Um Romanov não fica muito feliz com 'The Romanoffs'

Marthe Keller e Ines Melab em The Romanoffs da Amazon, que foi criticado pela autodeclarada grã-duquesa Maria, descendente da realeza russa.

The Romanoffs, a nova série dramática da Amazon em que os personagens são descendentes da família real da Rússia, não recebeu as melhores críticas.

O que é mais frustrante sobre ‘The Romanoffs’ é que havia claramente o potencial para um show decente aqui, se pudesse ter derramado alguns quilos de gordura e recebido uma conversa séria, Rebecca Nicholson escreveu no The Guardian .

James Poniewozik, no The New York Times , chamou-o de uma série de criações ornamentadas, mas pesadas, um conjunto de ovos de avestruz Fabergé para estourar as prateleiras.

Mas uma das críticas mais severas veio de uma fonte improvável: os próprios Romanov (o nome pode ser escrito dos dois modos). Bem, de pelo menos um membro da Casa de Romanov: a autodeclarada grã-duquesa Maria da Rússia.

A duquesa é residente na Espanha e afirma ser a herdeira legítima da coroa que desapareceu da Rússia durante a Revolução Bolchevique. Ela é uma triseta do czar Alexandre II, que foi assassinado em 1881 e era avô de Nicolau II, o czar que foi morto, junto com sua esposa e cinco filhos, pelos bolcheviques em 1918.

A melhor TV de 2021

A televisão este ano ofereceu engenhosidade, humor, desafio e esperança. Aqui estão alguns dos destaques selecionados pelos críticos de TV do The Times:

• 'Dentro': Escrito e filmado em uma única sala, a comédia especial de Bo Burnham, transmitida pela Netflix, vira os holofotes para a vida na internet em meio a uma pandemia.
    • ‘Dickinson’: O Apple TV + série é a história de origem de uma super-heroína literária que é muito sério sobre o assunto, mas não é sério sobre si mesmo.
    • 'Sucessão': No drama cruel da HBO sobre uma família de bilionários da mídia, ser rico não é mais como costumava ser.
    • ‘The Underground Railroad’: A adaptação fascinante de Barry Jenkins do romance de Colson Whitehead é fabulístico, mas corajosamente real .

Na quarta-feira, a chancelaria da duquesa (ou seja, seu escritório) emitiu um comunicado à imprensa no show. A Chancelaria de Sua Alteza Imperial concorda com o consenso geral dos críticos, diz. Em seguida, ele cita o Resumo do site do Rotten Tomatoes de críticas, dizendo que o programa é fatalmente indulgente, pedindo o máximo de paciência do público sem um incentivo convincente.

[Ler Crítica de James Poniewozik dos Romanoffs.]

Os Romanoffs é um drama em que cada episódio do filme gira em torno de personagens que deveriam ser descendentes da realeza russa, mas que vivem hoje, como uma mulher idosa em Paris lutando para lidar com um cuidador muçulmano e um homem americano experimentando problemas conjugais.

O comunicado à imprensa da chancelaria dizia que os descendentes da coroa russa têm uma história fascinante pronta para a televisão. Mas o comunicado dizia que Matthew Weiner, o criador de The Romanoffs, desperdiçou a chance de apresentar essa história. Em vez disso, disse o comunicado, Weiner fez uma série de histórias fictícias árduas sobre assuntos banais sem consequência.

A chancelaria não teria emitido a liberação se os Romanoffs fossem simplesmente monótonos, a liberação continuou. A monotonia pode ser desagradável, mas raramente causa ofensa ou insulto, disse. Infelizmente, para grande descrédito do criador da série, ‘The Romanoffs’ consegue fazer as duas coisas.

O principal problema da duquesa parece ser os créditos de abertura do show. Estes retratam, de forma um tanto cômica, o assassinato do Czar Nicolau II e sua família. Ver o martírio da Família Imperial tratado como uma peça de entretenimento sangrento - especialmente no ano do 100º aniversário de sua morte - foi terrível, disse o comunicado.

Também criticou uma cena em um navio de cruzeiro onde anões fantasiados fingem ser o czar, sua família e Grigory Rasputin, o notório monge que os tornou amigos.

Certamente os padrões de decência ainda contam para alguma coisa na descrição de certos eventos e dos indivíduos envolvidos, disse o comunicado.

Não estava claro se os pontos de vista da duquesa são compartilhados por muitas outras pessoas que são - ou afirmam ser - descendentes dos Romanov.

Uma porta-voz da princesa Olga Romanoff, sobrinha-neta do czar Nicolau II que certa vez apareceu em um reality show na TV, disse em um e-mail que a princesa não tem nenhum comentário sobre a série Amazon - ela não a viu. Rostislav Romanov, um pintor britânico-russo e outro descendente, não respondeu a mensagens do Facebook ou um e-mail pedindo comentários.

O Sr. Weiner, que também criou a popular série Mad Men, se recusou a ser entrevistado sobre as críticas da duquesa. Mas seu comunicado real à imprensa não parece ter afetado o show: um novo episódio foi lançado na sexta-feira.