Resenha: Um advogado penitenciário (formado em direito) na ABC’s ‘For Life’

Inspirado por uma história da vida real, a nova série é uma abordagem mais sutil do que o normal sobre o drama da família-prisão-mistério-legal.

Nicholas Pinnock estrela como um presidiário injustamente condenado que se tornou advogado no For Life, começando na terça-feira na ABC.

Para a vida, o novo drama ABC sobre um presidiário do Bronx condenado à prisão perpétua que se torna advogado, pertence ao gênero pequeno, mas cada vez mais relevante, da história do encarceramento injusto, juntando-se a obras como o filme Just Mercy e o documentário Netflix de Ava Duvernay, 13º.

Como uma série dramática focada em uma questão particular de justiça social, com referência específica à raça, está em sintonia com os tempos - tais programas são comuns na TV a cabo e streaming - mas ainda uma raridade nas redes de televisão. Pode ser por isso que está chegando em fevereiro (13 episódios começando na terça-feira), longe de Estreias de outono mais proeminentes da ABC , os dramas pipoca Emergence and Stumptown. (Isso lembra a exibição da Fox na primavera do drama policial Shots Fired in 2017.)

Portanto, a estreia de For Life serve como um pequeno marcador em uma conversa nacional em evolução. Mas também é uma indicação - e isso é mais interessante, do ponto de vista do crítico - de que o ABC está mantendo seu papel atual. A aventura de ficção científica Emergence e o drama do detetive particular Stumptown surgiram, junto com Evil da CBS, como os programas mais divertidos e emocionalmente envolventes que as 5 grandes redes lançaram no outono passado. E For Life também parece promissor, embora os críticos tenham recebido apenas três episódios para continuar.

A melhor TV de 2021

A televisão este ano ofereceu engenhosidade, humor, desafio e esperança. Aqui estão alguns dos destaques selecionados pelos críticos de TV do The Times:

• 'Dentro': Escrito e filmado em uma única sala, a comédia especial de Bo Burnham, transmitida pela Netflix, chama a atenção para a vida na Internet em meio a uma pandemia .
    • ‘Dickinson’: O A série Apple TV + é a história da origem de uma super-heroína literária que é muito séria sobre seu assunto, mas não é séria sobre si mesma.
    • 'Sucessão': No drama cruel da HBO sobre uma família de bilionários da mídia, ser rico não é mais como costumava ser .
    • ‘The Underground Railroad’: A adaptação fascinante de Barry Jenkins do romance de Colson Whitehead é fabulística, mas corajosamente real.

Melhor do que a média da rede tem sido a palavra de ordem do criador do programa, Hank Steinberg, cujas séries anteriores foram The Nine, Without a Trace e The Last Ship. Eles jogaram variações incomuns nas fórmulas de crime e combate, e sua inventividade sempre foi notável, senão sempre bem-sucedida. (Um dos produtores executivos do programa é Curtis Jackson, mais conhecido como 50 Cent, que também é produtor da série Power do Starz.)

Em For Life, que é vagamente inspirado na história de um ex-presidiário de Nova Jersey, Isaac Wright Jr., Steinberg não se esquiva das imagens e situações familiares da história da prisão. Recebemos os telefonemas apressados, os olhares fixos no quintal, as conversas tensas e apertadas na sala de visitas.

Eles são tratados com moderação e delicadeza, no entanto. E os grandes momentos de inspiração e melodrama - as vitórias no tribunal e as reaproximações familiares que são inevitáveis ​​nesta história, desta fonte - também são mais sutis do que o normal da rede. (É notável, também, que Steinberg escolheu iniciar a ação depois que o personagem central, Aaron Wallace, já havia passado anos obtendo seu diploma de direito e ganhando o direito de defender outros prisioneiros no tribunal, renunciando a toda aquela pungência pré-fabricada.)

Algumas dessas nuances devem-se a Steinberg, que escreveu os três primeiros episódios, e à direção certeira de George Tillman Jr. e Russell Fine. Mas muito disso tem a ver com o elenco, começando com o desempenho constante e medido de Nicholas Pinnock como Wallace, que está condenado a nove anos de prisão perpétua depois de ser incriminado por um crime de drogas.

Tão bom ou melhor em um papel menor é outra excelente artista britânica, Indira Varma, que interpreta Safiya Masry, a guardiã iluminada da prisão onde Wallace está alojado. Masry é aliado de Wallace, mas sua estratégia dupla, na qual ele usa os casos de outros prisioneiros como parte de uma campanha de longo prazo para se libertar, muitas vezes ameaça a própria posição dela. Sem qualquer histrionismo ou postura, Varma acerta a mistura do personagem de idealismo e realpolitik, compaixão e apreensão.

Uma coisa interessante sobre For Life, neste estágio inicial, é como ela leva uma história baseada em raça - Wallace, um afro-americano, é atropelado por um promotor distrital branco, Glen Maskins (Boris McGiver, cuja habilidade de combinar ameaça e condescendência é perfeitamente usado) - e, em seguida, cruza-o. A necessidade de Wallace de cooperar e coexistir com representantes da prisão e dos sistemas jurídicos o coloca em situações precárias e revela como a lealdade pode ser mais profunda em linhas institucionais do que raciais.

A coisa mais interessante, porém, tanto em termos dramáticos quanto temáticos, é a disposição de Wallace de dobrar e quebrar as regras para fazer avançar sua agenda - de suas escolhas de quais causas dos presos adotar, mentir e fabricar evidências. Steinberg é calculista da mesma forma: ele inicialmente nos choca com o quão longe Wallace, o modelo do programa, está disposto a ir, antes de esboçar como um sistema empilhado alimenta os sentimentos de desespero e justificativa de Wallace.

O espectador está do lado de Wallace, é claro, mas até agora o programa não tenta nos dizer como devemos nos sentir sobre suas táticas, e essa é uma estratégia vencedora.