Ela está deprimida. Ela gosta disso.

Frances McDormand em Olive Kitteridge, começando no domingo na HBO.

O primeiro vislumbre da heroína da minissérie Olive Kitteridge é em suas panturrilhas: grossas e manchadas sobre sapatos rasos e gastos, caminhando lenta e decididamente por entre as folhas caídas.

O que acontece logo depois que essas pernas param é surpreendente, embora não esteja realmente no livro original de Elizabeth Strout. Mas esta adaptação da HBO de seu romance vencedor do Prêmio Pulitzer com o mesmo título é tão respeitoso e graciosamente feito que grandes invenções e pequenas omissões não se destacam ou desapontam.

Olive Kitteridge, dirigido por Lisa Cholodenko, é um tesouro raro, um retrato moderado e discreto de um casamento que encontra poesia nos cenários e circunstâncias mais prosaicos: cidadãos rígidos e impassíveis de uma pequena cidade insular no litoral do Maine. Não há glamour e pouco romance, mas há um mistério minucioso nas vidas mais comuns e embotadas.

O slogan do programa é Não existe vida simples, e ele faz jus a isso dividindo a série em quatro partes, mostradas duas de cada vez no domingo e na segunda-feira. E quatro horas ainda não cobrem toda a história, que se estende por 25 anos e foi realmente um novelo de contos espalhados em torno da personagem-título, Olive.

Frances McDormand (Fargo) não se encaixa na descrição física de Olive, que no livro é alta e robusta, mas esta atriz, seja interpretando Olive como uma severa e rabugenta professora de matemática e esposa cáustica, ou, mais tarde, como uma crítica avó e cáustica solitária, consegue transmitir um certo volume que pode ser um peso extra, ou talvez apenas o peso do coração da heroína.

A melhor TV de 2021

A televisão este ano ofereceu engenhosidade, humor, desafio e esperança. Aqui estão alguns dos destaques selecionados pelos críticos de TV do The Times:

• 'Dentro': Escrito e filmado em uma única sala, a comédia especial de Bo Burnham, transmitida pela Netflix, chama a atenção para a vida na Internet em meio a uma pandemia .
    • ‘Dickinson’: O A série Apple TV + é a história da origem de uma super-heroína literária que é muito séria sobre seu assunto, mas não é séria sobre si mesma.
    • 'Sucessão': No drama cruel da HBO sobre uma família de bilionários da mídia, ser rico não é mais como costumava ser .
    • ‘The Underground Railroad’: A adaptação fascinante de Barry Jenkins do romance de Colson Whitehead é fabulística, mas corajosamente real.

Leva tempo para ver o que está comendo em Olive - e causando seus súbitos lampejos de raiva gelada - mas está bem claro desde o início que ela não está na praia. Muitos programas focalizam mulheres que são heroínas improváveis; Olive é uma heroína improvável que no início é quase comicamente desagradável.

Seu marido, Henry (Richard Jenkins), um farmacêutico, é brando, complacente e gentil, o tipo de homem que compra para sua esposa uma caixa de chocolates em forma de coração no Dia dos Namorados e não vacila quando ela se recusa a olhar no seu direção. Quando mais tarde ele encontra seu cartão de amor no lixo, ele expressa consternação por ela não querer mantê-lo. Já li, ela responde laconicamente.

Antevisão das Artes de Outono - Times 100

Como vadear através da onda de cultura que vem em sua direção nesta temporada? Aqui está um guia para 100 eventos que nos deixaram especialmente animados, em ordem de aparecimento.

Eles têm um filho, Christopher (Devin McKenzie Druid), que lamenta o casamento tenso e pontiagudo de seus pais. Henry, doce e conciliador, é o pai mais fácil de gostar, mas quando adolescente, Christopher ocasionalmente dá um sorriso cúmplice nas piadas mais cruéis de sua mãe.

Olive é inteligente e tem senso de humor, mas a raiva e um desdém selvagem por pessoas estúpidas, ou idiotas e babacas, como ela chama a maioria deles, disfarçam seu humor.

Ela diz que a depressão está presente em sua família. Feliz por ter isso, diz ela. Combina com ser inteligente.

E as poucas pessoas que Olive respeita compartilham sua tristeza interior, incluindo Jack Kennison, um viúvo solitário interpretado por Bill Murray. Olive costuma ser horrível com o marido, mas Henry é bom para todos, e ele é especialmente generoso com pessoas doces e ingênuas como ele. Ele tem um brilho especial por Denise (Zoe Kazan), uma jovem simples, tímida, mas ansiosa, que ele contrata como balconista na farmácia. O que ele vê como sua boa natureza infantil é tão tônica em comparação com Olive que ele ri impotente até mesmo de suas historinhas mais idiotas.

Olive também é uma salvadora, mas de uma forma muito diferente, que combina com um terreno onde o inverno é sombrio e até a primavera tem alguma dureza em sua floração. A cinematografia segue as pistas do romance: Quando a neve derreteu, os rododendros gritaram suas cabeças vermelhas para o mundo.

Olive pode ser espetacularmente rude (ela come amendoim durante a cerimônia de casamento de seu filho), mas ela é especialmente voltada para pessoas inteligentes e danificadas. Quando Kevin (Cory Michael Smith), um ex-aluno de matemática cuja mãe era mentalmente doente, retorna à cidade como um perigo claro e presente para si mesmo, Olive sozinha vê sua angústia e faz algo a respeito.

É um resgate heróico que passa despercebido e não anunciado, e ainda mais vitorioso por causa disso.

Coisas ruins acontecem com Olive quando ela tenta se ajudar. Mas quando ela ajuda os outros, mesmo sem querer, as coisas melhoram. Mesmo no seu melhor, porém, não há muito charme em seus modos, como quando ela vem em auxílio de um homem que desmaia em uma trilha no bosque. Ela fica parada sobre ele como se ele fosse uma mala abandonada. Você está morto? ela diz.

Ele não é. Ele só queria que fosse, e essa é a base de vida no mundo de Olive.