Comentário: Formigas alienígenas se tornam insiders de Washington em ‘BrainDead’

Mary Elizabeth Winstead estrela BrainDead, uma comédia de ficção científica com uma pitada de sátira política, na CBS.

Eleições momentosas geram questões importantes. Em 2016, a pergunta é clara: o que se passou na cabeça das pessoas?

Morte cerebral , que começa na CBS segunda-feira, tem uma teoria: bugs. Especificamente, insetos semelhantes a formigas que apareceram em Washington após a queda de um meteoro e rastejaram nos ouvidos de políticos e seus funcionários, tornando-os - bem, eles mesmos, mas mais desagradáveis.

BrainDead é um experimento de verão divertido, com um charme maluco de não consigo acreditar que isso pegou na CBS. É ficção científica, é comédia, é comentário político. Mas também é tão sutil quanto uma colônia de formigas alojada em seu crânio.

Nosso guia de campo para nossos novos senhores de insetos é Laurel Healy (Mary Elizabeth Winstead), que nasceu em uma dinastia política, mas preferia filmar documentários sobre coros melanésios.

Sem dinheiro, Laurel muda-se de Los Angeles para trabalhar como assessora de seu irmão, Luke (Danny Pino), um senador democrata, em meio a uma iminente paralisação do governo. Quando ela percebe que muitos de seus novos associados estão agindo estranhamente - as personalidades mudam, a cabeça ocasional explode - ela se encontra na trilha dos agonistas formigas rastejantes.

A melhor TV de 2021

A televisão este ano ofereceu engenhosidade, humor, desafio e esperança. Aqui estão alguns dos destaques selecionados pelos críticos de TV do The Times:

• 'Dentro': Escrito e filmado em uma única sala, a comédia especial de Bo Burnham, transmitida pela Netflix, chama a atenção para a vida na Internet em meio a uma pandemia .
    • ‘Dickinson’: O A série Apple TV + é a história da origem de uma super-heroína literária que é muito séria sobre seu assunto, mas não é séria sobre si mesma.
    • 'Sucessão': No drama cruel da HBO sobre uma família de bilionários da mídia, ser rico não é mais como costumava ser .
    • ‘The Underground Railroad’: A adaptação fascinante de Barry Jenkins do romance de Colson Whitehead é fabulística, mas corajosamente real.

O filme Invasão dos Ladrões de Corpos, de 1956, usou uma premissa comparável - invasores alienígenas substituem humanos por réplicas sem emoção - como uma alegoria do pensamento de grupo da era da Guerra Fria. Em BrainDead, o mal é o tribalismo, as forças que fazem os lados políticos marcharem em sincronia como boas formigas soldado.

Aqui, os insetos atuam tornando suas vítimas mais radicais. Os conservadores estão cada vez mais determinados a dizimar o governo federal. Os liberais se veem citando roboticamente estatísticas sobre as maravilhas da Escandinávia.

BrainDead é a ideia de Robert e Michelle King , os criadores de The Good Wife (de quem aparecem Zach Grenier, Nikki M. James e Megan Hilty). Esse drama jurídico começou com um escândalo político e foi embalado com comentários sutis sobre os eventos atuais.

Os fãs de Good Wife reconhecerão sua peculiaridade atraente aqui. Os insetos e seus hospedeiros, por exemplo, estão loucos pelo sucesso de 1984 pelos Carros, Você Pode Pensar. (Sim, os percevejos têm um verme.) Os episódios posteriores - a CBS apresentou três no total - começam com musicais anteriormente em segmentos do roqueiro folk excêntrico Jonathan Coulton.

A série tem um dom para os detalhes idiotas da vida profissional de Washington, como quando Laurel e seu homólogo republicano Gareth (Aaron Tveit) dançam a overbite de homem e mulher branco em um jantar chamado Tax Prom ( uma coisa real ) Durante todo o jogo, BrainDead tem a vibração de um aluno pateta de um programa de rádio público particularmente picante.

As outras partes desse mash-up são mais fracas. A plotagem de ficção científica é superficial. A Sra. Winstead é charmosa, mas Laurel é concebida principalmente como uma substituta do público, ali para rolar os olhos para nós nos egos em Washington. (A cidade é descrita, em um não tão original gracejo, como Hollywood, mas com pessoas mais feias.) Os pols, como o rude senador republicano de Tony Shalhoub, são personagens planos mesmo antes de começarem a sofrer de bugs cerebrais.

A sátira se resume a É hora de aqueles políticos de Beltway pararem de brigar e começarem a trabalhar para nós, uma ideia com todo o calor de uma vaga de serviço público de um think tank centrista. É contundente, mas genérico.

Ao mesmo tempo, o programa pretende ser específico e atual, editando em clipes de notícias da campanha atual. E, claro, a metáfora de arrebatar cérebros certamente soa verdadeira quando vimos, na vida real, um político que uma vez alertou que Donald J. Trump não poderia ser confiável com os códigos nucleares agora estoicamente apoiando-o para presidente.

Mas a alegoria parece limitada e fácil. Afinal, o extremismo em nossa política não vem apenas da capital. Está nos apoiadores e manifestantes atacando uns aos outros nos comícios. Está no vitríolo da hashtag e queima de nossas câmaras de eco de mídia social. Encontramos o animus e somos nós.

Às vezes, BrainDead sugere esse contexto maior. No fundo das cenas, as notícias são veiculadas quase inteiramente em dois canais fictícios a cabo, um dos quais atribui todos os problemas aos democratas, o outro aos republicanos. É um pequeno, mas inteligente, lembrete dos vastos sistemas que nosso mundo de fatos científicos já tem para colocar um bug partidário em seu ouvido.