola. (Kathy Baker é excelente como esposa de Paterno, Sue.) Mas seu único quadro de referência é o futebol, e mesmo assim sua visão é restrita - no esquema do filme, os jogadores da Penn State estão tanto em segundo plano quanto as crianças que Sandusky abusou. Paterno fala um bom jogo sobre educação e formação de vidas jovens, mas sua principal preocupação é seu próprio profissionalismo. Eu tinha um trabalho a fazer, ele chora. Eu estava trabalhando.

O Sr. Levinson expõe isso com considerável habilidade e energia, mas ele não é totalmente bem-sucedido em transformá-lo em drama. Há tensão em torno da pergunta sobre o que exatamente Paterno sabia e quando ele sabia, e uma reviravolta na história fornece o que parecem ser algumas respostas, mas parecem estar presentes.

Superficialmente, Paterno se encaixa com os personagens que Pacino interpretou recentemente em The Humbling, também dirigido por Levinson, e Manglehorn de David Gordon Green, homens mais velhos enérgicos lidando com as chances e habilidades perdidas. Esses filmes subestimados - The Humbling mal foi lançado - representaram um renascimento do fim da carreira para Pacino, que foi ótimo em ambos, e em Paterno ele é igualmente discreto e atencioso.

Seu retrato não é tão poderoso ou comovente, porém, e de certa forma esse é o enigma de Paterno - é uma tragédia sem um herói trágico. Para que a queda de Paterno fosse trágica, teria que vir de uma altura maior do que meramente vencer 409 jogos de futebol universitário.