‘Secret Space Escapes’ reencena perto de desastres em missões anteriores

A Estação Espacial Internacional e o astronauta Scott Parazynski.

Todos nós estamos familiarizados com os piores momentos das naves espaciais da América, aqueles que tiveram uma virada desastrosa e fatal. Mas menos conhecidas são as quase-tudo, as dificuldades enfrentadas pelos astronautas que podem ter sido catastróficas.

Esses são o foco de Escapadas do Espaço Secreto, uma série que começa na noite de terça-feira, 10 de novembro, às 10 de Science Channel . O primeiro segmento é sobre a experiência assustadora de Jerry M. Linenger na estação espacial Mir em 1997: em 24 de fevereiro, um cilindro de oxigênio com defeito começou a disparar.

Então, o primeiro respirador que o Dr. Linenger amarrou não funcionou. Ele começou, ele conta, tateando meu caminho ao longo da antepara, tentando localizar um segundo respirador que, para ser honesto com você, eu não tinha certeza se estava lá.

O programa reencena o incidente de forma bastante dolorosa, mas as coisas funcionaram bem. Dr. Linenger ficou em Mir por mais três meses, retornando com segurança à Terra no final de maio.