Por que Jerry West não queria draftar Magic Johnson no Lakers?

Crédito da imagem: Warrick Page/HBO

' Tempo de vitória: A ascensão da dinastia Lakers ' segue o Los Angeles Lakers enquanto eles entram em uma nova era sob a propriedade do empresário Jerry Buss . Entre os primeiros atos de Buss como o novo proprietário do LA Lakers, está o pin para a equipe da NBA selecionar o jogador novato Earvin Magic Johnson usando sua primeira escolha. No entanto, nem todos estão de acordo com a decisão.

O técnico Jerry West é um dos maiores opositores da ideia de convocar Johnson para os Lakers. Como a série se baseia na realidade, os espectadores devem estar curiosos para saber se a situação tem precedência histórica e por que West não queria convocar Johnson. Aqui está o que sabemos a esse respeito! SPOILERS À FRENTE!

Por que Jerry West não quis draftar Magic Johnson?

Em ‘Winning Time’, quando Jerry Buss assume o LA Lakers, o Draft da NBA para a temporada 1979-80 está chegando. O novato mais popular, Larry Bird , já assinou com o rival do LA Lakers, o Boston Celtics. Como resultado, Buss muda seu foco na contratação de Magic Johnson , que recentemente venceu o campeonato estadual ao derrotar o time de Bird. Assim, Buss sente que Johnson é a melhor escolha e se tornará um jogador importante para os Lakers no futuro.

Crédito da imagem: Warrick Page/HBO

Buss trabalha com Jack Kent Cooke e tem Jonhson e seu pai voou para Los Angeles para discutir um possível contrato. No entanto, o técnico do LA Lakers e ex-jogador Jerry West está descontente com a decisão dos proprietários de perseguir Johnson e escolhê-lo como sua primeira escolha no próximo draft. West, em vez disso, sugere que o Lakers deve contratar Sidney Moncrief, um novato da Universidade de Arkansas.

West tem algumas razões para não querer draftar Magic Johnson. Uma das principais razões é a posição de Johnson. Johnson joga como armador, mas o time já tem um dos melhores armadores da liga na forma de Norma Nixon . Além disso, West está preocupado com a altura de Johnson ter um efeito negativo em seu desempenho como armador. West acredita que Johnson, que tem 1,90 m de altura, teria dificuldades como armador na NBA em ritmo acelerado, pois a bola levaria mais tempo para chegar às suas mãos.

Além disso, West não está convencido das habilidades de arremesso de Johnson na quadra. Assim, West prefere o atirador Moncrief. West também comenta que Johnson sorri demais. Embora a desaprovação de West ao draftar Johnson seja muito evidente na série, ela tem alguma precedência histórica. Conforme relatado no livro de Jeff Pearlman 'Showtime', o material de origem primária para o show , West preferiu Moncrief a Johson. No entanto, a série provavelmente exagerou a desaprovação para um efeito dramático.

Como a história teria, Johnson assinou pelo LA Lakers em um contrato no valor de US $ 500.000. Por outro lado, Moncrief acabaria no Milwaukee Bucks. Johnson provaria que West estava errado, já que sua altura se tornou um ativo importante para os Lakers na quadra. A parceria de Johnson com Kareem Abdul-Jabbar lançou o LA Lakers em sua agora renomada Era Showtime. Em sua temporada de estreia, Johnson ajudou a equipe a vencer o campeonato da NBA e ganhou vários prêmios individuais. West deixaria o cargo de treinador antes do início da temporada e assumiu um papel de front office, primeiro como olheiro e depois como gerente geral da equipe.